A Concorrência Estratégica no Ártico

Camp SARGO no Ártico




Conforme já abordado e condizente com a opinião de varios analistas de geopolítica, o que ocorre no Ártico pode ser espelhado em futuro próximo na Antártica, por ora protegida pelo Tratado da Antártica.

Vale conhecer a análise abaixo, de iniciativas e ações militares naquela região, para poder analisar de forma prospectiva um dos cenários plausíveis, com ou não, outros atores de um trecho de nosso entorno estratégico.
Segue o artigo abaixo publicado originalmente no Janes Defence Weekly.

O derretimento do gelo no Ártico está viabilizando a região para atividades militares, levando os membros da OTAN e a Rússia a mudar seu foco para além da Europa Oriental.

Relatórios de Jim Dorschner

Depois que a Rússia invadiu a Ucrânia em 2014, os estrategistas da OTAN se concentraram na volátil fronteira oriental da aliança. No entanto, o aquecimento global agora também está mudando o interesse em questões de segurança entre os estados do Ártico do Canadá, Dinamarca, Noruega e Estados Unidos, bem como os parceiros da aliança Finlândia e Suécia.

O derretimento do gelo do Ártico está abrindo oportunidades para uma lucrativa expansão comercial, além de estimular movimentos russos agressivos e o alcance estratégico do país na região, desenvolvendo capacidades militares para os ambientes mais desafiadores.

Em resposta, os membros e parceiros da OTAN estão também ampliando suas capacidades, examinando equipamentos (material), treinamento, organização e doutrina específicos, bem como sua infraestrutura de comando, controle, comunicações e inteligência (C3I).

HMS Trenchant Foto: Cdr Charles Ball

O relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas de 2018 descreveu um aumento da temperatura global de 1,5 ° C, com impactos significativos para o Ártico. Estudos sugerem que os navios possam navegar entre a Europa e a Ásia no verão de 2030, com o Ártico possivelmente sem gelo no verão de 2050. À medida que as rotas marítimas abrirem, as preocupações com a segurança marítima aumentarão, influenciando os requisitos de busca e salvamento (SAR) e as linhas de comunicação marítimas. O interesse na exploração de combustíveis fósseis já está aumentando, como visto na iniciativa de gás natural liquefeito (GNL) liderada pela Rússia na Península de Yamal e o governo dos EUA tentando abrir o norte do Alasca para a perfuração de petróleo “offshore”.

Em uma conferência no Reino Unido em dezembro de 2019, o secretário-geral da Otan Jens Stoltenberg disse que a importância do Ártico está aumentando por várias razões, incluindo o incremento da presença russa. “O derretimento do gelo significa também que toda a geografia vai mudar porque será mais fácil ter atividade econômica, linhas marítimas de comunicação e assim por diante”, disse ele. Em resposta, ele disse que a Otan deve garantir sua presença no Ártico e que “alguns dos investimentos que fazemos em novos navios, recursos marítimos, de vigilância e de aeronaves são relevantes” para a região.

Os programas em andamento entre os países litoraneos incluem novos Navios Patrulha no Ártico, bem como aeronaves e sistemas especializados de patrulha de longo alcance, inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR). Isso será associado ao aumento das operações terrestres, aéreas, marítimas e de forças especiais e à melhoria do C3I. Igualmente importante é a ênfase no treinamento e no equipamento das forças que operam no Ártico.

Movimentos russos

Os esforços russos para desenvolver capacidades militares no Ártico começaram com uma declaração conjunta do presidente Vladimir Putin e do ministro da Defesa, Sergei Shoigu, em dezembro de 2013. “Até 2015, deve ser implementado um grupo de forças para a segurança militar e a proteção dos interesses da nação Russa no Ártico”, eles disseram.

Um ano depois, o Comando Estratégico Conjunto do Ártico – Norte (JSC-Norte) foi declarado operacional sob o Comando Estratégico Conjunto da Frota do Norte da Rússia, com a missão de proteger os interesses territoriais russos no Ártico, incluindo a navegação na Rota do Mar do Norte e depósitos de hidrocarbonetos lá localizados. A área de responsabilidade da JSC-North se estende de Murmansk, perto da Noruega, a Anadyr, que fica defronte ao Alasca, no Mar de Bering.

