O nosso colaborador e amigo Carlos Lima, esteve na Base Aérea Conjunta Lewis/McChord, em Washington – EUA, para acompanhar o show aéreo McChord Air Expo 2012 e nos conta como foi esta experiência única.

No sábado o tempo não colaborou muito, melhorando somente no fim da tarde e no domingo, não foi diferente mas foi possível realizar algumas fotos bem interessantes do B-1B Lancer a baixa altura, com os seus pós combustores ligados.

O passado e o presente – The Heritage flight

É sempre gratificante ter a oportunidade de ver de perto esses pássaros voando juntos, um P-51D Mustang (Com duplo comando) e um F-16 Fighting Falcon voando em ala, proporcionou ao público uma grata visão.

Tanto o B-1B quanto o F-16 quebraram a barreira do som diversas vezes durante as suas exibições, sem causar prejuízos ou vidros quebrados, e o público, como é normal em eventos assim, delirava e gritava a cada passagem.

Quando o B-1B realizava a sua passagem baixa, com o pós-combustor ligado, fazendo o chão literalmente tremer, o locutor do show gritava: “Pessoal, esse é o som da LIBERDADE!!!!”, arrancando aplausos e saudações do público, tudo com muito bom humor e respeito, pois esse é o espírito do show em McChord, onde o público e militares se interagem muito bem.

Em McChord os militares respondem a todas as perguntas do público, mostrando os equipamentos do contribuinte e fazendo com que tenham orgulho de prestigiar as suas Forças Armadas.

The Thunderbirds – Um show a parte

Os Thunderbirds eram aguardados com muita ansiedade pelo público presente e, ao final do dia, decolaram e fizeram uma exibição maravilhosa com seus F-16. No início da exibição no sábado, o tempo não colaborou, com núvens muito baixas, mas na parte da tarde, o tempo melhorou muito, e o resultado pode ser observado nas fotos.

NOTA do EDITOR: Aguardem, na próxima matéria sobre a Base Aérea Conjunta Lewis/McChord, em Washington EUA, as fotos das aeronaves em exposição estática e com muitos detalhes interessantes.