Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados

Home Acidente aéreo

Irã derrubou acidentalmente avião ucraniano, dizem EUA e Canadá

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
09/01/2020 - 18:29
em Acidente aéreo
0
320
compartilhamentos
497
acessos
CompartilharCompartilharCompartilhar
Chinese (Traditional)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

O Irã acidentalmente derrubou o avião ucraniano que caiu na quarta-feira (8) perto de Teerã com 176 pessoas a bordo, de acordo com autoridades americanas e canadenses.

Em pronunciamento na tarde desta quinta (9), o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, afirmou que evidências sugerem que Boeing 737-800 da Ukrainian International Airlines teria sido alvejado por um míssil, possivelmente por engano. Trudeau pediu uma investigação rigorosa do acidente.

À imprensa americana, fontes oficiais (que falaram sob condição de anonimato) afirmaram que as agências de inteligência do governo dos Estados Unidos creem que ao menos um míssil iraniano atingiu o avião comercial. Uma delas afirmou ao jornal The New York Times que as autoridades têm um “alto nível de confiança” sobre o que aconteceu, ressaltando a crença de que a ação foi acidental. O governo da Ucrânia disse que estava investigando se a aeronave havia sido atingida por um míssil, mas o Irã descartou essa possibilidade.

O chefe da Organização de Aviação Civil do Irã, Ali Abedzadeh, é “cientificamente impossível que um míssil tenha atingido o avião ucraniano, e esses rumores não têm lógica”. A declaração foi citada pela agência oficial iraniana Irna. Na quarta-feira, o Irã disse que não entregaria as caixas-pretas do avião para investigadores externos. O acidente ocorreu horas após o Irã disparar mísseis contra duas bases militares que abrigam forças dos EUA no Iraque.

Nesta quinta-feira, o presidente dos EUA, Donald Trump, disse “tenho minhas suspeitas” a respeito da queda do avião. “Alguém pode ter cometido um erro”, disse ele.

O que a imprensa americana afirma?

A rede CBS News e a revista Newsweek disseram que autoridades americanas e do Iraque “estavam confiantes ao afirmar” que o avião ucraniano foi derrubado por um míssil disparado pelo Irã.

A CBS publicou um breve relato no Twitter, dizendo que suas informações vieram de fontes nos setores de inteligência americanos. Segundo os relatos, os satélites dos EUA também detectaram dois lançamentos de mísseis pouco antes de o avião ucraniano explodir.

Já a Newsweek citou autoridades americanas e iraquianas, que afirmam acreditar que a aeronave foi atingida por um sistema de mísseis terra-ar Tor M-1, construído na Rússia, conhecido como Gauntlet pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Segundo a publicação, dois oficiais do Pentágono confirmaram que essa colisão foi acidental. A revista citou fontes que afirmam que os sistemas antiaéreos do Irã provavelmente estavam ativos após seus ataques às bases aéreas dos EUA, na mesma noite.

O que o Irã afirma?

Ali Abedzadeh deu uma versão diferente para explicar a queda da aeronave. “O avião, que inicialmente foi para o oeste para deixar a zona do aeroporto, virou à direita após um problema e estava voltando ao aeroporto no momento do acidente.”

Abedzadeh acrescentou que testemunhas viram a aeronave “pegando fogo” antes do acidente e que os pilotos não fizeram nenhum pedido de socorro antes de tentar retornar ao aeroporto Imam Khomeini.

“Vários voos domésticos e estrangeiros estavam voando no espaço iraniano à mesma altitude de 2.400 metros. A informação de um impacto do míssil na aeronave não pode ser verdadeira de forma alguma”, disse ele.

Abedzadeh afirmou, ainda, que as descobertas iniciais foram enviadas para a Ucrânia e para os Estados Unidos, onde a Boeing tem sua sede.

A Suécia e o Canadá também receberam as conclusões apontadas pelo Irã, pois havia pessoas desses países a bordo, acrescentou.

Quem está investigando o acidente?

Normalmente, o Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos EUA teria uma participação em qualquer investigação internacional envolvendo modelos fabricados no país. Mas o órgão deve agir com permissão e de acordo com a legislação do país estrangeiro em questão.

