vricon

Por Luiz Padilha

exclusivoO DAN esteve na cidade de Linkoping-SE para conhecer um pouco sobre a VRICON e seu produto. A VRICON é uma empresa criada a partir de uma joint-venture entre a sueca Saab e a americana Digital Globe, com sede em Washington DC e escritório na cidade de Linkoping, Suécia. A VRICON com os softwares de analise de imagens da Saab e o maior arquivo de imagens de satélite do mundo da Digital Globe, busca um novo paradigma de dados, alvos e navegação.

A VRICON utiliza um algoritmo exclusivo e a combinação da capacidade de atualização de toda a base de dados da DigitalGlobe através da constelação de 5 satélites.

Com uma cobertura global e precisão excepcional, incrível foto realismo em 3D, imagens em elevação, baseadas no processamento automatizado de todo o mundo da DigitalGlobe, arquivos de imagens de satélite comercial de alta resolução em constante atualização com resolução de 0.5m.

Capacidades estratégicas

A VRICON atualmente fornece aos seus clientes imagens com elevada precisão, com dados geográficos colhidos de uma mesma fonte global. O campo à ser explorado é imenso, possibilitando ao cliente a redução de custos, como por exemplo, em aerofotogrametria. Clientes que necessitam de imagens para desenvolver seus projetos como por exemplo, companhias de petróleo, operadoras de telefonia e empreiteiras da área de construção civil, irão se beneficiar muito das imagens geradas pela VRICON.

vricon2

Uso militar

Com atualização constante dos dados oriundos de uma rede de satélites global, a inteligência militar pode através do mapeamento, realizar planejamentos mais precisos e ataques sem a necessidade do uso de GPS, demonstrando a importância de seu uso pelas forças armadas.

No exercício combinado “Bold Quest 13-2” em Muscatatuck, Indiana-EUA, com os exércitos dos EUA,França, Canadá, Inglaterra,Itália, Alemanha, Espanha, Noruega, Suécia e Dinamarca, os dados das imagens geradas pela VRICON, foram um sucesso na avaliação das forças armadas suecas.

Uma vez instalado no dispositivo do soldado, o software da Vricon fornece medição de coordenadas de alta precisão em apenas um clique em segundos, permitindo o uso de um computador leve e portátil no campo de batalha. Os soldados podem pré-planejar pontos de observação – POs, rotas de entrada e saída e usar dispositivos portáteis para tomar decisões importantes no meio da batalha.

“Vricon significa que eu posso planejar meus POs em detalhes antes mesmo de chegar ao campo de batalha.” – observação de um soldado de forças especiais.

Em outro importante exercício, este realizado em Vidsel-SE, com a participação da força aérea sueca, caças Gripen utilizando as imagens 3D georreferenciadas fornecidas pela VRICON, lançaram suas bombas GBU-49 com precisão total.

cat-1       vricon-gpss       

Outra grande vantagem é a utilização de mísseis de cruzeiro sem a necessidade do uso de GPS. Com os geo-dados inseridos no míssil, ele cumpre toda a trajetória até o alvo, acompanhando as variações do terreno, sem necessitar de nenhum dado adicional e com altíssima precisão.

vriconn

A importância das imagens 3D podem ser observadas nas imagens comparativas abaixo.

vricon-4       vricon5

Jogos Olímpicos Rio 2016

Com os ataques terroristas islâmicos no Oriente Médio se tornando um caso regular na Europa, havia o temor de que os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, também poderiam ser um alvo. Várias áreas do planeta já foram detalhadas pela VRICON, e ela apoiou a segurança dos Jogos Olímpicos Rio 2016, através da produção de dados sobre a cidade para sua segurança.

amrj-rio-de-janeiro

Imagem do Arsenal de Marinha no Rio de Janeiro do banco de dados da VRICON.

vricon-rio       vricon-rio1       vricon-rio2

A Força Aérea Brasileira poderá no futuro, se assim desejar, utilizar o software da VRICON em seus futuros caças Gripen da Saab, e usufruir da qualidade e precisão dos dados e das imagens 3D, no adestramento de seus pilotos.

RolloutGripenE_15

vricon_logo

 

 

 

1 Comment

 

  1. 14/04/2017  12:22 by renan

    Muito legal está tecnologia não conhecia tamanha possibilidade.
    Seria muito útil a um pais que não disponha de satélite para um gps próprio
    Mas qual é o custo e confiabilidade?
    Obrigado pela matéria

Leave a reply

 

Your email address will not be published.