© Estadão Conteúdo / Lisandra Paraguassu

© Estadão Conteúdo / Lisandra Paraguassude 

Por Isadora Peron

clippingO ministro da Defesa, Raul Jungmann, afirmou nesta sexta-feira, 30, que o governo espera retomar as negociações com os Estados Unidos sobre o uso da base de lançamento de foguetes de Alcântara, no Maranhão.

A declaração foi dada durante um evento no Palácio do Itamaraty, que busca aumentar a parceria comercial entre os dois países na área da defesa.

“Um exemplo dessa parceria seria a utilização da Base de Alcântara (pelos EUA). Nós queremos que ela seja retomada dentro de uma perspectiva soberana e um jogo de ganhar e ganhar (para os dois países)”, disse.

Segundo o ministro, o governo pretende mandar um novo projeto de lei ao Congresso para regularizar a utilização do local pelos americanos. Ele não deu detalhes sobre o que seria mudado em relação a lei em vigor, mas disse que o tema tem sido tratado sob a ótica “comercial”. “Evidentemente que se trata da utilização comercial da base, que tem vantagens geográficas frente a outras plataformas de lançamento”, disse.

Em 2013, a então presidente Dilma Rousseff ensaiou uma reaproximação com os EUA, mas as conversas bilaterais não avançaram. Na época, o governo afirmava que a hipótese de reservar áreas da base para uso exclusivo americano, como chegou a ser estabelecido no Tratado de Salvaguardas (TSA) assinado pelo governo Fernando Henrique Cardoso, em abril de 2000, nem sequer seria considerada.

Também presente no evento, a embaixadora dos Estados Unidos, Liliana Ayalde, afirmou que o país vai avaliar esta possibilidade, mas que o fato de os dois países terem retomado essa conversa é “muito importante”.

FONTE: Estadão

 

36 Comments

 

  1. 23/10/2016  17:54 by Matias Responder

    Quando será que eles vão aprender que não se deve confiar no governo americano.

  2. 05/10/2016  10:02 by HMS_TIRELESS Responder

    No mais, se os chineses oferecessem acordo semelhante ( e não custa lembrar que estão construindo uma base na Argentina repleta de restrições de acesso aos hermanos), estariam todos comemorando, afinal a a vassalagem dentro dos BRICS não apenas é tolerada como também estimulada...rs!

  3. 05/10/2016  9:40 by HMS_TIRELESS Responder

    Impressionante como a notícia fere os brios do nacionalismo mais pueril e primitivo que existe! E ainda há quem acuse "falta de amor próprio à direita", embora se esqueça do quão corrupta, incompetente e predatória é a esquerda. Aliás, quanto o programa espacial brasileiro progrediu após 13 anos de governo "cheio de amor próprio, nacionalista e altivo" das esquerda? Pensem nisso e depois respondam. Mas não demorem ou os quilombolas vão tomar posse de Alcântara......

  4. 05/10/2016  1:07 by Topol Responder

    Agora nosso programa espacial vai para o espaço ( com o perdão do trocadilho !)... é muita cara de pau mesmo, brasileiro tem memória curta, acabei de crer.

  5. 04/10/2016  15:14 by David Prince Responder

    E o Brasil infelizmente volta a ser apenas mais um peão na estratégia Americana,
    affs não consigo ver amor próprio na direita! mas isso logo vai mudar

  6. 04/10/2016  13:58 by Rick Responder

    Ah nossa...
    Bom mesmo são acordos com a China e com a Russia, pois são países super bonzinhos, muito preocupados conosco e em nos oferecer tudo de bom por uma pechincha e acordos que são só benefícios e pensam no bem estar global e na paz mundial.

  7. 04/10/2016  10:20 by FERNANDO REIS Responder

    Sr. Celso, tentemos, só a nivel de teste, pois a nossa é muito mais bem posicionada, só que bem menos equipada, alugarmos uma base de lançamento Norte Americana dentro dos EUA, com as mesmas restrições e locomocao de militares e civis exigidas por eles em relacao a Alcântara, para vermos a reação dos Yankes, não a nível de governo pois isto não passaria em hipótese alguma, mas a nível de debates em redes sociais. Qual a reação que o sr. acha que os postantes em sites tipo do DAN de lá se comportariam??? O sr. acha mesmo que
    algum Norte Americano se posicionaria como o sr. se posiona por aqui, apoiando "entregas" que feririam a sua propria pátria mãe???

