Cascavel (PR) – Nos dias 8 e 9 de agosto, a 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, Brigada Guarani, realizou o embarque de 31 Viaturas Blindadas de Transporte de Pessoal Guarani em duas composições ferroviárias.



O embarque faz parte da Operação Atlântico V, que no período de 8 a 20 de agosto, fará o transporte de blindados do Paraná até Santa Catarina. A operação tem como objetivos realizar o adestramento e levantar dados de planejamento relativos ao transporte da Brigada por diversos modais.

Inicialmente, será realizado o embarque e transporte por modal ferroviário de um Batalhão de Infantaria Mecanizado de Cascavel (PR) para Paranaguá (PR), passando pelos municípios paranaenses de Guarapuava, Ponta Grossa e Curitiba.

Após o desembarque, no dia 13 de agosto, o Batalhão seguirá por modal rodoviário para o porto de São Francisco do Sul (SC), onde, nos dias 16 e 17 de agosto, embarcará em navio mercante.

FONTE e FOTO: EB



 

1 Comment

 

  1. 14/08/2018  16:23 by Papa Chibé Responder

    Esse sistema de embarque é bem complicado, demanda um guindaste próprio para uma carga de 14ton. Algo mais simples é o uso de ramais com plataforma de embarque em nível, demanda muito menos equipamentos além dos Guaranis, mas um porém é necessitar de vagões 'corridos'. A própria malha deve ter limitações de volume de carga total e por eixo (talvez com exceção das que transportam grãos), a média de velocidade é bem baixa se comparado a rodoviária, e fora a silhueta (gabarito) do veículos para cruzar pontes e tuneis. Outro complicador é desintegração dos operadores ferroviários, dos donos da via férrea às agências contratantes de serviços de transporte. Espero que as ferrovias novas e as reformadas darão ao EB uma plataforma logística muito boa, pq boa parte das "operacionais" são ruins.

Leave a reply

 

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.