FN

Fuzileiros equipados com mísseis para a defesa antiaérea

O Batalhão de Controle Aerotático e Defesa Antiaérea, subordinado ao Comando da Divisão Anfíbia, está participando de ações de segurança e defesa durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. O Batalhão faz parte do núcleo de um Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais (GptOpFuzNav-DAAe) dedicado ao provimento de defesa antiaérea para a região do Complexo Olímpico da Barra da Tijuca, em especial ao Parque Olímpico, ao Riocentro e à Vila Olímpica, no Rio de Janeiro.

O Batalhão de Controle Aerotático e Defesa Antiaérea, equipado com mísseis MISTRAL com capacidade de uso diurno e noturno, vem sendo empregado para prover a defesa antiaérea dos locais de maior relevância relacionados aos grandes eventos sediados no Brasil, tais como o Estádio do Maracanã, durante a Copa do Mundo FIFA em 2014, e o Parque Olímpico e Vila Olímpica, durante as Olimpíadas em 2016. Nesse período de olimpíadas, o GptOpFuzNav-DAAe ficará subordinado operacionalmente ao Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA).

Além dos militares do Batalhão, o Grupamento Operativo conta com militares do Comando da Divisão Anfíbia, do Batalhão Logístico de Fuzileiros Navais, da Base de Fuzileiros Navais do Rio Meriti e da Unidade Médica Expedicionária da Marinha, totalizando cerca de 250 militares.

FONTE: MB

 

Leave a reply

 

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.