  8. 03/10/2016  9:58 by Celso Responder

    Afonso, tudo o q se faz dia apos dia na esfera da ESG eh supor dezenas de projecoes possiveis futuras c relacao a hegemonias e interesses do Brasil no mundo e no Atlantico Sul ( Africa) entre outras coisas. O q vc cita neste estudo eh de amplo e notorio conhecimento ( ja estava nos livros de ensino de geografia das escolas na decada de 50-60 e desde entao nada mudou, as tais ilhas e seus donos rsrsr)_ mais ainda, isso nao vai mudar nunca. O Brasil nao tem meios e nem recurso para mudar este status, nem a curto,medio ou longo prazo. Esta posse americana e inglesa nao vai mudar......entenda q nao temos uma marinha de guerra sequer a altura para protecao costeira....como entao querer projetar algo se no caminho la estao as famosas ilhas em poder deles q e fecham o oceano atlantico de norte a sul e de leste a oeste. Eh obvio q se projete isso, nao da pra esconder e muito menos para mudar. Entao relaxe, por mais q queiram alguns em Brasilia (politicos populistas e outros) estender esta projecao, isso nunca ira acontecer e garanto a c q nao eh do interesse dos militares tentar esta aventura maluca. Eles estao cientes, mas eh tbm o trabalho da ESG estar sempre atenta ao futuro para preparar o pais estrategicamente nas negociacoes de comercio e outros interesses. Eh para isso q se projetam estes mapas.......GEOPOLITICA.

  9. 02/10/2016  19:57 by Gilberto Cesar Vieira de Rezende Responder

    Adeus

  10. 02/10/2016  11:49 by Afonso Responder

    Tudo o que está sendo discutido aqui, pode ser entendido de forma mais completa nesta excelente matéria postada pelo DAN:
    "Projeção dos Estados Unidos sobre o Atlântico Sul"
    Abraços.

  11. 02/10/2016  11:16 by luiz anselmo pias perlin Responder

    O negocio é criar a lei de pena capital para todo o funcionario publico envolvido em corupção super faturamento de obras desvios de verbas publicas trairagens contra o Brasil e envolvidos se bem que eles não vão respeitar e aplicar a lei pois ate ja rasgaram a constituição sobra só pegar em armas.

  12. 01/10/2016  20:22 by Leonardo Rodrigues Responder

    O pior do que entregar a base é alguns acharem que isto está certo. Qual vantagem estratégica para o Brasil? Para os EUA eu vejo.
    Qual valor comercial compensa a perda de autonomia e em suma soberania? Para os estados unidos é um pulinho para a África.
    Cansei sinceramente, o Uruguai, um país pequeno tem mais nacionalismo e soberania que nós. Os da banda oriental nos chamavam de macaquitos por fazermos o que os primatas fazem imitar, neste caso, nós os americanos.

  13. 01/10/2016  17:33 by Ribeiro Responder

    Não fico nada surpreso... já esperava por isso e outras coisas mais... Agora não adianta lamentar...
    Sendo aprovada a PL 4567, que provavelmente será... Alguém já se deu o trabalho de ler o que realmente muda na exploração do Pré Sal? Leiam com calma, avaliem e comparem com a legislação atual e tirem suas conclusões...
    Abraços

  14. 01/10/2016  17:30 by Jose Luiz Cavalcanti Responder

    Não é possível que uma pessoa em sã consciência possa propor um acordo desses , os yankes
    bloquearam tudo que foi possível em termos de tecnologia para a BLA , há uma possibilidade de
    terem inclusive sabotado o lançamento do VLS em 2003.Essa pessoa não tem condições de ser
    ministro.Alguns colegas interpõe que devemos aprender (mais a que custo), com os EUA a conta
    sempre sairá cara demais.

