“O comando é a mais nobre missão que pode ser atribuída a um militar, para a qual o oficial é preparado desde os bancos da Academia Militar das Agulhas Negras e demais escolas de formação”

Por Rubens Barbosa Filho

Presidida pelo Comandante da 2ª Divisão de Exército – Divisão Presidente Costa e Silva, General de Divisão André Luis Novaes Miranda,  foi realizada em 14 de Dezembro último a Solenidade de Passagem de Comando do 2º Batalhão de Engenharia de Combate- Batalhão Borba Gato, OM da Guarnição Federal de Pindamonhangaba-SP, ocasião em que o Coronel de Engenharia Luis Cláudio Brion Cardoso passou o Comando ao Tenente Coronel de Engenharia Conrado José Sales Mororó.



        

Foi realizada a inauguração do retrato do comandante sucedido na galeria dos ex-Comandantes, ocasião em que os convidados e familiares puderam acompanhar os discursos do TC Conrado, do Cel Brion e do Gen Div Novaes. Em homenagem, o Cel Brion recebeu o Distintivo Dourado e a Bandeira Insígnia, ambos de Comando do Batalhão.

Na sequência, os presentes acompanharam a formatura e apresentação da tropa do 2º B E Cmb ao General de Divisão Novaes, que com fidalguia solicitou ao antigo Comandante da 2ª DE, General de Divisão R1 Eduardo Diniz para que esse autorizasse o início da solenidade de transmissão de cargo.

        

Ocuparam local de destaque no palanque o General de Brigada Paulo Alípio Branco Valença, Chefe do Estado Maior do CMSE; General de Brigada Carlos Waldyr Aguiar, Comandante de Aviação do Exército, General de Brigada Helder de Freitas Braga, Comandante da 12ª Bda Inf L Amv; ex-Comandantes do 2º B E Cmb, representantes da Policia Militar do Estado de São Paulo; militares da Guarnição Federal de Pindamonhangaba ativos e inativos além de personalidades da sociedade local, quando todos entoaram o Hino Nacional, executado pela Banda de Música da Aviação do Exército.

Após a leitura do ato oficial de exoneração do Comandante sucedido, o Cel Brion proferiu o seu discurso de despedida destacando as realizações do 2º B E Cmb sob seu comando. Em seguida foi consignada pelo Gen Div Novaes a referência elogiosa ao comandante sucedido, ocasião em que também desejou sucesso em sua nova missão na Argentina.

        

Na sequência, foi lido o ato oficial de nomeação do novo Comandante e o seu Curriculum Vitae.  Após, posicionaram-se no dispositivo de transmissão de cargo o Gen Div Novaes, o Cel Brion e o TC Cel Conrado, onde foi realizada a cerimônia de passagem do comando. Em seguida, os dois passaram em revista a tropa, que desfilou em continência ao novo Comandante.

        

Ao final, foi realizado desfile de viaturas e equipamentos utilizados pelo 2º B E Cmb.

O Cel Brion, como integrante do Quadro de Estado Maior da Ativa, partirá para nova missão de estudos e aperfeiçoamento em Estratégia e Condução Superior na Argentina.

Novo comandante

O TC Conrado graduou-se em Bacharelado em Ciências Militares na Academia Militar de Agulhas Negras em 1996, e concluiu Mestrado em Altos Estudos Militares na ECEME de 2012 a 2014

Grande parte de sua carreira militar foi realizada em Pindamonhangaba, onde atuou como Aspirante a Oficial em 1997, na então 11ª Cia E Cmb Bl; de 1998 a 2004 atuou no 2º B E Cmb; foi Comandante da 12ª Cia E Cmb L de 2009 a 2012.

NOTA do EDITOR: Agradecemos o convite do Cel Brion para participarmos da Cerimônia de Passagem de Comando e desejamos sucesso em sua nova etapa de estudos e aperfeiçoamento. Desejamos também muito êxito ao TC Conrado no comando do 2º B E Cmb.



 

Leave a reply

 

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.