O comando tem se expandido constantemente, com novas bases aéreas, guarnições e instalações marítimas nos territórios das ilhas do Ártico, incluindo Novaya Zemlya, as Novas Ilhas da Sibéria, Wrangel e Cabo Schmidt. A estrutura da força inclui duas brigadas Articas do exército, que foram declaradas prontas para o combate em 2015 e 2016 em Alakurtti, perto da fronteira com a Finlândia e no distrito autônomo do norte de Yamal-Nenets. Anteriormente um regimento, a 61ª Brigada Independente de Fuzileiros Navais também opera a partir de uma base em Sputnik, perto das fronteiras da Finlândia e da Noruega. As unidades de forças especiais focadas no Ártico também cresceram em 30%.

As principais bases aéreas de Severomorsk-1 e Severomorsk-3 na Península de Kola podem operar bombardeiros pesados ​​e aeronaves de transporte, assim como as bases aéreas de Rogachevo, Novaya Zemlya e NaryanMar, perto do mar de Barents. O aeroporto de Nagurskoye, em Franz Josef Land, agora também possui uma pista estendida para permitir a operação de caças MiG-31, aeronaves de ataque Sukhoi Su-34 e aeronaves de reabastecimento aéreo Ilyushin Il-78. Uma nova base aérea em Kotelny Island, nas Novas Ilhas Siberianas, foi inaugurada no final de 2018.

Base aérea Severomorsk-1

No início de 2019, as Forças Aeroespaciais da Rússia retomaram as patrulhas do espaço aéreo ao redor do Pólo Norte com aeronaves de caça de longo alcance MiG-31BM e apoio de aviões-tanque Il-78 que operam a partir da base aérea de Monchegorsk na Península de Kola e do aeródromo de Nagurskoye, que possibilitam acesso as altas latitudes do Ártico e para oeste, até a lacuna Groenlândia-Islândia-Reino Unido (GIUK). As bases aéreas do Ártico na Rússia também suportam bombardeiros de reconhecimento marítimo de longo alcance Tupolev Tu-142 e aeronaves de patrulha marítima Il-38 com capacidade de ataque.

Juntamente com o aumento do número e das capacidades das bases árticas, as forças russas têm introduzido constantemente sistemas avançados de defesa antiaérea, incluindo a primeira implantação ártica dos sistemas S-400 Triumf em um regimento em Novaya Zemlya. Prevê-se novas implantações nas ilhas do Ártico. A Rússia implantou sistemas S-300PS em dezembro de 2019, perto da cidade de Tiksi, na costa norte. Os sistemas de mísseis superficie-ar de curto alcance (SAM) Tor-M2DT também foram empregados durante um exercício em julho de 2019 em Novaya Zemlya. Em janeiro de 2018, o ministro da Defesa afirmou que os sistemas SAM de curto alcance Tor-M2DT substituiriam as armas antiaéreas ZSU-23-4, mais antigas no Ártico, até o final do ano. A unidade de defesa antiaérea Kolskoye da Frota do Norte também ativou um batalhão de sistemas de armas / mísseis antiaéreos Pantsir-S em julho de 2019.

Em termos de capacidade marítima em 2015, a Marinha Russa começou a construir várias classes de navios com capacidade para navegação no gelo, incluindo dois navios de apoio do Ártico do Projeto 03182, quatro navios de apoio do Projeto 20180 e sete quebra-gelos, três dos quais com energia nuclear. Dois navios-patrulha Projeto 23550 com capacidade para helicópteros em construção pelo Admiralty Shipyards em São Petersburgo para entrega em 2020 provavelmente estarão armados com um canhão de 100 mm e um sistema de mísseis em contêiner para mísseis anti-navio Klub ou mísseis Kalibr-NK. Os sistemas de armas de defesa Costeira incluem mísseis móveis de defesa costeira SS-C-5 Bastion-P, que realizaram exercícios de tiro nas Ilhas da Nova Sibéria em 2018. Estes sistemas estão ampliando ou substituindo os sistemas SSC-3 ‘Styx’ mais antigos.

