Vídeo: Fragatas FREMM da Marinha Francesa disparam seus mísseis de cruzeiro MdCN (Naval Cruise Missile) contra a Síria

A Marine Nationale realizou a primeira operação envolvendo o novo míssil de cruzeiro naval MdCN (Missile de Croisiere Naval) contra a S´ria. Os mísseis de cruzeiro foram lançados contra um local de produção de armas químicas do regime sírio em coordenação com os Estados Unidos e o Reino Unido.



De acordo com o blog francês Le Mamouth, três fragatas FREMM participaram dos ataques com mísseis de cruzeiro: o primeiro navio da classe Aquitaine, a Provence e a Languedoc.

Essas três fragatas, as mais recentes e mais avançadas atualmente comissionadas na frota da Marinha Francesa, eram apoiadas por uma fragata de defesa aérea, uma fragata anti-submarino e um navio de comando e reabastecimento da classe Durance (Bâtiment de commandement et ravitailleur ou BCR). Os ataques das forças francesas também foram executados por caças Rafale baseados na região.

O Reino Unido também realizou ataques aéreos. De acordo com a USNI News, os ataques dos EUA partiram do destróier de mísseis guiados USS Donald Cook, um cruzador de mísseis guiados da classe Ticonderoga e dos bombardeiros B-1B Lancer da Força Aérea dos EUA. Atualização: Forças francesas lançaram 12 mísseis de cruzeiro (8 Scalp EG lançados pela Força Aérea e 4 mdCN mísseis de cruzeiro navais das Fragatas FREMM).

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: NavyRecognition