Sra Sabrina Evangelista Medeiros, professora Associada da Escola de Guerra Naval

A Saab do Brasil promoveu hoje pela manhã um Media Briefing no Rio de Janeiro, onde foram proferidas 2 palestras para a mídia especializada sobre o tema, “Marinhas regionais: cenário geopolítico e soluções possíveis”.

A primeira palestra foi feita pela Sra Sabrina Evangelista Medeiros, professora Associada da Escola de Guerra Naval, que contempla o Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos (PPGEM-EGN/MB). A professora Sabrina compartilhou com os presentes, suas experiências em cooperação internacional, cooperação para segurança e defesa, mecanismos de internacionalização e reputação, economia de defesa, simulações, processo decisório e cenários, adquiridas ao longo de sua passagem pelo Colégio Interamericano de Defesa (CID-IADC Inter-American Defense College – Faculty Member), da Organização dos Estados Americanos (OEA – OAS Organization of American States).

Nesta oportunidade ela abordou a importância do estreitamento das relações entre as Forças Armadas e a sociedade, esclarecendo que novos projetos de defesa poderão ser implementados com uma sociedade mais consciente da importância da Defesa Nacional ante nossas Linhas de Comunicação Marítimas, nossa Costa rica em minérios e o Pré-Sal.

Executivo da Saab, Alencar Leal proferindo palestra no Media Briefing

Na segunda palestra, o executivo da Saab do Brasil, Sr Alencar Leal, dissertou sobre os produtos da área naval da Saab, e das parcerias que a empresa possui com outras Marinhas, onde os produtos Saab se fazem presente.

Projeto de Corveta da Saab

A futura participação da Saab na concorrência para a construção da Corveta classe Tamandaré, foi outro ponto abordado, com o executivo confirmando o interesse da Saab Kockums se associar a um estaleiro brasileiro, e assim, seguindo o exemplo do caça Gripen NG, construir no Brasil não só essa classe de navios, mas outros que no futuro a Marinha do Brasil venha necessitar.