O primeiro helicóptero Lynx da Royal Navy, que vai operar embarcado em uma fragata francesa em ações anti-pirataria, já pousou a bordo do navio em Toulon.

Como parte da iniciativa para um estreitamento entre as Forças Armadas do Reino Unido e da França, um helicóptero Lynx Mk 8, baseado na Royal Naval Air Station Yeovilton, embarcarcou na FS Surcouf (F 711), se integrando a Operação Atalanta ao largo da costa da África.

O Antes do embarque final, os 12 tripulantes britânicos realizaram um período de treinamento de quatro semanas, para avaliar a capacidade do navio francês no suporte às operações aéreas.

O Flight Commander Lieutenant Mike Curd disse: “Além da oportunidade de aprender o idioma, este embarque operacional com a Marinha francesa é fantástico e minha equipe está muito animada, não só por contribuir para as operações de combate à pirataria no Oceano Índico, mas por estar fazendo isso em circunstâncias bastante incomuns”.

O Lt Curd e o Lt Chris Southworth fazem parte de uma equipe que ainda conta com mais sete militares responsáveis pela manutenção da aeronave e dois atiradores de elite do Royal Marines.

A formação para esse embarque incluiu 15 semanas de curso de francês, realizado no início deste ano, para prepará-los para a vida a bordo do navio.

A Operação Atalanta é parte de um esforço contínuo da União Europeia para patrulhamento naval, impedindo que ações de pirataria prejudiquem o comércio internacional, provendo desta forma segurança marítima.

O Comandante da fragata Surcouf, Capitaine de frégate Hughes Laine disse: “Estamos muito contentes de receber o destacamento aéreo britânico na Surcouf, sabendo que poderemos contar com toda a capacidade do Lynx Mk 8″.

TRADUÇÃO E ADAPATAÇÃO: Defesa Aérea & Naval

 

Leave a reply

 

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.