  15. 01/10/2016  16:54 by Celso Responder

    Caramba, parece q nao entenderam o q esta rolando......O Brasil nunca teve e nunca tera um programa espacial q esteja a altura das melhores expecttivas, ate mesmo para um simples missil ar ar nao temos a minima garantia de funcionalidade ou q esteja 100 % operacional....mas eles la na FAB sabem disso, nao duvidem........o fato mesmo eh q nestes ultimos 40 anos qdo encetaram a se meter neste assunto de foguetes, satelites, etc, em Alcantara nunca conseguiram algo q fosse por demais representativ....., eh historico...lembrem-se, estou escrevendo sobre os ultimos 40 anos e eu ja estava na lida e tentando progredir na vida c minha familia. O Brasil por conta dos militares da FAB e outros em diversos setores dos campus universitarios neste pais, so almejaram mesmo ficar de posse do todo, da verdade deles, do ufanismo mediocre e principalmente da reparticao das verbas mediocres q tbm nao levam a nada .......ufaaaaaaaaaa.....Brasil, pais de cordeiros, cegos, surdos mas q rosnam demais.

  16. 01/10/2016  16:31 by Andre Responder

    É polêmico, ainda mais quando ja houve aquele problema com o FHC e com as supostas sabotagens de dois VLS num passado recente. E qual seria a vantagem do Brasil nesse acordo? Não ficou explicito o que o Brasil ganharia nesse tal jogo.
    Construímos porto em Kuba, "alugamos" Alcantara para os Estados Unidos, o projeto Ciclone foi outro desastre etc.
    É, nossos interesses são literalmente mútuo com os interesses estrangeiros - onde eles sempre levam a melhor: seus interesses são nossos interesses.

  17. 01/10/2016  15:42 by JCoveiro Responder

    Ai ai ai Todo mundo com medo dus americanus malvadu. Eta mentalidade atrasada de cucaracha! Fazer acordo com a Ucrânia é que é bom! Perdemos 15 anos marcando passo e não avançamos nada no Programa Espacial...

  18. 01/10/2016  14:32 by jose Luiz Esposito Responder

    Bom então o nosso Programa Espacial esta baseado no aluguel da Base de Alcantara,e só, não existe realmente um Progarma Espacial desde FHC e depois até hoje então , realmente nada , países de Terceira que não tinham Programa , hoje têm e nos passaram , os Politicos brasileiro não têm VERGONHA NA CARA, com a República nossos Políticos passaram a nos colocarem a Reboque de outros , de 4a Potência Econômica e Maior das Américas ,nos 41 anos após o XV de novembro passamos em um Buraco Negro ,onde até nossa História é comentada muito rapidamente , então depois de 1985, pensando muito nos da Ódio do Que Acontece, nos deixando Doentes !!

  19. 01/10/2016  13:10 by Cleber Responder

    Deis que role uns " Apaches " e alguns Chinook pra cá .

  20. 01/10/2016  12:36 by leopoldo Responder

    Eu não entendo porque de tanto receio com parceria com os americanos o Brasil perde dinheiro naquela ilha.. O EUA não vão tomar do Brasil aquela ilha. E outra porque não comprar tecnologia de foguetes e trazem mão de obra de fora

  21. 01/10/2016  12:30 by ARC Responder

    Lendo o ultimo contrato oferecido pelos EUA as intenções são muito claras, e tendo em vista a forma como o tal governo se instalou e está levando uma agenda de reaproximação intensiva só corrobora o propósito pelo qual entraram, colocar nossos setores estratégicos sob o controle norte americano. Não existe acordo benéfico nesse setor, nosso país tem que sair da inércia para levar o setor a sério, temos potencial, dinheiro, expertise para termos um programa independente, não precisamos fechar acordo com ngm, nem russos, nem americanos, nem chineses, somente brasileiros, e isso por conta de ser um setor chave a soberania de uma potencia global, vide os países que desempenham um papel nesse setor, logo, só posso emitir minha opinião a essa corja... NÃO, Alcântara será do Brasil, usada por brasileiros e só pra brasileiros, o resto que se lasque.

  22. 01/10/2016  11:21 by Alexandre Responder

    O acordo anterior, que os yanques propuseram, proibia que o dinheiro fruto desse "aluguel" da Base para os EUA fosse usado no nosso programa aeroespacial. Então era assim, os EUA vem, usam, impedem qualquer tipo de fiscalização da área alugada e o pagamento não pode servir para que o nosso País desenvolva seu programa espacial, kkkkkkkk muita cara de pau, o entreguismo voltou com toda a carga, avante sucupira, rsrsrsrsrs

  23. 01/10/2016  11:20 by Curiango Responder

    Tem Gente em forums patrocinados q estão comemorando essa p...

