A-29A-5734-no-Taxi

A-29A-5734 durante o Taxi

Por Emídio Neto

exclusivoEntre os dias 15 de março e 2 de abril, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), organização militar da Força Aérea Brasileira (FAB), conhecido popularmente como “Esquadrilha da Fumaça”, estará na Base Aérea de Natal, realizando treinamento para seu retorno às apresentações aéreas que tanto abrilhantam os céus brasileiros. O Defesa Aérea & Naval pôde acompanhar o EDA de perto e traz para nossos leitores como foi o treinamento.

Comandante-Ten-cel-Gobett

Comandante do EDA - Ten.Cel. Gobett

No momento, a Esquadrilha da Fumaça está em fase de implantação de sua nova aeronave, o Embraer-314, ou apenas A-29 Super Tucano na FAB. Este processo iniciou-se em abril de 2013 com uma etapa inicial, denominada “Formação e Adestramento na Aeronave A-29” com duração de três meses, onde os pilotos passaram a voar o Super Tucano. Esta segunda e atual fase, denominada “Desenvolvimento Operacional da Aeronave A-29 na Missão do EDA” teve início no final de junho de 2013 e está em pleno andamento.

PerfeitoAlinhamento

Alinhamento perfeito

A missão de treinamento está sendo cumprida na BANT, que fica na cidade de Parnamirim, no Rio grande do Norte, porém faz parte da Grande Natal, capital potiguar. A missão conta com um contingente de 43 militares, sendo: 13 pilotos e mais os oficiais e graduados de funções diversas, além de um representante da Empresa Brasileira de Aeronáutica (EMBRAER) que dá suporte técnico ao esquadrão. No translado entre a sede do EDA, em Pirassununga/SP para Natal/RN, a equipe foi transportada em nove aeronaves A-29 equipadas com tanques suplementares externos como apoio de um C-130 Hercules do 1º Esquadrão do 1º Grupo de Transporte Aéreo (1º/1º GTT) da base Aérea do Galeão.

Os atuais pilotos do EDA e suas posições na esquadrilha são:

tabela

Além dos oficiais aviadores (pilotos), para que os aviões possam voar com total desempenho, segurança e para garantir a boa realização das atividades administrativas há uma equipe de graduados especialistas apelidados pelos pilotos de “Anjos da Guarda”. Complementam o EDA um oficial de manutenção, um oficial médico, oficiais de comunicação social e um grupo de soldados.

Anjos-em-Ação-1

Anjos em Ação

O Comandante da Esquadrilha da Fumaça, Tenente-Coronel Marcelo Gobett Cardoso, ressalta que o objetivo da missão é o treinamento dos pilotos, das equipes de manutenção e de apoio logístico em deslocamentos em longa distância, intercâmbio de experiências entre as equipes do EDA e do 2º Esquadrão do 5º Grupo de Aviação (2º/5º) GAV, que o pera o A-29 Super Tucano a mais tempo na Força Aérea Brasileira. Também serão praticados procedimentos de emergência nas duas unidades de simuladores de voo do A-29 existentes na BANT.

A-29A-5717-Decola-Solo

A-29A-5717-Decola-Solo

O DAN agradece pelo apoio ao Ten-Cel Gobett (Comandante do EDA), do Tenente Andrews (Comunicação Social da BANT) e da Tenente Josiane (Comunicação Social do EDA).

 

1 Comment

 

  1. 21/03/2014  10:08 by Claudio

    Em 2013 enviei uma solicitação para a realização de uma apresentação aqui em Itajaí/SC.
    Estamos na torcida para que nossa solicitação seja aceita e a apresentação seja realizada no mês de setembro de 2014.

Leave a reply

 

Your email address will not be published.