Exercícios regulares garantem a prontidão das forças árticas Russas, variando de evoluções em menor escala dirigidas pelo JSC-North voltados a pequenos componentes de força no Ártico até exercícios nacionais de maior escala. O teatro marítimo do grande exercício ‘Zapad 2017’ incluiu uma força-tarefa substancial da Frota do Norte de cerca de 50 navios e submarinos apoiados por 30 aeronaves, com elementos de ambas as brigadas do Ártico realizando operações de anti sabotagem apoiadas por unidades aéreas que foram destacadas para este exercício.

SS-C-5 Bastion-P

Embora o exercício ‘Vostok’ em setembro de 2018 tenha empregado cerca de 300.000 soldados manobrando em uma ampla paisagem no oeste da Rússia e na Bielorrússia, o exercício incluiu o envio de uma brigada Anfíbia do Ártico, que conduziu um avanço de 270 km na Península de Chukotka, na distante região leste da Rússia com um ataque complexo aos comandos ‘inimigos’ no final.

Canadá assertivo

Desde a entrada para a Passagem Noroeste em Baffin Bay, na Groenlândia, até o Mar de Bering, no Alasca, o Canadá tem a maior extensão de costa ártica da OTAN e fica atrás apenas da Rússia. Isso faz do Ártico uma prioridade para o Departamento de Defesa Nacional do Canadá (DND) e as Forças Armadas do Canadá (CAF), que reconhecem a região como “uma importante encruzilhada internacional onde questões de mudança climática, comércio internacional, desenvolvimento econômico e segurança global se encontram”. Com o aumento da concorrência estratégica, riscos ambientais e requisitos operacionais, a CAF está “comprometida com uma maior presença no Ártico a longo prazo, enquanto trabalha em cooperação com aliados e parceiros”.

As iniciativas da CAF incluem melhorar a mobilidade, o alcance e a presença no norte do Canadá para apoiar operações, exercícios e forçar a projeção no Ártico. Isso implica ampliar a Zona de Identificação de Defesa Aérea Canadense (ADIZ) para cobrir o arquipélago do Ártico, aprimorar e expandir os “Rangers” canadenses, melhorar a vigilância do Ártico, conduzir exercícios conjuntos com aliados e parceiros do Ártico, fortalecer a consciencia situacional e o compartilhamento de informações, particularmente com a OTAN.

Melhorias de capacidade em andamento incluem a construção de seis novos navios de patrulha Offshore no Ártico (AOPSs) para a Marinha Real Canadense (RCN) até 2024, a serem seguidos por mais dois para a Guarda Costeira do Canadá. As bases de suporte operacional expandirão o alcance para o Ártico a partir do verão de 2020, quando a Instalação Naval de Nanisivik se tornar totalmente operacional com um cais de atracação, abastecimento de combustível, logística e C2, apoiando a RCN e outras agências governamentais. Ativos espaciais, como a Missão RADARSAT Constellation (programa espacial canadense de observação da terra por sensoriamento remoto) e novas aeronaves remotamente pilotadas, melhorarão a capacidade de vigilância, enquanto uma nova rede de satélites de comunicações polares ampliarão a capacidade de resposta SAR e de C2 (Comando e Controle).

As operações do Ártico são dirigidas pela Joint Task Force North (JTFN), um componente do Comando Canadense de Operações Conjuntas (CJOC), com cerca de 300 servidores da CAF designados para a sede em Yellowknife, Yukon, e destacamentos em Iqaluit, Nunavut e Whitehorse, Yukon. O esquadrão 440 (Transporte) da Royal Canadian Air Force (RCAF) em Yellowknife fornece apoio de transporte aéreo com quatro aeronaves CC-138 Twin Otter.

Base canadense de Nanisivik

O 1º Grupo Canadense de Patrulha Ranger opera em áreas remotas do Ártico em apoio a CAF. Dos cerca de 1.800 servidores recrutados entre a população local, mais de 1.400 servem em bases de pequeno porte localizadas em 44 comunidades no norte do Canadá, configurando forças móveis levemente equipadas e auto-suficientes realizando ações de presença para apoiar a soberania e as missões específicas. Eles também auxiliam no treinamento de unidades do Exército Canadense para operações no Ártico, incluindo exercícios de inverno em Resolute Bay, em Nunavut e no norte do Quebec.