Em comentários publicados pela agência de notícias Mehr do Irã, Abedzadeh disse que o país não iria repassar as caixas pretas aos fabricantes ou investigadores americanos. “Esse acidente será investigado pela organização de aviação do Irã, mas os ucranianos também podem participar”, disse ele.

Abedzadeh disse que ainda não está claro qual país analisará as informações das caixas pretas, como a gravação da conversa dos pilotos na cabine e dados de voo.

Anteriormente, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou que “uma investigação completa e independente será conduzida de acordo com o direito internacional” e que ele conversaria com os líderes iranianos para intensificar a cooperação na apuração do acidente.

Nesta quinta-feira, a Ucrânia decretou um dia de luto nacional por conta do acidente.

A Boeing disse que está “pronta para ajudar de maneira que for necessária”, enquanto o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, afirmou que seu país espera participar da investigação e ofereceu assistência técnica.

FONTE e FOTOS: BBC

Tags: Boeing 737-800CanadáDonald TrumpEUAIrãJustin TrudeauTor M-1Ukranian International AirlinesUSA
Notícia Anterior

decreto do governo de SP retira impostos para estimular investimentos na indústria de Defesa e Segurança

Próxima Notícia

EUA e Irã recuam de beira do abismo, mas novas ameaças mostram que crise continua

Guilherme Wiltgen

Guilherme Wiltgen

Notícias Relacionadas 

Acidente aéreo

Acidente com Boeing da China Eastern Airlines pode ter sido intencional

18/05/2022 - 16:23
Soldado ucraniano observa o ataque da Rússia à Ucrânia na região de Luhansk, em 26 de abril de 2022 Foto Serhii Nuzhnenko
Geopolítica

Biden pede ao Congresso americano US$ 33 bilhões para ajudar a Ucrânia

29/04/2022 - 10:08
O presidente da Ucrânia Volodymyr Zelenskiy posa para uma foto com o secretário de Estado dos EUA Antony Blinken e o secretário de Defesa dos EUA Lloyd Austin antes de uma reunião em Kiev, 24 de abril de 2022
Geopolítica

Presidente da Ucrânia se reúne com Secretários de Estado americanos em Kiev

25/04/2022 - 15:39
Carregar mais
Próxima Notícia
Imagens de satélite mostram base de tropas norte-americanas no Iraque antes e depois de ataque iraniano

EUA e Irã recuam de beira do abismo, mas novas ameaças mostram que crise continua

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.




Redes Sociais

Facebook Instagram Twitter Youtube

Comentários

  • Gilberto Rezende em Novo corte em encomenda de KC-390 pela FAB não tem previsão contratual, diz Embraer
  • Antônio Carlos Teixeira em Complexo Naval de Itaguaí recebe pela 1ª vez a atracação de um Escolta da Esquadra
  • filipe em Novo corte em encomenda de KC-390 pela FAB não tem previsão contratual, diz Embraer
  • Bardini em Gripen na FAB – 2º Lote de caças será de 26 unidades
  • Caloro em Projeto TH-X: Marinha e FAB vão receber helicópteros Esquilo em troca de H225M
  • Luiz Padilha em Ataque noturno marca certificação da Força de Prontidão da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada
  • Carlos Eduardo Kwiatkoski Bonifácio em Ao vivo: Lançamento dos satélites Lessonia pela SpaceX (15h15)




Publicações DAN

  •  
  • Artigos

Poseidon 2022 – Chegou a vez do NDM ‘Bahia’

NAM ‘Atlântico’ adestra sua capacidade expedicionária com o Esquadrão HU-2

Primeiro pouso a bordo do AH-15B Super Cougar (H225M Naval)

ADEREX-Aeronaval 2022: Força Aeronaval se adestra com o Capitânia da Esquadra

Especial DAN 10 anos: Lyon Air Museum, e seus raros e autênticos “warbirds” da 2ª Guerra Mundial

Especial DAN 10 anos: Vídeo com Aviador Naval brasileiro voando o Gripen D em Linköping

Especial DAN 10 anos: Aviador Naval ensaia o Gripen D na Suécia











  • Home
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval

© 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital

Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval