KC-390

A Embraer Defesa e Segurança (EDS) está prestes de completar o primeiro protótipo do KC-390, cujo primeiro voo espera-se que seja realizado antes do final deste ano.

No hangar especialmente construído em Gavião Pexoto, a fuselagem do primeiro avião já foi parcialmente pintado nas cores da Força Aérea Brasileira (FAB), que é o seu principal cliente. O segundo protótipo também está na montagem final e está programado para voar logo após o primeiro.

A EDS prevê um futuro brilhante: “Nós não projetamos uma aeronave para substituir o Hércules”, disse Paulo Gastão Silva, VP do programa KC-390, “Nós projetamos uma aeronave para atender às necessidades da Força Aérea Brasileira”, completou ele. Mas o programa já conquistou seu nicho entre as versões com fuselagem curta e longa do C-130 Hercules.

O Brasil está comprometido com o KC-390 desde 2010, e a primeira entrega está programada para o segundo semestre de 2016. Hoje existe intenções de compra pela Argentina (6), Chile (6), Colômbia (12), República Checa (2) e Portugal (6). A Força Aérea Argentina (FAA), a empresa tcheca Aero Vodochody e a OGMA, de Portugal, são os principais parceiros industriais no programa.

No entanto, o KC-390, inevitavelmente traz comparações, e a Embraer é rápida em apontar os sistemas modernos que a aeronave incorpora e os seus benefícios de desempenho. A aeronave possui alcance de 1.380 milhas náuticas com sua carga máxima padrão, de 23 toneladas, podendo aumentar para 4.640 milhas náuticas com o uso de dois tanques internos.

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19 Comments

 

  1. 18/07/2014  20:20 by WillHorv Responder

    Ops...hangar.

  2. 18/07/2014  20:20 by WillHorv Responder

    Serão muito bem vindos!! Espero que o governo e a força destine os recurdos ideais para manter estes pássaros em ordem e em plena disponibilidade operacional. E não servindo de puleiro jogados em algum angar.

  3. 18/07/2014  10:03 by Gallito Responder

    Uma pergunta aos amigos, geralmente a " PINTURA " não é a última coisa a ser feita quando da montagem de uma aeronave ? Mais ainda a meu ver, por se tratar do primeiro protótipo do KC-390, ou estou errado ?

    • 18/07/2014  20:08 by Topol-M Responder

      Na maioria das fotos de linha de montagem as aeronaves estão cobertas por tinta zarcão amarela, também achei digamos inovadora essa etapa da montagem do KC-390

  4. 17/07/2014  19:18 by Adriano RCC Responder

    Fiquei impressionado com quantidade de 12 aparelhos pedidos pela Colombia!!! Estão certos eles, garantindo completa mobilidade de vários meios em seu território. 12 aeronaves KC390 cobrem muito bem o que os colombianos vão precisar deles! A FAB agora tem uma aeronave deste tipo de respeito!!

  5. 17/07/2014  16:04 by Topol-M Responder

    Estou ansioso para ver a versão do KC-390 REVO fazendo seu serviço simultaneamente no GRIPEN NG e o F-5EM, será uma imagem de encher os olhos !

  6. 17/07/2014  14:46 by Gallito Responder

    A própria Embraer monta toda a fuselagem das aeronaves que fabrica !
    Creio eu, que a Boeing terceriza essa função, visto naquele acidente do dia 06/07/2014, com o trem da BNSF Railway, com 19 vagões, que transportava componentes para a Boeing, que descarrilhou nas proximidades da cidade de Superior, em Montana (EUA).

    • 17/07/2014  19:20 by fernandobill Responder

      A fuselagem traseira veio de Portugal

      • 17/07/2014  20:21 by oséias m.g. Responder

        a empresa portuguesa é da Embraer.

  7. 17/07/2014  14:41 by Dudu Responder

    E sobre a versão civil alongada com até 40 metros para os Correios, alguém tem notícias?
    É verdade que sem os equipamentos militares de defesa e com a maior dimensão, será capaz de transportar até 27 toneladas?
    O meu comentário não é duplicado e eu não disse isso.
    Bom trabalho, Embraer!

  8. 17/07/2014  14:40 by Dudu Responder

    E sobre a versão civil alongada com até 40 metros para os Correios, alguém tem notícias?
    É verdade que sem os equipamentos militares de defesa e com a maior dimensão, será capaz de transportar até 27 toneladas?

    Bom trabalho, Embraer!

  9. 17/07/2014  13:55 by Pedro Responder

    Maravilha, cada dia mais perto!!

    Obs: Concordo com o Germano, tambem nao gosto dessa camuflagem, na verdade odeio, kkk. Essa combinacao de verde e cinza eh usada nos Super Linx da marinha inglesa e ja vi fotos dela em caças russoes e nao adianta, nao fica bem...

  10. 17/07/2014  13:21 by Marcelo Responder

    Que esse projeto gigantesco continue a tomar forma!

  11. 17/07/2014  12:54 by germano Responder

    Maravilha! Eu , particularmente, não gosto muito dessa camuflagem da FAB...preferiria que a aeronave fosse apenas da cor cinza.

  12. 17/07/2014  11:38 by Stenio Responder

    Vai ter muito Argentino chorando, por não tê-lo em sua Força Aérea.

    • 17/07/2014  15:21 by Fred Responder

      "A Força Aérea Argentina (FAA), a empresa tcheca Aero Vodochody e a OGMA, de Portugal, são os principais parceiros industriais no programa."

      A Argentina está entre os primeiros países com intenções de compra do KC-390, 6 aeronaves...
      A própria matéria informa isto.

      • 20/07/2014  13:08 by stenio Responder

        Caro, eu sinceramente duvido. Fornecem algumas partes e tal. Mas nunca irão comprar o 390.

      • 20/07/2014  13:10 by stenio Responder

        E corrigindo, o parceiro é a empresa Fadea. Não a FAA.

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