O Centro de Treinamento Ártico do Exército Canadense em Resolute Bay treina o pessoal da CAF para operar no exigente ambiente ártico, realizando uma ampla gama de cursos. Também fornece equipamentos pré-posicionados, bem como pessoal especializado e companhias de batalhões de infantaria do Artico. O posto avançado mais ao norte da CAF, Canadian Forces Station (CFS) Alert, na ponta nordeste da ilha de Ellesmere, também fornece consciência situacional por meio de inteligência de sinais e apóia a agência governamental “Environment and Climate Change Canada”, bem como pesquisadores do Ártico.

A JTFN depende muito do apoio regular de transporte aéreo provido pelas aeronaves C-177 Globemaster III e C-130 Hercules para deslocar pessoal e equipamentos. A operação ‘Boxtop’ é a missão da RCAF de reabastecer a base da CFS Alerta durante toda primavera e outono.

A RCAF também mantém bases operacionais avançadas em todo o Ártico para apoiar aeronaves desdobradas, incluindo caças Boeing F / A-18 Hornet, helicópteros CH-47 Chinook e CH-146 Griffon e em breve apoiará as novas aeronaves SAR de asa fixa C-295. O Aeroporto de Inuvik, no noroeste do Canadá, está recebendo uma ampliação da pista e outras atualizações como parte de um programa de CAD150 milhões (USD113 milhões) nos próximos cinco anos para aprimorar as operações futuras.

Como mencionado, a JTFN colabora com outros departamentos e agências governamentais e aliados, principalmente os EUA. O monitoramento e controle do espaço aéreo do norte são controlados pelo Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (NORAD). O ambiente marítimo é monitorado por três centros de operações de segurança marítima da CAF, outras agências governamentais e NORAD. A RCN também envia regularmente fragatas, submarinos e embarcações de defesa costeira para as águas do norte, que logo serão acompanhadas pelos seis AOPSs do Ártico.

O Sistema de Alerta Norte Canadense-EUA, instalado no final dos anos 80, é uma cadeia de radares não guarnecidos que fornecem ao NORAD vigilância aeroespacial da região norte para detectar e permitir uma resposta rápida a possíveis ameaças ao espaço aéreo norte-americano. O Canadá está trabalhando com os EUA nas opções de renovação do sistema.

A CAF mantém a capacidade de operar efetivamente no norte através de operações programadas regularmente. A operação ‘Nanook’ é uma operação, construída em torno de uma série de atividades conjuntas, interagencias e multinacionais projetadas para “exercer a defesa do Canadá e proteger as regiões norte”. Inclui operações realizadas ao longo do ano no norte e envolve a participação de forças federais, territoriais e comunidades locais, bem como forças multinacionais da Dinamarca, dos EUA e de outros aliados do Ártico.

Destróier americano no Ártico

A operação ‘Nanook 2020’ ocorrerá de abril a março, incluindo atividades como resposta a um incidente marítimo simulado, ação de presença nas águas do Ártico, uma operação multinacional de defesa e segurança das forças terrestres do Ártico e um trânsito marítimo pela Passagem Noroeste.

USNORTHCOM

Os EUA têm significativamente uma extensão menor de costa Artica que o Canadá, com a maior parte localizada no Alasca. O Comando do Norte dos EUA (USNORTHCOM) é o comando de combate dos EUA responsável pela defesa da América do Norte, que no Ártico exige estreita cooperação com as forças canadenses através do NORAD e entre a sede do Comando do Alasca (ALCOM) e a JTFN. Embora não faça parte do Departamento de Defesa dos EUA (DoD), a Guarda Costeira dos EUA (USCG) desempenha um papel importante no norte, com o comandante do 7º Distrito da Guarda Costeira também comandando as Forças Navais dos EUA no Alasca.

A Estratégia para o Ártico do DoD (Department of Defence) publicada em junho de 2019 reflete a evolução do ambiente de segurança do Ártico e a Estratégia Nacional de Defesa de 2018 em uma era de competição estratégica. O estado final desejado é “uma região segura e estável na qual os interesses de segurança nacional dos EUA sejam salvaguardados, a pátria dos EUA defendida e que as nações trabalhem cooperativamente para enfrentar desafios compartilhados”, o que também inclui manter “uma dissuasão crível”.

