Por Guilherme Wiltgen

O Porta-Helicópteros Multipropósito (PHM) Atlântico (A 140), ex-HMS Ocean, retornou hoje (17) pela manhã à HMNB Devonport, em Plymouth.

O navio cumpriu um programa de testes com a sua tripulação brasileira, na fase de mar do FOST (Flag Officer Sea Training), que previa a execução de exercícios de navegação em águas restritas e em baixa visibilidade, fundeio de precisão, avarias operacionais de máquinas, avaria no sistema de governo e combate a incêndios e alagamentos, manobras com a lancha e viaturas anfíbias, lançamento do pontão e recolhimento de homem ao mar.

Essa primeira saída pro mar, aconteceu após a fase de porto, quando a equipe do FOST verificou se os equipamentos e sistemas de bordo estavam operando de acordo com seus rigorosos padrões de eficiência e segurança, comprovando a qualidade dos serviços executados durante o período de manutenção no Reino Unido.

Também foi testada a organização administrativa e de combate do navio, com o propósito de verificar o nível de adestramento da tripulação para a condução do navio e para responder, de forma eficaz, as eventuais emergências.

NOTA do EDITOR: O DAN agradece aos nossos amigos da página RFANostalgia no Twitter, que gentilmente entrou em contato e nos enviou as fotos feitas nessa manhã e que ilustram esse artigo.

FOTOS: RFANostalgia

 

6 Comments

 

  1. 20/07/2018  19:55 by Vovozao Responder

    A pergunta foi mal formulada, no Bahia os lanchoes foram retirados direto, não existem mais, pode ser que até coloquem uma ou outra vez, no Atlântico ela faz parte do navio, não podem colocar qualquer uma, não daria nos espaços. Consegui me explicar???

    • 20/07/2018  20:59 by Guilherme Wiltgen Responder

      Vovozão,
      Elas não foram retiradas definitivamente, apenas realocadas em uma OM, quando não estão embarcadas. Quando o navio suspende para uma comissão anfíbia, como a Dragão que nós participamos, elas estavam todas lá operando a partir do Bahia.
      Se isso vai ocorrer com o Atlântico, não é possível te responder agora mas, com certeza, ele vai operar com elas.
      Abs,

  2. 20/07/2018  18:14 by Cleber Responder

    Aos amigos do DAN , é complicado agendar umas entrevistas com os pré-candidatos a presidência da república e falar sobre as Forças Armadas ?

    • 20/07/2018  18:42 by Luiz Padilha Responder

      Infelizmente eles estarão correndo contra o tempo e nós não temos "pernas" para fazer.

  3. 20/07/2018  15:55 by Vovozao Responder

    Uma pergunta: os lanchoes do Atlântico quando o mesmo chegar ao Brasil permaneceram no navio?? A pergunta se dá pois o Bahia quando chegou tinha três lanchoes que foram retiradas?? Ou estes lanchoes são equipamentos do Atlântico não sendo retirado

    • 20/07/2018  18:46 by Luiz Padilha Responder

      Sim e não. Pode ser que quando o navio chegar elas sejam retiradas para o setor de manutenção inspeciona-las e o nosso pessoal daqui poder analisa-las de perto. Depois quando o navio sair elas poderão ser embarcadas rapidamente.

Leave a reply

 

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.