Nos dias 7 e 8 de maio, a aeronave SH-16 3036 (Seahawk), do 1° Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino (HS-1), realizou, pela primeira vez, a manobra de “Vertical Replenishment” (Vertrep) a bordo do Navio Doca Multipropósito (NDM) Bahia (G 40).



O “Guerreiro 36” (SH-16 3036-Seahawk) executou o exercício em proveito da qualificação de equipes de manobra e crash de aeronaves pela primeira vez no NDM “Bahia”, sob a coordenação do Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval (CIAAN). Ao todo, foram efetuados 24 circuitos de Vertrep e 24 circuitos de operações com guincho (pick-up). Na ocasião, também ocorreu a qualificação e requalificação de pouso a bordo, na qual foram capacitados 28 militares de diversos navios da Esquadra.

O NDM Bahia também efetuou, pela primeira vez, apoio ao adestramento de resgate, realizado pelo Grupo de Busca e Salvamento do CIAAN e pela aeronave UH-15 (Pégasus 03), do Segundo Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-2). O adestramento simulou um salvamento duplo com sling e baudrie, otimizando-se o tempo de salvamento de uma vítima embarcada.

Adicionalmente, foi executado adestramento com maca por meio do método hiline, manobra de salvamento que facilita a infiltração e extração do resgatista em um ambiente de difícil acesso, aumentando a capacidade operacional na missão de resgate.



 

1 Comment

 

  1. 16/05/2018  1:26 by Tikuna Responder

    Olha lá o pirocoptero que não funciona segundo alguns aqui

Leave a reply

 

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.