A Estratégia do Ártico descreve três objetivos operacionais: a construção de uma consciência situacional do Ártico, aprimoramento das operações no Ártico e fortalecimento da ordem baseada em regras, no Ártico. Acusa a Rússia e até o Canadá de violar as regras internacionais ao reivindicar “o direito de regular as águas do Ártico além da autoridade permitida pelas leis internacionais”.

Em 23 de julho de 2019, o comandante do NORTHCOM e da NORAD, o general Terrence O’Shaughnessy da Força Aérea dos EUA (USAF), disse a uma audiência em Washington, DC que, enquanto ele abraça a cooperação no Ártico, deve-se tomar cuidado para não deixar que adversários em potencial se aproveitam. “A ordem internacional baseada em regras vigentes no resto do mundo deve ser aplicada com o mesmo modelo no Ártico”, disse ele. Com as rotas de navegação se abrindo no Ártico, o mesmo acontece com rotas de aproximação aos EUA, observou ele.

Enquanto o NORAD monitora os domínios aéreo e marítimo do norte, o ALCOM se encarrega dos componentes terrestres, aéreos e navais que operam na região. A ALCOM também é uma importante fornecedora de meios para o Comando Indo Pacífico dos EUA (USINDOPACOM) e desdobra forças para o Comando Central dos EUA (USCENTCOM). As forças designadas incluem caças USAF F-22 Raptor e F-16 Fighting Falcon, aeronaves E-3 Sentry Airborne Warning and Control System, e uma variedade de meios de transporte aéreo. Os elementos do exército incluem uma Brigada de Combate e Ataque (BCT), um BCT aéreo e uma força-tarefa da aviação.

Os elementos da Guarda Nacional do Alasca disponíveis para a ALCOM incluem um batalhão de infantaria e diversos meios de aviação. Os meios marítimos são principalmente do USCG e incluem navios quebra-gelo, embarcações de patrulha e cúter. Os aviões de patrulha marítima (MPA) do USCG HC-130 são auxiliados pelo MPA P-8A Poseidon da Marinha dos EUA lá desdobrados. Além dos principais exercícios multinacionais focados principalmente na região Indo-Pacífico, como os ‘Northern Edge’ e ‘Red Flag-Alaska’, desde 2018 a ALCOM sediou o exercício anual ‘Arctic Edge’, que possui componentes terrestres, aéreos, maritimos e de forças especiais envolvendo a participação do Canadá.

Comando dinamarquês

A Estratégia da Dinamarca de 2011 a 2020 para o Ártico enfatiza a manutenção da soberania, com a crescente atividade regional ampliando e exigindo maiores demandas de vigilância, C3I e capacidades operacionais.

As operações dinamarquesas na Groenlândia e nas Ilhas Faroe e em suas proximidades são de responsabilidade do Comando Ártico Conjunto, que foi estabelecido em 2012 com sede em Nuuk, capital da Groenlândia, e um elemento de ligação nas Ilhas Faroe. Suas principais tarefas são a vigilância e a manutenção da soberania, incluindo patrulhas terrestres, aéreas e marítimas, juntamente com a inspeção da pesca, o apoio a expedições científicas e o descarte de explosivos. Na Groenlândia, o comando também realiza missões de SAR, pesquisas hidrográficas, vigilância ambiental e controle de poluição.

Nord Station na Groelândia

Os destacamentos da Groenlândia incluem a Estação Nord, que é a base mais setentrional do mundo, bem como o Air Group West em Kangerlussuaq, a Guarda de Defesa oriental de Mestersvig e a unidade de ligação na Base Aérea de Thule, no noroeste. Cerca de 12 militares especialmente selecionados e treinados operam a patrulha “Sirius”, que exerce soberania por meio de trenós puxados por cães e outros meios no nordeste da Groenlândia a partir de uma base em Daneborg.

“O presente acordo de defesa estipula que as forças de defesa no Ártico sejam fortalecidas como resultado do aumento da atividade”, disse uma autoridade do Ministério da Defesa dinamarquês (MoD) ao Jane’s. As iniciativas incluem três novos Navios de patrulha do Ártico da classe Knud Rasmussen, comissionados em 2008, 2009 e 2016.

