Frota de MH-60R Seahawk australiana está temporariamente sem voar após pouso forçado no mar

Os três tripulantes de um helicóptero MH-60R Seahawk da Marinha Real Australiana estão em segurança após um pouso forçado no Mar das Filipinas durante um voo noturno de rotina.

A aeronave estava operando a bordo da HMAS Brisbane (DDG 41), como parte de um desdobramento de Presença Regional junto com a HMAS Warramunga (FFH 152).

A HMAS Brisbane resgatou a tripulação cerca de 20 minutos depois. A tripulação sofreu ferimentos leves e foi atendida a bordo do próprio navio.

O Comandante da Frota Australiana, Contra-Almirante Mark Hammond, elogiou as tripulações de ambos os navios envolvidos por sua rápida resposta à emergência. “O resgate bem-sucedido deve-se à dedicação ao dever e à habilidade dos tripulantes da HMAS Brisbane. Suas ações imediatas garantiram a sobrevivência da tripulação, validando o significativo treinamento realizado em caso de emergência desta natureza”, disse o contra-almirante Hammond.

Ambos os navios continuam a vasculhar a área em busca dos destroços, o que ajudará a determinar a causa do incidente. “Com a tripulação a salvo, investigar as circunstâncias que levaram à queda do helicóptero é a prioridade no momento. Como precaução, pausamos temporariamente as operações de voo da frota MH-60R Seahawk”, completou o contra-almirante Hammond.

Sair da versão mobile