Uma versão inédita do veículo blindado Stryker, armado com mísseis capazes de destruírem drones e aviões inimigos, foi exibido no Space and Missile Defense Symposium, em Huntsville, Alabama, nesta semana.

O novo veículo é um lançador SHORAD (Short-Range Air Defense) integrado a um veículo Stryker. A Boeing e a General Dynamics Land Systems se uniram para equipar o Stryker do Exército dos EUA (US Army) com mísseis,  aumentando o poder de fogo aproximado, provendo o Stryker em operar de forma mais eficaz do que os veículos táticos.

A General Dynamics Land Systems projetou o veículo, chamando de Stryker Mobile SHORAD Launcher, ou Stryker MSL, para resolver uma urgente necessidade operacional do US Army, para defesa aérea aproximada ou em cenários de combate assimétrico.

O protótipo da plataforma Stryker MSL, que conta com uma tripulação de três homens, é capaz de disparar os mísseis Hellfire, AIM-9X ou o Longbow Hellfire, disseram os desenvolvedores.

Os engenheiros da General Dynamics projetaram o veículo, removendo partes da traseira do Stryker, criando uma plataforma com uma torre Avenger da Boeing, montada sobre o chassi.

COLABOROU: Marcos Henrique