Yak-130

A Rússia pretende entregar à Síria o primeiro lote de aviões de treinamento e combate Yak-130 até o fim do ano de 2014 e concluir o fornecimento de 36 aeronaves, previstas no contrato, em 2016.

Esta informação foi publicada segunda-feira pelo jornal Kommersant, segundo uma fonte próxima à agência russa Rosoboronexport.

O interlocutor do periódico afirmou que até o fim do ano, Damasco vai receber nove aviões e durante os dois próximos anos 12 e 15 respectivamente.

“Vamos cumprir, portanto, os nossos compromissos procedentes do contrato anteriormente fechado para o fornecimento de 36 aviões Yak-130”, informou a fonte.

Em junho do ano passado o jornal informava que a Síria tinha transferido à Rússia cerca de US$ 100 milhões na qualidade de adiantamento pelos seis primeiros aviões Yak-130, fornecidos no quadro do contrato, firmado em dezembro de 2011.

A Rússia declarou reiteradas vezes que fornece à Síria, assolada a partir de março de 2011 por um conflito armado, somente armamentos defensivos, sem violar as normas do direito internacional.

 

3 Comments

 

  1. 06/05/2014  3:41 by Topol-M Responder

    Vladimir Putin é um líder com sangue nos olhos, podem chamá-lo de extrema direita, cria da KGB, ditador expansionista ou o que for mas o cara tem que ter culhões para cumprir esse contrato mesmo com toda pressão internacional em cima do governo da Síria nesse momento e ainda com o B.O. na Ucrania prestes a estourar, vamos ver até quando a OTAN e os Estados Unidos aguentam.

  2. 05/05/2014  18:52 by Adriano RCC Responder

    Correto a Russia, se primeiro o acordo estava já fechado tem de ser cumprido. Mesmo com as pressões da OTAN eles tem de demonstrar que a vida continua e não deve-se ficar baixando cabeça para ninguém, principalmente para os psicopatas e sociopatas da OTAN!

  3. 05/05/2014  14:18 by willHorv Responder

    Ué...o Yak-130 não pode ser usado como caça leve de apoio de fogo?? O que mais o governo sírio quer contra insurgentes? Mísseis tomahawk!! Falando sério agora. Acho que não deveriam fornecer estas belas aeronaves ao governo sírio neste momento.

Leave a reply

 

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.