Situado a apenas 6 km da Zona Desmilitarizada da Coreia do Sul, o sistema de detecção de armas Arthur, da Saab, e a equipe de apoio da empresa são responsáveis por proteger uma nação inteira.

Apesar de um acordo de trégua ter encerrado oficialmente os combates entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul, em 1953, a península coreana ainda passa por conflitos. Separada por uma faixa de 4 km, conhecida como Zona Desmilitarizada, a fronteira fica a apenas 56 km da capital da Coreia do Sul, Seul.

Desde 2009, o Exército da Coreia do Sul protege seus cidadãos com o Arthur, o sistema de radar para detecção de artilharia da Saab. Este sistema inovador de localização de armas é capaz de detectar a aproximação de artilharias inimigas, emitindo um alerta com 90 segundos de antecedência. Com isso, o exército dispõe de um tempo crucial para reagir e proteger seus cidadãos. O sistema Arthur faz uma varredura de 90 graus da fronteira ao norte a uma velocidade de nanosegundos, sendo capaz de identificar objetos do tamanho de uma moeda a uma distância de 60 km. O sistema monitora áreas de interesse em toda a fronteira.

O sistema Arthur detecta trajetórias balísticas como foguetes, artilharias e morteiros. É capaz de detectar rapidamente qualquer ataque de artilharia e calcular o local de origem e o ponto de impacto, permitindo que o contra-ataque seja realizado em segundos.

A equipe de suporte local da Saab atua exclusivamente com o cliente, o exército da Coreia do Sul, e oferece serviços de manutenção e treinamento aos militares que operam os sistemas.

Um dos membros da equipe de suporte da Saab na Coreia, James, afirmou: “Minha missão enquanto membro da equipe de suporte local é fazer uma ponte entre a Saab e seus clientes, ajudando ambos ao mesmo tempo”.

A equipe de suporte local também recebe apoio de uma equipe de back-office localizada em Gothenburg, Suécia, que é responsável pela manutenção e desenvolvimento do produto, bem como por qualquer assistência solicitada pela equipe de suporte local.

“O objetivo da Saab é manter os sistemas sempre em operação. Nós podemos ajudar com reparos e consultas 24 horas por dia”, concluiu James.

Informações sobre o produto

Lançado em 1999, o Arthur opera em 12 países, dentre eles Noruega, Suécia, República Tcheca, Coreia do Sul, Espanha, Itália, Grécia e Reino Unido. O sistema teve sua eficácia comprovada em combate pelas forças britânicas na segunda Guerra do Golfo, em 2003, e também foi utilizado pelas forças armadas do Reino Unido e de outros países em operações durante as guerras do Afeganistão e Iraque, 24 horas por dia. Sua disponibilidade inerente registrada é superior a 99,9%.

FONTE e FOTO: Saab

 

Leave a reply

 

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.