Quinze helicópteros, dezenas de militares, toque da Vitória e muita emoção, marcaram o retorno da Aviação do Exército.

rio-2016-cavex-retorno-jo-jpo-c-rubens-barbosa_mg_65741280dan

Por Guilherme Wiltgen e Rubens Barbosa Filho

EspecialO final da manhã deste dia 21 de setembro, marcou o retorno do último contingente da Aviação do Exército (AvEx), que participou do esquema de defesa e segurança dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, após 73 dias de missão fora do Comando de Aviação do Exército, sediado em Taubaté/SP.

Do total de 48 aeronaves que foram empregadas pelo Exército Brasileiro (EB) durante os jogos, e aproximadamente 500 militares, quinze helicópetros dos modelos HA-1 Fennec, HM-1 Pantera, HM-3 Cougar e HM-4 Jaguar, pertencentes aos 1º e 2º Batalhões de Aviação do Exército (1º e 2º BAvEx) pousaram no CAvEx.

avex_jo_02       avex_jo_03

Em formatura, as aeronaves realizaram uma passagem sobre o CAvEx e aproaram para a cidade de Taubaté, onde realizaram um desfile aéreo, saudando a população e a sua cidade base.

avex_jo_04

A AvEx atuou de modo integrado com as demais tropas compostas pela Marinha, Força Aérea e agências envolvidas no esquema de segurança.

avex_jo_05

A AvEx proveu suporte nas missões de obtenção de superioridade de informações, Comando & Controle, ligação, observação aérea, reconhecimento de área e transporte de tropas, tanto no período diurno como noturno, atuando também em Belo Horizonte, São Paulo, Manaus e Brasília, além da cidade do Rio de Janeiro, tendo voando mais de 235 horas em proveito da missão.

rio-2016-cavex-retorno-jo-jpo-c-rubens-barbosa_mg_67131280dan

avex_jo_09          avex_jo_10

rio-2016-cavex-retorno-jo-jpo-c-rubens-barbosa_mg_67231280dan

A Chegada das aeronaves

avex_jo_13

Após o pouso e o corte a comando, o General Achilles Furlan Neto, Comandante de Aviação do Exército, ressaltou o bom trabalho executado pela AvEx no cumprimento da missão que lhe foi dada, ressaltando toda a preparação que foi feita desde os jogos da Copa das Confederações e da Copa do Mundo, até a Rio 2016.

avex_jo_12          avex_jo_14

rio-2016-cavex-retorno-jo-jpo-c-rubens-barbosa_mg_67681280dan

Encerrando a cerimônia, foi dado o Toque da Vitória e, na sequência, prestada continência ao terreno, seguido da dispensa dos militares e o reencontro com os familiares que foram receber os nossos soldados.

rio-2016-cavex-retorno-jo-jpo-c-rubens-barbosa_mg_67771280dan          rio-2016-cavex-retorno-jo-jpo-c-rubens-barbosa_mg_67781280dan

avex_jo_15

Nota do Editor: Para o DAN, ontem também teve um significado especial. Nós acompanhamos de perto a AvEx e toda a sua preparação até esse dia ocorrer. Foram vários exercícios, partidas e retornos seguros de nossos amigos e seus helicópteros, o que nos deixa orgulhosos de poder ter vivido um pouco dessa missão. Agradecemos também pela fidalguia e apoio irrestrito do CAvEx e do 1º BAvEx, que nos proporcionou mostrar à sociedade brasileira, todo esforço profissional e, principalmente, pessoal de cada militar envolvido para o sucesso da missão, elevando sempre o nome do nosso Exército Brasileiro. Sejam bem vindos!
AVIAÇÃO!