Hoje, a Saab concluiu com sucesso o primeiro vôo da aeronave GlobalEye Airborne Early Warning & Control em Linköping, na Suécia. O GlobalEye decolou no seu primeiro vôo às 12.52 horas locais, em 14 de março de 2018, do aeródromo de Saab em Linköping, na Suécia.



A aeronave, uma plataforma Bombardier Global 6000 modificada, realizou um voo de teste de 1 hora e 46 minutos coletando extensos dados de teste de vôo usando o conjunto de instrumentação de bordo. Estes dados são então utilizados para verificar o desempenho da aeronave e a modelagem associada. O primeiro voo foi precedido por uma série de ensaios em terra, incluindo testes de rodagem de alta e baixa velocidade.

“O primeiro vôo é o segundo maior marco para o programa GlobalEye em um espaço de tempo muito curto. Mais uma vez, demonstramos que estamos cumprindo nossos compromissos e que estamos no bom caminho com a produção do sistema de vigilância mais avançado do mundo”, disse Anders Carp, vice-presidente sênior e chefe da área de negócios da Saab Surveilance.

“O vôo de hoje foi como planejado, com o nível de desempenho combinando nossas expectativas. O manuseio suave da aeronave foi exatamente como previsto e um verdadeiro prazer para voar”, disse Magnus Fredriksson, piloto de testes da Saab. O vôo inaugural ocorreu três semanas depois que a Saab revelou a aeronave GlobalEye para a mídia pela primeira vez em 23 de fevereiro de 2018.

O GlobalEye combina vigilância aérea, marítima e terrestre em uma solução de swing-role. A aeronave possui um conjunto completo de sensores sofisticados, incluindo o poderoso novo radar de alcance prolongado (Erieye ER), integrado com a aeronave Global 6000, conhecida por sua versatilidade e características de vôo suaves. O cliente de lançamento do GlobalEye é a Forças Aérea dos Emirados Árabes Unidos, onde é conhecido como o Sistema de Vigilância do Papel Swing (SRSS).

A ordem inicial foi colocada em novembro de 2015 e o GlobalEye traz alcance de detecção prolongado, resistência e capacidade de desempenhar múltiplos papéis, incluindo tarefas como busca e resgate, vigilância de fronteira.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN



 

Leave a reply

 

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.