Almirante de Esquadra Bento apresenta projetos estratégicos da Força Naval nesta hoje (9).

O Programa Nuclear (PNM) e o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub) da Marinha do Brasil serão temas de palestra nesta quinta-feira (9), às 19h, no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe).



Na ocasião, o Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, Almirante de Esquadra Bento Costa Lima de Albuquerque Junior, apresentará os projetos estratégicos da Força Naval no âmbito dos programas.
O PNM vem sendo executado desde 1979, com o propósito de dominar o ciclo do combustível nuclear e desenvolver e construir uma planta nuclear de geração de energia elétrica.

Já o Prosub foi desenvolvido para dotar a indústria brasileira da defesa com tecnologia nuclear de ponta, conforme as diretrizes da Estratégia Nacional de Defesa, lançado em 2008, mesmo ano em que foi firmado um acordo de transferência de tecnologia entre Brasil e França. Para alcançar seu objetivo, o programa viabilizará a produção de quatro submarinos convencionais e um de propulsão nuclear, a serem construídos no país.

Ao priorizar a aquisição de componentes fabricados no Brasil para os submarinos, o Prosub proporcionará, além de um salto tecnológico, a geração de empregos diretos, indiretos e geração de renda. A concretização do programa também contribuirá para o desenvolvimento de outros segmentos de importância estratégica para o país, com destaque para instituições ligadas ao setor industrial, bem como de ensino e pesquisa.

O evento está sendo promovido pela Academia Pernambucana de Engenharia e pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Pernambuco; e conta com o apoio da Marinha do Brasil.

FONTE: MB



 

Leave a reply

 

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.