Contra-Almirante Rocha durante o painel Brazilian Navy in Africa – Defence Diplomacy in practice

No âmbito da parceria estabelecida entre a Escola de Guerra Naval (EGN) e o King´s College London (KCL), por intermédio do Brazil Institute, foi realizado nos dias 8 e 9 de novembro, pelo terceiro ano consecutivo, o seminário com o tema: Brazil and Africa – Collaborations in Defence and Security.

O evento contou com a participação do African Leadership Centre (ALC-KCL) e do Conflict, Security and Development Research Group, do Departamento de Estudos da Guerra (DWS-KCL).

O primeiro painel teve a apresentação do Contra-Almirante Flávio Augusto Viana da Rocha (Marinha do Brasil), membro do Senior Advisory Board do King´s Brazil Institute, abordando o tema Brazilian Navy in Africa – Defence Diplomacy in practice. Atuou como moderador o Capitão de Mar e Guerra (RM1) William Moreira (EGN) no período de debates.

O segundo painel teve a apresentação do Dr. Roberto Troncon, representante da Polícia Federal, que abordou o tema Brazil and African Collaborations and Challenges facing intercontinental crimes. Atuou como moderador o Dr. Vinicius Mariano de Carvalho, Vice-Diretor do Brazil Institute.

Dr. Vinicius Mariano de Carvalho moderando o painel Brazil and African Collaborations and Challenges facing intercontinental crimes

Em seguida, duas mestrandas do Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos (PPGEM-EGN), Beatriz Albuquerque e Laura Benvenuto, apresentaram seus respectivos projetos de pesquisa, contando com a presença de professores e alunos na audiência. Após as apresentações, foram realizados debates e as alunas puderam discutir e coletar sugestões para seus trabalhos.

No segundo dia, pela manhã, foi realizado o Painel com Dr. Olaf Bachman (ALC), que abordou o tema Challenges for Brazil in a Peacekeeping mission in the Central African Republic. Atuou como moderador o Dr. Carlos Alfaro Zaforteza (DWS).

O evento representou mais uma atividade fruto da pareceria EGN-KCL, formalizada pela assinatura de um memorando de entendimento (MOU) em novembro de 2015. Desde então, atividades acadêmicas anuais têm sido realizadas alternadamente no KCL e na EGN. Seminários, palestras, minicursos, sessões tutoriais e visitas de estudo são ações que contribuem para a pesquisa e o intercâmbio de conhecimentos e de experiências.

FONTE: MB

 

Leave a reply

 

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.