No dia 6 de abril, o Navio Patrulha Oceânico (NPaOc) “Apa” atracou no Porto de Douala, cidade mais populosa de Camarões, ocasião na qual o Embaixador do Brasil em Camarões, Nei Futuro Bitencourt, foi recebido a bordo.

Durante a estadia em Douala, o Comandante do navio, Capitão de Corveta Jonathas Moscoso de Campos, acompanhado do Chefe de Estado-Maior do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sudeste, Capitão de Fragata André Vieira, e do Embaixador do Brasil em Camarões, realizou visitas protocolares ao Governador da Província de Littoral, Samuel Ivaha Diboua, ao 4º adjunto do Delegado do Governo da Comunidade Urbana de Douala, Louis Lucien Heurard Mandengue, ao Comandante da 4ª Junta Regional Militar, General de Divisão Sally Mohamadai, ao Comandante da Base Naval, Capitão de Mar e Guerra Nozana Christophe e ao Comandante do Centro de Coordenação Multinacional, Capitão de Mar e Guerra Fonkoua Sylvestre.

À noite, ocorreu uma recepção a bordo do navio brasileiro para autoridades civis e militares, empresários da região e para o embaixador brasileiro. A ocasião contou com um estande da Empresa de Gerenciamento de Projetos Navais para divulgação de produtos e serviços. No dia 8 de abril, ocorreu um jogo amistoso de futebol entre a Marinha de Camarões e o time do navio brasileiro, na Base Naval de Douala.

Ao desatracar do Porto de Douala rumo ao Porto de Accra, no dia 10 de abril, o NPaOc “Apa” realizou uma PASSEX pioneira com a Marinha de Camarões, por meio do Navio Patrulha “Le Ntem”, oportunidade na qual foram executados exercícios de manobras táticas e leap frog, contribuindo assim para a interoperabilidade e proficiência daquela Marinha.

FONTE e FOTO: MB