Porta-aviões Tipo 001A fabricado na China inicia testes no mar (Vídeos)

O primeiro porta-aviões fabricado na China iniciou os testes no mar neste domingo, informou a mídia estatal, enquanto o país se prepara para adicionar um segundo navio de guerra a sua frota naval.

A embarcação, conhecida apenas como Tipo 001A, partiu para os testes na manhã de domingo, segundo a agência de notícias oficial Xinhua, enquanto a emissora estatal CCTV informou que o navio deixou um porto no nordeste da China por volta das 6h45.



Com entrada no setor operativo previsto para até 2020, o navio dará à China um segundo porta-aviões para reforçar a sua marinha enquanto reafirma suas reivindicações no disputado mar da China Meridional, e busca deter quaisquer movimentos de independência em Taiwan.

O único porta-aviões operacional da China, o Liaoning, é um navio soviético reaproveitado comprado da Ucrânia, que entrou em serviço em 2012. A posse de um porta-aviões nativo coloca a China entre as poucas potências militares com esses navios, incluindo os Estados Unidos, a Rússia e a Grã-Bretanha.

Mas ainda não seria compatível em tamanho ou alcance com as embarcações nucleares da Marinha dos Estados Unidos, que tem 11 porta aviões. Pequim embarcou em um amplo projeto para construir uma marinha “azul” e modernizar o seu Exército de dois milhões de militares, o maior do mundo.

A embarcação Tipo 001A irá deslocar 55.000 toneladas e usar propulsão convencional em vez da nuclear, de acordo com o Ministério da Defesa. Especialistas chineses estimam que o porta-aviões pode estar pronto para a ação em cerca de dois anos após novos testes.

FONTE: Sputnik