Brazilian Visit GA

Da esq para dir: TC Sant'Ana Júnior, Sr. Paulo Ferro, 2º Sgt André, Cap Martins, Cap Loriato, TC Ohara, Cel. R1 Guerra (Powerpack), Sr. Christopher Dusseault e o Sr. João de Souza Dantas (Powerpack).

EspecialNos dias 14 e 15 de dezembro de 2015, a convite da General Atomics Aeronautical Systems Inc., uma comitiva de 05 militares do Comando de Aviação do Exército (CAvEx), visitou a sede da empresa em San Diego, CA, onde foram recebidos pelo Sr. Linden Blue, CEO, e pelo Sr. Frank Pace, Presidente da empresa.

Acompanharam a visita João de Souza Dantas e o Cel. R1 João Luiz de Negreiros Guerra, ambos executivos da Powerpack, representante da General Atomics no Brasil. Durante a visita os oficiais receberam uma detalhada apresentação sobre os Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas (SARP) da General Atomics e visitaram a linha de produção da família Predator® e Gray Eagle, empregados pelas Forças Armadas dos EUA e de outros países.

Além disso, foram transportados até uma base de testes da General Atomics em Castle Dome, AZ, onde puderam acompanhar o voo e a operação do Predator XP a partir de sua Estação de Controle de Solo. Também tiveram a oportunidade de verificar a infraestrutura de apoio necessária à operação nesse nível de complexidade dos SARP, bem como observar a sua manutenção.

As aplicações típicas previstas para emprego dos SARP no Exército estão, entre outras, relacionadas a comando e controle, obtenção de informações, vigilância da faixa de fronteira, proteção de estruturas estratégicas e ações interagências. De acordo com a doutrina do Exército, o CAvEx é o responsável pela capacitação dos operadores, pela condução das operações e pela gestão do apoio logístico de SARP enquadrados nas categorias 3 e superiores.

A operação de SARP mais complexos, com maiores alcance, autonomia e capacidade de carga, como é o caso dos Predator, é um encargo da Aviação do Exército. Em setembro de 2015, no Centro de Instrução de Aviação do Exército, a General Atomics proferiu uma palestra sobre o desenvolvimento e a aplicação de SARP, dirigida a operadores de diversas Organizações Militares e oficiais do CAvEx e do Comando de Operações Terrestres (COTer), além de engenheiros do Instituto de Estudos Avançados (IEAv) e do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) da Força Aérea Brasileira.

O Predator XP é a mais recente de uma extensa linha de SARP que leva o nome Predator, começando com o bem-sucedido Predator RQ-1, voado pela Força Aérea dos Estados Unidos pela primeira vez em 1995.

Desde então o Predator acumulou mais de 3,5 milhões de horas de voo, e foi apontado pela revista Air & Space Smithsonian como uma das dez aeronaves que mudaram o mundo. Oferecendo confiabilidade sem precedentes, a aeronave tem a maior taxa de prontidão operacional na Força Aérea dos Estados Unidos. Os SARP da família Predator são também operados pelas Forças Armadas Americanas, Homeland Security, NASA e várias Forças internacionais.

A General Atomics Aeronautical Systems, Inc. (GA-ASI), afiliada da General Atomics, é a fabricante líder de sistemas de aeronaves remotamente pilotadas, radares, e soluções relacionadas a sistemas de missão. A unidade Aircraft Systems é fabricante dos SARP Predator A, Predator B / MQ-9 Reaper®, Gray Eagle, Predator C Avenger®, e do novo Predator XP.

A empresa também fabrica uma variedade de Estações de Controle de Solo (GCS) digitais de última geração, e presta serviços de treinamento de pilotos, operadores e pessoal de apoio. A unidade de negócios Mission Systems, projeta, fabrica e integra o radar SAR multi-modo Lynx® e o software Claw® de análise de imagens e controle de payloads. A GA-ASI também integra sensores e equipamentos de comunicação em aeronaves tripuladas para missões de inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR), e desenvolve tecnologias emergentes em lasers de alta intensidade, sensores eletro-ópticos, e antenas com metamaterial.

Legenda completa da foto (da esquerda para a direita):
TC Bernardino Sant’Ana Júnior, Chefe da Seção de Logística do CAvEx
Sr. Paulo Ferro, International Strategic Development GA-ASI
2º Sgt André Luiz da Silva, mecânico de aeronaves e técnico em Ensaios em Voo
Cap Rodrigo Gouveia Martins, piloto de Ensaios em Voo do CAvEx
Cap Marcello Marques Loriato, instrutor de voo do CIAvEx
TC Marcio Mituro Ohara, adjunto da Seção de Projetos Especiais do CAvEx
Cel. R1 João Luiz de Negreiros Guerra, Powerpack Representações e Comércio Ltda
Sr. Christopher Dusseault, Director of Programs, Predator XP GA-ASI
Sr. João de Souza Dantas, Powerpack Representações e Comércio Ltda

 

Leave a reply

 

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.