c130 sagen

A Sagem está se preparando para oferecer um sistema para armar as aeronaves de transporte Lockheed Martin C-130 da Armée de l’air, segundo representante da empresa informou a IHS Jane.

A atualização incluiria armar o C-130 com o sistema SSA-1101 Gerfaut, permitindo que a aeronave possa carregar até oito munições guiadas de precisão(PGM), Sagem AASM (Armement Air-Sol Modulaire) . O SSA-1101 Gerfaut vem sendo desenvolvido desde 2012 pela Sagem, Rafaut, e a AA/ROK.

“Podemos garantir um alcance de 30 km para um AASM sendo lançado a 25.000 pés e a 190 kt,” disse um representante da Sagem a IHS Jane. A empresa irá em breve fazer uma oferta não solicitada, para a agência de aquisições de defesa francesa, a DGA, delineando sua proposta para armar os C-130.

As simulações de computador realizadas em 2014 confirmaram a carga aerodinâmica e a possibilidade de soltar bombas de 250 kg da aeronave de carga, disse a Sagem. Quatro PGMs poderiam ser carregadas sob cada asa no lugar do tanque de combustível externo.

c130 armado

A aeronave usaria o adaptador Rafaut AUF-2, já utilizado no Mirage 2000D, permitindo que duas bombas possam ser transportadas. A estrutura de 5,8 m de apoio, que ainda tem de ser desenvolvido pela Rafaut, proporcionaria a interface entre ambos AUF-2 e o pilone do avião.

A Rafaut planeja integrar todos os componentes eletrônicos necessários para disparar os AASM e até mesmo um trans-receptor Rover neste apoio. Enquanto isso, a Sagem já desenvolveu o hardware necessário para o pacote de modernização do Mirage F1 marroquino, que incluiu capacidades AASM. “Usá-los no C-130 não seria um problema”, disse o representante da Sagem.

A interface do sistema de missão do SSA-1101 Gerfault, seriam instalados no compartimento de carga ou no cockpit do C-130, com um link direto para o adaptador AUF-2 e os AASMs. Este sistema de missão seria totalmente independente dos aviônicos do C-130, ou seja, o trabalho de integração seria reduzido ao mínimo e a aeronave iria manter a sua capacidade de carga.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE:IHS Jane’s