RIMPAC: Incêndio a bordo de Corveta peruana deixa dois feridos

Por Guilherme Wiltgen

Os organizadores do exercício naval Rim of the Pacific (RIMPAC), informaram que ontem por volta das 8h HST (Hawaii Standard Time), ocorreu um incêndio a bordo de um dos navios participantes e que as demais unidades navais estavam prestando auxilio.

Posteriormente, foi informado que às 13h40 o incêndio havia sido extinto e que os feridos haviam sido transferidos pelo helicóptero da Fragata francesa Prairial (F731) para o navio da Guarda Costeira dos EUA, USCGC Midgett (WMSL-757), e de lá foram evacuados por um helicóptero da Marinha dos EUA para para um hospital em terra.

O navio só foi identificado hoje como sendo a Corveta peruana BAP Guise (CC-28), com a nota emitida pela Marinha Peruana.

A BAP Guise (CC-28) é a ex-ROKS Suncheon (PCC-767), Corveta da classe Pohang da Marinha da Coreia do Sul, que foi descomissionada em 24/12/19 e transferida para a Marinha do Peru.

Abaixo, a nota da Marinha do Peru sobre o acidente:

1. Hoje às 13h00, durante o desenvolvimento no mar do Exercício Multinacional RIMPAC 2022, realizado no Havaí-EUA, a corveta BAP “Guise” sofreu um incêndio, que foi mitigado e controlado pela tripulação com apoio de unidades estrangeiras.

2. Infelizmente, dois tripulantes sofreram queimaduras e foram evacuados de helicóptero para seus respectivos cuidados em um hospital especializado em Honolulu, tendo os detalhes sido comunicados aos seus familiares. Deve-se notar que o resto do pessoal naval está ileso.

3. Da mesma forma, a Marinha do Peru providenciou para que o comando avalie e apresente um relatório inicial sobre os fatos ocorridos, para determinar as ações correspondentes.

Sair da versão mobile