A PLA Navy disponibilizou este vídeo mostrando as operações aéreas do caça Shenyang J-15 a bordo do seu porta aviões Liaoning (CV-16).

NOTA DO EDITOR: Em que pese os caças estarem decolando com mísseis ar-ar, reforçando comentários em fóruns internacionais que afirmam ser impossível decolar carregado com mísseis anti-navio, os chineses estão evoluindo a passos largos e estão de parabéns!

 

7 Comments

 

  1. 29/12/2015  9:58 by fbicabral Responder

    Que verdadeira maravilha!!!!
    O povo chinês deve ter orgulho de seus engenheiros e militares!!!
    Pena que no Brasil defesa não seja programa de governo,colocando faculdades e institutos para trabalhar com as forças armadas.

  2. 29/12/2015  9:49 by Bolovo Responder

    De pouco em pouco a Marinha Chinesa vem se tornando uma verdadeira marinha de águas azuis. É bem claro o progresso conquistado nos últimos anos, lembrando que o segundo porta-aviões já está em construção. Vai dar dor de cabeça para todo mundo na região, que com certeza irão investir no mesmo tipo de arma, como Índia, Rússia, Japão etc.

  3. 28/12/2015  16:45 by Yluss Responder

    Interessante... porque nesse tipo de NAEs não seu faz uma corrida mais extensa para a decolagem já que há muito espaço para trás do local de partida? Se o problema é de relação velocidade/peso para termos a sustentação necessária, porque não usar o resto de pista do NAE para melhorar essa relação?

    • 28/12/2015  19:56 by _RR_ Responder

      Yluss,

      Não é tão simples.

      A aeronave não decola apenas pela corrida. Ela dá potencia nos motores enquanto é retida por retentores no convés, que mantém a aeronave parada. Quando eles baixam, os motores já estão desenvolvendo o empuxo necessário para lançar a aeronave. Se observar o vídeo a 2:48, irá vê-los segurando a roda do trem de pouso traseiro.

      É possível lançar um Flanker de uma posição a meia nau e em direção ao sky jump. Aliás, o lançamento a partir das 2:48 é dessa posição. Salvo melhor juízo, é possível partir dessa posição com um pouco mais de carga.

      Como o convés é angular e tem a ilha, seria difícil usar o convés inteiro para uma decolagem. Aliás, creio que seria difícil lançar uma aeronave do peso desse Flanker sem os retentores e os defletores ( desconheço se pode ser feito )...

      Saudações.

  4. 28/12/2015  16:15 by Adriano RCC Responder

    Que show! Quando eles virão aqui pra uma visitinha hein?!?
    Quem será que estava supondo que esses caças não decolariam com mísseis ar-ar? É mais leigo que eu no assunto!

    • 28/12/2015  16:16 by Luiz Padilha Responder

      Vc não entendeu. Nos fóruns internacionais, dizem que se colocar um míssil anti-navio, o caça teria que decolar quase sem combustível, por causa do peso máximo de decolagem. A verdade é que até agora só se vê eles decolando com mísseis ar-ar.

      • 28/12/2015  16:41 by Adriano RCC Responder

        Hum! Sim, obrigado pelo esclarecimento!
        Mas com certeza eles estão trabalhando e já devem ter soluções pra isso. Os chinas estão navegando a toda vela mesmo! O A-12 deveria já esta navegando, é imprescindível.

Leave a reply

 

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.