As declarações foram feitas em uma entrevista ao jornal britânico “The Times of London” e ao alemão “Bild”, a poucos dias de assumir a presidência dos Estados Unidos.

Trump afirmou que pretende oferecer ao Reino Unido um acordo comercial rápido e “justo” pós-Brexit. “Penso que o Brexit acabará por ser uma coisa ótima. Eu o previ mas, recebi críticas incríveis”. E disse: ‘É porque as pessoas não querem que outras pessoas venham e destruam o seu país. Penso que o Reino Unido foi muito esperto em sair”.

O presidente-eleito dos Estados Unidos disse que a chanceler alemã é “de longe, a mais importante líder europeia”, mas criticou fortemente a política de “portas abertas” de Angela Merkel, que permitiu a entrada de mais de 1 milhão de refugiados desde 2015: “Tenho grande respeito por ela, penso que é uma grande líder. Mas acho que ela cometeu um erro bastante catastrófico, ao receber todos esses ilegais, aceitando todas as pessoas, independentemente de onde vinham… E ninguém sabe realmente de onde vêm…”.

Tal como fez durante a campanha, Trump voltou a criticar a OTAN e os seus aliados, que diz não cumprirem com a sua parte, quando os Estados Unidos asseguram, por si só, cerca de 70% das despesas militares da Aliança Atlântica: “Disse há muito tempo que a OTAN tem problemas e um deles é que ela está obsoleta, porque foi desenhada há muitos, muitos anos. Em segundo lugar, os países não estão pagando o que devem”.

Com um desejo de aproximação com o Kremlin, que inquieta os parceiros da OTAN, Trump evocou ainda a possibilidade de pôr fim às sanções contra a Rússia, em troca de um acordo de redução das armas nucleares com Vladimir Putin.

FONTE: Euronews
FOTOS: Ilustrativas

 

6 Comments

 

  1. 16/01/2017  11:06 by Warpath

    Passou da hora dessa UE acabar... e de quebra, levar junto a OTAN. E isso vale pra BRICS, União Eurasiana, Mercosul, NAFTA, etc, etc...

    Go Trump!

  2. 16/01/2017  11:10 by HMS_TIRELESS

    O interessante é que na entrevista Trump deixou bem claro que a OTAN é muito importante, a despeito desse "obsoletismo"apontado por ele, e que os EUA devem proteger os países europeus embora tenha feito a crítica (justíssima) de que a maioria deles não está cumprindo com os seus deveres quanto aos gastos e jogando o grosso dos mesmos nas costas dos EUA. Ainda assim o site Euronews omitiu essas informações. Por que será?

  3. 16/01/2017  11:48 by César Pereira

    Para mim esse Trump é um fanfarrão, não creio que irá cumprir muitas das coisas que vem falando , aliás como muitos políticos fazem após serem eleitos .Se for cumprir todas as bravata se que vem dizendo certamente terá um curto mandato !

  4. 16/01/2017  13:51 by Kemen

    Donald Trump gosta de aparecer por comentarios BOMBASTICOS, Muita coisa que ele disse que iria fazer não vai não é puro blefe, se a OTAN esta obsoleta que o diga o pobre (digo rico) coitado que não se da conta que o maior aliado é o seu pais e se estivesse obsoleta as forças norte americanas seriam as principais obsoletas, a Rusia estaria superior ? O Pacto de Varsovia não existe mais, se desfez ! Sobre o brexit; o Reino Unido que se cuide, num mundo globalizado não existe futuro em fragmentações comerciais.

  5. 16/01/2017  16:00 by Alexandre

    Globalização indo pelo ralo, protecionismo em alta!!!!! Quem diria que isso fosse acontecer, exatamente liderado pelos Países que mais defendiam o comércio livre em todo o mundo... EUA e UK andando para trás , se eu defendesse isso aqui, seria chamado de comunista, a turma do Neoliberalismo entraria matando, mas como será que ficarão, agora que seus Mestres estão preconizando o contrário? Será que continuarão com o mesmo pensamento? Será que a máxima do faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço, vai voltar??

  6. 16/01/2017  18:25 by Jose A. PImentel

    Acho que a Russia gostou muito dos comentarios do presidente eleito sobre a Nato e a Cnanceler Alemã. Eles pensam iguais.

Leave a reply

 

Your email address will not be published.