IKL-209-1400 S-33 Tapajo

Em 9 de julho, o Submarino Tapajó (S-33) encerrou sua participação na “VI Deployment-2013”, realizada na Costa Leste dos Estados Unidos da América (EUA). A operação envolveu o emprego de meios aeronavais da Marinha dos EUA em exercícios de variados níveis de complexidade, contribuindo para elevar significativamente o grau de aprestamento do S-33.

No dia 5 de maio, o Tapajó suspendeu de Porto Canaveral, na Flórida, para realizar o lançamento instrumentado de dois torpedos MK 48 ADCAP MOD 6 AT. O evento ocorreu na raia da Atlantic Undersea Test and Evaluation Center (AUTEC), nas Bahamas, ao largo da Ilha de Andros, uma área de exercícios que é conhecida pelo nome de “Língua do Oceano”, em face da sua forma geográfica. Durante o adestramento, o S-33 teve como alvo o Navio Range Hover. O exercício atendeu a uma das etapas do processo de conclusão da modernização do Sistema de Combate Integrado AN BYG 501 Mod 1D, um complexo conjunto de equipamentos que integra a direção de tiro com os sensores de bordo e seus periféricos de auxílio à navegação, permitindo uma acurada compilação do quadro tático.

Em muito contribuiu para o êxito do lançamento o trabalho sinergético do Comando da Força de Submarinos (ComForS), da Base Almirante Castro e Silva (BACS), do Centro de Manutenção de Sistemas (CMS), do Centro de Mísseis e Armas Submarinas (CMASM), do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ) e do Depósito Naval do Rio de Janeiro (DepNavRJ), sob a coordenação da Diretoria-Geral do Material da Marinha (DGMM).

No período de 20 de maio a 24 de junho, o Tapajó integrou, juntamente com o Submarino USS Albany  da classe Los Angeles, um Grupo de Batalha nucleado pelo Porta-Aviões USS Harry S. Truman. O Tapajó recebeu as visitas do Comandante da 4ª Frota Naval Norte-Americana, Almirante Sinclair M. Harris, e do Comandante da Força Aliada na Europa, Almirante James G. Stavridis, que autografou um exemplar de seu livro, “Watch Officers Guide”, e do Comandante da Força de Submarinos do Atlântico, Vice-Almirante Michael J. Connor.

A cerimônia de encerramento da “Deployment-2013” ocorreu, no dia 9 de julho, no Quartel General da Naval Ordenance Test Unit (NOTU), em Cabo Canaveral, na Flórida, tendo sido presidida pelo Vice-Almirante Michael J. Connor, Comandante da Força de Submarinos do Atlântico. Estiveram presentes no evento o Diretor-Geral da Secretaria da Junta Inter-Americana de Defesa, Vice-Almirante Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Junior; o Adido Naval do Brasil nos Estados Unidos e Canadá, Vice-Almirante Celso Luiz Nazareth; o Adido Naval do Brasil nos Estados Unidos e Canadá designado, Contra-Almirante Carlos Henrique Seixas; o Comandante da 4ª Frota Naval Norte-Americana, Almirante Sinclair M. Harris; e a Comandante do 45° Espaço Aéreo, General de Brigada Nina Armagno.

No dia 15 de julho, o submarino Tapajó iniciou seu retorno ao Brasil.

 

 

Leave a reply

 

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.