sotas

SOTAS no VBTP Guarani - Foto: THALES

Por Luiz Padilha

EspecialQuando o DAN esteve na sede da THALES na cidade de Hengelo-NL, conhecemos através da Sra Claudia van Hall, diretora de vendas para a América Latina, o sistema integrado de comunicação veicular SOTAS. Este sistema é composto por uma rede de comunicação e de informação integrada ponto a ponto, compartilhando a consciência situacional em todos os níveis de comando, ou seja, da sala de operações para a infantaria no campo.

SOTAS-Claudia

Sra Claudia van Hall durante apresentação do SOTAS à jornalistas na sede da THALES em Hengelo.

Um dos pontos fortes do SOTAS demonstrado é a modularidade do sistema, onde o mesmo pode ser dimensionado e configurado para todos os tipos de veículos e missões. Essa modularidade é o ponto alto do produto, pois ele pode ir agregando num mesmo bloco, opções diversificadas a critério do cliente. Outro ponto forte é a comunicação sem ruídos no campo de operações, podendo ser feita com ou sem fio, com os soldados recebendo informações por voz ou por dados em tempo real.

capture-20150420-093934

Apesar de seu tamanho reduzido, o que é um facilitador para a instalação em qualquer tipo de carro de veículo, o SOTAS interage com todos os equipamentos instalados no carro de combate (Torreta RWS, Indentificação IFF, Câmera de observação, Suíte defensiva entre outros).

sotas-main

O sistema SOTAS é integrado com mais de 50 diferentes fornecedores de rádios, instalados em mais de 60 tipos de veículos, entre os 30 países que utilizam este sistema, e graças a sua modularidade, ele pode ser facilmente atualizado.

SOTAS no Exército Brasileiro 

O Exército Brasileiro adquiriu o sistema SOTAS em 2011. Aprovado pelo CCOMGEX após cumprir todos os rigorosos testes de campo, demonstrando toda a sua robustez e versatilidade. O sistema está instalado nos veículos blindados Guarani, Cascavel, Urutu e M113.

sotas no guarani

SOTAS instalado no VBTP Guarani - Foto: Thales

O Exército abriu uma oficina de manutenção do sistema SOTAS no CCOMGEX em Brasília, e no futuro poderá vir a realizar a manutenção do sistema SOTAS para outros clientes na América do Sul.

Conforme já noticiado aqui no DAN, a empresa Geocontrol, uma empresa EED de Vitória – ES, foi escolhida pela THALES e passará a fabricar o SOTAS no Brasil, garantindo a evolução do sistema SOTAS no país. Com a absorção da tecnologia, a Geocontrol poderá no futuro vir a exportar para outros países na América do Sul.

image_pdfimage_print

 

Leave a reply

 

Your email address will not be published.