  24. 01/10/2016  11:15 by Vasconcelos Responder

    Alcântara se tornara um ENCLAVE Americano, quem diria, perderam totalmente a vergonha na cara, se é que algum dia tiveram.

  25. 01/10/2016  10:46 by Celso Responder

    Eu ja havia escrito q nao mais comentaria aqui evitando agressoes e depreciacoes, mas o q muitos acima escrevem eh digno da falta de horizontes melhores ao Brasil e ao conjunto da sociedade em todos os campos da tecnologia. Ja aprendi desde cedo em minha vida, q melhor aprender c quem sabe, do q ficar dando murro em ponta de faca.. Ninguem esta vendendo terreno, tudo so depende de uma otima negociacao e na base do ganha, ganha como bem comentado. A mediocridade ufanista e cega toma conta neste pais q esta fadado ao atraso eterno. Abram as mentes e procurem ver mais longe do possam enxergar.

  26. 01/10/2016  10:06 by Nivaldo Responder

    Infelizmente a o Brasil está sendo dirigido por homens que não são patriotas, não tem ambição de transformar o país numa potência econômica e mundial. Só impera a corrupção. Ainda tenho um sonho do Brasil se tornar uma potencia aeroespacial, enviando um Homem , ao espaço com tecnologia brasileira, lançando seu próprio satélite sem precisar de ninguém. Que a força aérea e o exercito possa ficar de olho, e não deixar ninguém interferir na soberania do Brasil, nem ministro ou presidente.

  27. 01/10/2016  8:12 by mauricio matos Responder

    Quem ensinou nossos politicos a fazerem acordos roubaram o dinheiro deles no pensamento deles só um lado é que ganha menos o nosso na proposta dos americanos eles queriam que nenhum técnico brasileiro entrasse na base isso era acabar de fez com nosso progama espacial o que a FAB pensa disso energia nuclear, comunicaçãoes ,progama espacial, nós mesmos que temos de cuidar é de interesse nacional.

  28. 01/10/2016  8:01 by Marcello Responder

    Cara vcs não entenderam a base não será vendida e sim será um acordo entre as duas nações que será usada tanto por eles como por nois

  29. 01/10/2016  1:37 by luiz anselmo pias perlin Responder

    Vergonha agora eu gostaria de saber quando nossas forças armadas deixarão de ser protetores do Brasil e do povo Brasileiro para se tornarem Capitães do mato se é que me entendem o que quero dizer com capitães do mato Ha mais uma coisinha caso um integrante do governo americano aceitase uma proposta do mesmo nivel que os americanos fizeram ao Brasil sera que este integrante estaria vivo e o pior é que agora e o governo do Brasil que foi atras da proposta indecente isto é demais pelo amor de Deus Capitães do mato voltem a ser forças armadas do povo Brasileiro e do Brasil.

  30. 01/10/2016  1:25 by Micael Responder

    Realmente e triste esse pensamento de ambos ganharem quando se lida com o sangue suga dos EUA!

  31. 01/10/2016  0:48 by Topol Responder

    Tava demorando... (EDITADO), não da para tombar tudo e plantar pasto ?

    MODERAÇÃO: Topol, favor evitar o uso de palavrões.

  32. 01/10/2016  0:29 by Wellington Góes Responder

    O Jungman não entende PN sobre defesa nacional e soberania, o negócio é torcer para que não faça mais bobagens.

  33. 01/10/2016  0:28 by BrunoFN Responder

    Q ao menos seja um acordo ''digno'' .. um ganha-ganha .. e n algo lesivo ao nosso Pais

  34. 30/09/2016  23:31 by Curiango Responder

    Eta vocação pra ser o rabo do cachorro

  35. 30/09/2016  23:05 by Lucas Responder

    Esse homem nem ao menos deveria ser ministro! Deixar os americanos colocarem as mãos na base de Alcântara, seria pisar de vez na soberania nacional estratégica militar!

  36. 30/09/2016  22:39 by Gian Lucca Responder

    Quando eu penso que as coisas estão melhorando, me vem uma notícia dessas PQP, deveriam vender logo essa base pra NASA daí acabaca logo com esse episódio do entreguismo, enquanto isso o Brasil vai pagar uma fortuna pra lançar o suposto satélite Brasileiro em uma base na guiana...Aff

Leave a reply

 

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.