Elas são maiores, mais estáveis ​​e têm mais resistência do que os cutter que substituíram e podem embarcar helicóptero SH-60 Seahawk, embora não haja hangar a bordo. Um Combat Boat 90E de alta velocidade e reforçado para operar no gelo pode ser lançado a partir de um dispositivo na popa. Os navios possuem um canhão de 76 mm e quatro posições para sistemas modulares, incluindo mísseis antiaéreos ou torpedos antisuperficie. Duas equipes que operam em sistema de rotação aumentam o tempo de permanência no mar. Pelo menos uma fragata também é normalmente desdobrada nas águas da Groenlândia.

KDMS Knud Rasmussen

A capacidade de vigilância aérea da Dinamarca no Ártico vem de um dos quatro MPA Challenger 604 da Força Aérea Dinamarquesa (RDAF) que operam em Kangerlussuaq, na Groenlândia. Estes são desdobrados rotineiramente por até 120 dias por ano, mas agora um é designado ao Comando Ártico Conjunto o ano todo. Os C-130Js da RDAF também são desdobrados regularmente na Groenlândia. Embora não haja unidades do exército designadas, elas também são desdobradas regularmente para operações de adestramento e presença.

A JTFN do Canadá ja realizou intercâmbio de oficiais de ligação com o Comando Ártico Conjunto, espera-se que as forças dinamarquesas participem do ‘Nanook 2020’. A presença da Base Aérea Thule na Groenlândia, operada pela USAF desde 1943, significa que existe uma coordenação estreita entre o Comando Ártico Conjunto, USNORTHCOM e NORAD. A principal missão da base é servir como parte da rede de vigilância NORAD.

Atividade norueguesa

Com um extenso território dentro do Círculo Polar Ártico e uma fronteira compartilhada com a Rússia, a Noruega está em “uma área estrategicamente importante e sensível”, disse o ministro da Defesa Frank Bakke-Jensen em dezembro de 2019. “Nossa política de segurança e defesa sempre se baseou em uma combinação de dissuasão e garantia, de defesa crível, diálogo e cooperação visando garantir paz e estabilidade ”no Ártico, acrescentou.

Em junho de 2019, as forças russas realizaram um exercício de desembarque anfíbio na Baía de Pechenga, a 15 km da fronteira com a Noruega, que estava entre os cerca de 100 exercícios de adestramento russos naquele mês na mesma vizinhança. A Rússia também realiza bloqueio e interferência de rádio e GPS no norte da Noruega desde 2017.

Em 2017, a Noruega iniciou uma grande reorganização das forças no extremo norte para aumentar sua presença e prontidão. A Arctic Ranger Company, com 200 soldados, foi estabelecida em Finnmark, na fronteira com a Rússia, e a guarnição de Sør-Varanger recebeu novas armas antitanque e de defesa antiaérea. Um batalhão de blindados de 400 soldados também foi estabelecido em Porsanger, 200 km a oeste da fronteira, e o 2º Batalhão de Infantaria de Skjold foi convertido em infantaria mecanizada, composta em grande parte por tropas de reserva ativas, formadas por recrutas que completaram seu serviço recentemente.

2º Batalhão de Infantaria de Skjold

O cinco MPA Poseidon P-8A, que serão entregues para a Força Aérea Real da Noruega (RNoAF), melhorarão significativamente as capacidades de vigilância do Ártico no país, com sensores modernos e quatro horas de posicionamento “on station” a distancias de mais de 1.000 milhas náuticas.

A Noruega também está acelerando a aquisição de três novos Navios de patrulha do Ártico da classe Jan Mayen para substituir a classe Nordkapp da Guarda Costeira Norueguesa, que faz parte da marinha, com as primeiras entregas de 2022 a 2024. Com cascos reforçados para operar no gelo, resistência aumentada e hangar para um helicóptero NH90, eles serão armados com um canhão Bofors de 57 mm e equipados para lançadores de torpedos. A embarcação ártica mais capaz da guarda costeira, Svalbard, que foi comissionada em 2002, opera principalmente no norte do Mar de Barents.

