Caça Su-30 da Força Aérea da Venezuela cai logo após decolar em El Sombrero

Caça Su-30MK2V armado com míssil anti-navio Kh-31




Por ERICK CERQUEIRA

Um caça de dois lugares Sukhoi Su-30MK2 da Aviação Militar Bolivariana (AMB) caiu logo após a decolagem da Base Aérea Militar Capitão Manuel Ríos (BAMARI), em El Sombrero (Venezuela), na tarde desta quarta-feira, 16 de outubro. Ambos os pilotos conseguiram ejetar em baixa altitude, mas viera a falecer. Esta é a segunda perda deste modelo na Venezuela.

Segundo as primeiras informações disponíveis, o caça designado ao Grupo Aéreo Nº 11 decolou da base aérea, localizada na cidade de El Sombrero, localizada a cerca de 122 quilômetros (65 milhas náuticas) ao sul da capital venezuelana de Caracas, depois das 16:10LT (GMT-4), na direção da Base Aérea do Tenente Luis del Valle García (BAVALLE) em Barcelona.

Durante a subida inicial, após a decolagem, voando a baixa altitude, o Sukhoi sofreu uma falha mecânica e virou bruscamente para a direita, resultando na perda de controle. Os dois pilotos a bordo, identificados como Brigadeiro-General e Comandante da Base Aérea Militar Capitão Manuel Ríos, RVMM (46), além do Capitão NJSN (32), piloto do Grupo Aéreo N ° 11, morreram.

Durante a perda de controle, os militares conseguiram ejetar em baixa altitude, no entanto, não houve tempo suficiente para a abertura dos paraquedas. Segundo uma fonte revelada aos jornais locais da Venezuela, o caça-bombardeiro Su-30MK2 estava em processo de transferência para ser reparado por especialistas aeronáuticos russos em Barcelona. O impacto ocorreu às 16h14 e o avião pegou fogo, ficando completamente destruído.

Extraoficialmente, as autoridades militares confirmaram o acidente, observando que, depois de decolar com um plano de transferência para Barcelona, ​​o avião virou bruscamente para a direita, forçando a tripulação a ativar a ejeção. As causas serão investigadas pelo Conselho de Investigação de Acidentes da Inspetoria Geral de Aviação Militar Bolivariana (INGAV). Esta é a segunda perda de um Sukhoi venezuelano. Quatro anos atrás, outro modelo de avião atingiu o chão; Os dois pilotos também morreram.

FONTE: Transponder1200

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

Sair da versão mobile