Um pássaro colide com um avião e parte da hélice atravessa a fuselagem

Jetstream JS-4

Um grande pássaro colidiu com um avião da companhia aérea sul-africana Airlink, desalojando a pá da hélice, que quebrou uma janela da cabine.

A aeronave, modelo Jetstream JS-4 operando em voo charter privado, estava pousando em Venetia, na África do Sul, quando o animal atingiu a hélice direita, desprendendo uma das pás do eixo, que penetrou na fuselagem da aeronave, causando danos ao interior da cabine, onde felizmente os assentos ficaram desocupados.

Imagens compartilhadas nas páginas da aviação mostram pedaços da hélice embutidos em um assento e fragmentos espalhados pela cabine. A pá abriu um buraco na fuselagem e quebrou a janela da cabine.

A companhia aérea confirmou o incidente, ocorrido no dia 3 de janeiro, por meio de um comunicado postado em seu site e informa que “nenhum dos passageiros ou tripulante ficou ferido”, apesar de “a aeronave ter sofrido danos consideráveis”.

Por sua vez, o diretor geral da companhia aérea, Rodger Foster, disse ao TimesLIVE que colisões com pássaros são “comuns” na indústria da aviação.

A aeronave permanecerá em Venetia, enquanto a Autoridade de Aviação Civil da África do Sul conduz uma investigação sobre o incidente e técnicos avaliam os danos.

Acredita-se que a ave envolvida no incidente seja uma abetarda kori, comum nas savanas do centro e do sul da África. Essa espécie é uma das maiores aves voadoras do mundo, já que um macho adulto pode pesar até 18 quilos e atingir 2,7 metros de envergadura.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: RT

Sair da versão mobile