A Noruega está comprometida com um robusto programa de exercícios na região, em cooperação com a OTAN e os parceiros Finlândia e Suécia. Por exemplo, o exercício aéreo bienal ‘Arctic Challenge 2019’ foi realizado em maio e junho no espaço aéreo dos três países, envolvendo 120 aeronaves. Talvez o exercício mais importante da OTAN em uma década tenha sido o ‘Trident Juncture 2018’, realizado principalmente na Noruega, bem como no Mar Báltico, na Finlândia, na Islândia e na Suécia. Envolveu 50.000 militares, 10.000 veículos, 250 aeronaves e 65 Navios de 30 países. Um dos principais objetivos do exercício foi a realização de operações complexas em um ambiente ártico.

Finlândia e Suécia

Embora a Finlândia e a Suécia se concentrem principalmente no combate às ameaças russas no litoral do Báltico, eles também têm fortes interesses de segurança no Ártico e desempenham papéis ativos como parceiros da OTAN na região.

As Forças Armadas Suecas (SAF) estão atualmente trabalhando em uma nova estratégia no Ártico, mas ainda não têm data de implementação para tal. A maioria das unidades do Exército sueco está localizada no norte, juntamente com dois dos cinco esquadrões de caça JAS 39 Gripen da Suécia. A Marinha Real Sueca (RSwN), porém não opera nas águas do Ártico.

As iniciativas de engajamento regional incluem: o programa de treinamento transfronteiriço e exercícios ‘Arctic Challenge’ e ‘Trident Juncture’. O programa de Treinamento Transfronteiriço, conduzido pelas forças aéreas da Finlândia, Noruega e Suécia, foi projetado para facilitar operações integradas no espaço aéreo ao norte dos três países. São utilizadas bases em cada país, incluindo Bodö na Noruega, Luleå na Suécia e Rovaniemi na Finlândia.

O exercício bianual do “Artic Challange” é um exercício da força aérea dos estados nórdicos com responsabilidade rotativa de planejamento. A quarta edição foi realizada em maio e junho de 2019, envolvendo mais de 100 aeronaves de nove países que operam nas áreas norte dos anfitriões, com a Suécia como líder.

‘Northern Wind’ foi um exercício no nível de brigada do Exército Sueco no nordeste da Suécia em março de 2019, com 3.000 militares suecos e 7.000 da Finlândia, Noruega, Reino Unido e EUA. O Exército sueco também participou do ‘Trident Juncture 2018’ com 1.900 militares, componentes de 2 Brigadas.

Archer FW77 de 155mm

A Finlândia também está preparando uma nova estratégia no Ártico que estabelecerá metas de longo prazo e atenderá aos requisitos, principalmente promovendo a estabilidade na região e os esforços para reduzir as tensões militares. As Forças de Defesa da Finlândia (FDF) estão bem preparadas para operar em condições no Ártico. A Brigada Jaeger do exército em Rovaniemi e Sodankylä é especializada em operações no Ártico, enquanto a Brigada Kainuu é outra unidade importante do exército no norte.

A Força Aérea Finlandesa (FAF) tem uma longa história de operações em condições do Ártico, especialmente da Base Aérea de Rovaniemi, e está ativa no programa de Treinamento Transfronteiriço. A Marinha finlandesa coopera no treinamento e pesquisa de navegação no Ártico com marinhas parceiras, mas não opera nas águas do Ártico.

A Finlândia sediará o exercício multinacional ‘Arctic Lock’ em 2021 em todo o país, com participação esperada de todos os países nórdicos e vários membros da OTAN, incluindo os EUA, e mais de 13.000 militares. A FAF participou do exercício ‘Arctic Challenge’ em 2019 e a Finlândia o liderará em 2021. A Finlândia também participou do ‘Cold Response 2016’ na Noruega ao lado de 15.000 soldados de 14 países e lidera o ‘Cold Response 2020’ na Finlândia.

Conclusão:

Em conjunto, os membros e parceiros da OTAN no Ártico estão abordando papéis e missões face a evolução crítica na região. No entanto, resta saber se esses esforços gerarão a dissuasão necessária para impedir uma crise futura com a Rússia.

Fonte: Jane’s Defence Weekly

Traduzido e adaptado por : Marcio Geneve

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