Dois C-130 Hércules da Força Aérea do Chile, transportando a equipe de 32 militares da esquadrilha acrobática chilena Halcones, aterrissaram, domingo (06/08), na pista da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP). Os Halcones se apresentam no “Domingo Aéreo” da AFA no dia 13.

De acordo com o líder da equipe, Capitão Joseph Suez Fadic, a vinda ao Brasil tem o objetivo de estimular os jovens a seguirem na carreira da aviação. “Assim como a Fumaça, nós também possuímos esta nobre missão. Nós temos uma ligação muito boa com a Esquadrilha, pois participamos de eventos que eles convidam, e eles participam dos nossos também, de forma recíproca. Pretendemos realizar um grande espetáculo no Domingo Aéreo em homenagem aos 65 anos da Fumaça, mostrando todo o profissionalismo dos pilotos e dos graduados da Força Aérea do Chile”, ressalta.

Os cinco aviões X-300L, com os quais os pilotos realizam acrobacias aéreas, vieram desmontados dentro dos Hércules. “Os aviões vieram desmontados para não desgastá-los e para que a viagem pudesse ser mais rápida. Do Chile ao Brasil, demoramos apenas cinco horas”, explica o engenheiro de manutenção dos Halcones, Capitão Edgardo Bastias García.

A amizade entre os Halcones e a Esquadrilha da Fumaça é bem antiga, uma vez que os chilenos já participaram de demonstrações no Brasil, como a última que aconteceu no aniversário de 60 anos da Fumaça em 2012 na AFA, e os brasileiros também já se apresentaram no país deles. De forma calorosa, os “hermanos” foram recebidos pelos fumaceiros neste domingo, assim que desceram dos aviões. O último encontro entre eles aconteceu em março de 2016, na Feira Internacional do Ar e do Espaço (FIDAE), no Chile.

Fonte: EDA
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente João Elias

 

Leave a reply

 

Your email address will not be published.