Declaração da Airbus sobre o acidente com o A350 da JAL

Toulouse, 2 de janeiro de 2024 – A Airbus lamenta confirmar que um A350-900 operado pela Japan Airlines se envolveu em um acidente durante o voo JAL516 do Aeroporto Sapporo New Chitose para o Aeroporto Internacional de Haneda pouco depois das 17h47 (horário local) do dia 2 de janeiro de 2024. Todos os 367 passageiros e 12 tripulantes a bordo evacuaram a aeronave.

O A350 colidiu com uma aeronave DHC-8 ao pousar em Haneda. Desde então, as autoridades japonesas confirmaram que, infelizmente, cinco das seis pessoas a bordo do DHC-8 não sobreviveram. As circunstâncias exatas do evento ainda são desconhecidas.

A aeronave envolvida no acidente, registrada sob o número JA13XJ, era o MSN 538, entregue à Japan Airlines da linha de produção em 10 de novembro de 2021. Era equipada com motores Rolls-Royce Trent XWB.

Em linha com as recomendações do Anexo 13 da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO), a Airbus fornecerá assistência técnica ao Bureau d’Enquêtes et d’Analyses (BEA) da França e ao Japan Transport Safety Board (JTSB) responsável pela investigação. Para o efeito, a Airbus está presentemente a enviar uma equipa de especialistas para auxiliar as Autoridades.

Mais atualizações serão fornecidas assim que as informações consolidadas estiverem disponíveis e a Airbus estiver autorizada a divulgá-las.

Nossas preocupações e solidariedade vão para as famílias, amigos e entes queridos afetados pelo acidente.

FONTE: Airbus

Vídeo do momento da colisão entre as duas aeronaves:

Sair da versão mobile