Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados

Home Análise

O Gripen E sob a ótica do engenheiro

Luiz Padilha por Luiz Padilha
04/04/2013 - 17:09
em Análise
1
0
compartilhamentos
114
acessos
CompartilharCompartilharCompartilhar
Chinese (Traditional)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

Projetar um avião de caça é a arte de fazer as concessões certas, explica Björn Johansson, Engenheiro Chefe para o Gripen E/F, em uma apresentação chamada “O que é o Gripen E” em um recente seminário na cidade de  Estocolmo.

Björn Johansson, que passa a ser o primeiro piloto a registrar mais de 1000 horas no Gripen, começa a apresentação falando sobre os requisitos da Força Aérea Sueca entre 2020 e 2040. Em comparação com o Gripen C/D, o  Gripen E/F deve ter um alcance e carga útil maior, com a interface do pilone MIL-STD 1760E cl. 2 entre outras coisas, diz ele.

Havia duas possíveis soluções para as necessidades futuras da Suécia, aponta Björn Johansson: Um novo projeto saindo zero (“white paper”), sem limites/restrições técnicas, poderia ter sido iniciado. Este teria envolvido extensos testes e teria saído mais caro. Em alternativa, um Gripen pode ser modificado por designs com a reutilização de peças e esta seria uma opção consequentemente mais barata.

Björn Johansson diz que o programa Gripen NG foi capaz de mostrar que o Gripen pode ser modificado para atender às necessidades de clientes em escala, com conjunto de carga útil e sensores novos/armas/contramedidas eletrônicas. O Gripen NG demo também demonstrou que era possível instalar um motor com maior empuxo, um radar AESA, um novo sistema de aviônicos e transportar mais combustível interno. Além disso, esta abordagem reduz custo e tempo de espera em 60%, graças a processos e estratégias dos novos fornecedores, MBD para o projeto da fuselagem e MBSE para desenvolvimento de sistemas. Mais importante, o Gripen Demo reduziu significativamente os riscos envolvidos no desenvolvimento da aeronave Next Generation.

Explicando os desafios de engenharia, Björn Johansson diz que é tudo sobre a arte de fazer as concessões certas. Um dos maiores desafios de engenharia foi criar uma interface homem-máquina altamente otimizada que irá entregar a alta consciência situacional sem um excesso de informação. Da mesma forma, a fusão de sensores e de apoio à decisão, juntamente com a redução da carga de trabalho do piloto, foram questões que poderiam ser melhor abordados por trabalhar de perto com o usuário a desenvolver a próxima geração de aeronaves.

FONTE: Gripenblog

Notícia Anterior

Presidente Dilma sanciona lei que abrange Regime Especial Tributário para a Indústria de Defesa

Próxima Notícia

5 de Abril de 1982: Iniciava-se a Operação CORPORATE

Luiz Padilha

Luiz Padilha

Notícias Relacionadas 

Aviação

Vídeo – AW159 Wildcat da RoK Navy lançando o míssil Rafael Spike NLOS

16/01/2021 - 11:41
Naval

Vídeo – Primeiro LHD Type 075 da Marinha chinesa suspendeu para segundo teste de mar

16/01/2021 - 11:22
COVID-19

Operação Covid: FAB realiza transporte de insumo e oxigênio para Manaus

16/01/2021 - 11:17
Carregar mais
Próxima Notícia

5 de Abril de 1982: Iniciava-se a Operação CORPORATE

Comentários 1

  1. antonio carlos says:
    6 anos atrás

    Esse caça é de 4G e quando chegar ao Brasil já vai estar defasado. O preço maior deve ser para adaptar o projeto ao cliente de imenso território. O Gripen atual nem pode ir de rio a Sampa sem pedir REVO. A Suécia fez 1 caça para as condições da Escandinávia. A FAB o escolheu por ser barato para manter e voar. Por mim seria 1 Stealth plo preço.

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.




Redes Sociais

Facebook Instagram Twitter Youtube

Comentários

  • Carlão em Operação Covid: FAB vai transportar pacientes de Manaus para outras capitais
  • Pablo em Exército Australiano seleciona o AH-64E Apache Guardian
  • Gamayun em Governo da Índia pediu para adiar entrega de vacinas ao Brasil, diz ministério
  • Gilberto Rezende em Fuzil T4 é o vencedor da licitação de 12.412 fuzis calibre 5.56 para o Exército das Filipinas
  • Gilberto Rezende em KC-390 Millennium transporta mais de 8 toneladas de equipamentos para Manaus
  • Gilberto Rezende em Operação Covid: FAB transporta cilindros de oxigênio para o Amazonas
  • Alexandre Cardoso em Comandante russo é acusado de roubar os hélices de seu antigo navio de guerra




Publicações DAN

  •  
  • Artigos

Dia do Marinheiro é comemorado com dois importantes marcos do Prosub

Operação Poseidon: Exército, Marinha e Aeronáutica operam juntos pela primeira vez a partir do PHM ‘Atlântico’

Esquadrão HS-1 realiza o primeiro pouso a bordo com OVN na Marinha do Brasil

EXOP Tápio 2020 – Cenários de guerra durante exercício simulado

Por dentro do NApLog BAC Cantabria (A 15) da Marinha Espanhola

Docksta CB90 HSM – Uma embarcação multifunção para diferentes Marinhas

Privatização da Nuclep: o PROSUB corre risco?











  • Home
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval

© 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital

Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval