AH-11B Super Lynx – Conheça o programa de modernização na Leonardo Helicopters

AH-11B-21 nas instalações da Leonardo Helicopters em Yeovil-UK

AH-11B N-4004

Por Luiz Padilha

O Defesa Aérea & Naval esteve na fábrica da Leonardo Helicopters na cidade de Yeolvil – UK, para conhecer o programa de modernização das aeronaves AH-11A (Mk-21A) Super Lynx, atualmente em andamento. As aeronaves após a modernização passarão a ter a denominação AH-11B (Mk-21B).

O DAN foi recebido por Geoff Russel, Relações Públicas da empresa, por Les Cameron, Chefe de Vendas da Área Militar, por Jeremy Fox, Gerente do Programa e pelo Capitão de Mar e Guerra Luciano Claro Garcia, Chefe do Grupo de Fiscalização e Recebimento de Aeronaves Lynx (GFRLYNX). Iniciando a visita, Les Cameron fez uma apresentação sobre a empresa, mostrando os modelos fabricados e os planos futuros. Em seguida Jeremy Fox, fez a apresentação do programa de modernização das aeronaves da Marinha do Brasil.



De AH-11A para AH-11B

O contrato de modernização das aeronaves Lynx, prevê a modernização de 8 aeronaves do esquadrão HA-1, composto pelas aeronaves AH-11A (Mk-21A), que após modernizadas serão identificadas como AH-11B. O contrato com a Leonardo abrange a instalação de novos motores CTS800-4N, com os devidos reforços estruturais, transmissão e sistemas elétricos associados. O novo motor é amplamente utilizado na versão Super Lynx 300 e no AW159 Wildcat.

AH-11B N-4001

A adição de um novo Glass Cockpit se fez necessária, trazendo a aeronave para o século 21. Além dos novos displays, a automação da aeronave é um importante marco, como por exemplo, o gerenciamento dos motores através do FADEC, que permite uma partida mais rápida.

A aeronave conta com um cockpit dotado de um processador tático, sistema de navegação baseado em satélite, auxílio de navegação civil, incluindo um sistema de prevenção de colisão de tráfego aéreo (TCAS), sistema de identificação automática (AIS), suíte defensiva incorporada ao RWR/ESM, sistema de contramedidas com dispensers de Chaff e Flare, compatibilidade para operar com Night Vision Goggle (NVG) completo e um novo Hoist elétrico.

O contrato prevê ainda suporte logístico, curso para TACCO, curso de suporte operacional de guerra eletrônica, publicações técnicas revisadas, sobressalentes, treinamento de tripulações e mecânicos.

AH-11A N-4010 na fase inicial de desmontagem para verificação de corrosão/rachaduras

Atualmente existem 5 helicópteros AH-11 Super Lynx na fábrica da Leonardo em Yeovil. As aeronaves N-4001 e N-4004 praticamente prontas serão entregues este ano e as N-4005, N-4003 e N-4010 em diferentes fases de modernização. As próximas aeronaves a serem modernizadas serão as N-4012 (envio para a fábrica em 2019), N-4009 e N-4006, finalizando o programa em 2021.

       

Para poder realizar a modernização, foi necessário a reconstrução da célula da aeronave. Com a célula no gabarito, se inicia a desmontagem estrutural da aeronave, verificando a existência  de corrosão, rachaduras ou qualquer outro problema, antes de avançar para outra etapa.

       

          

Uma vez concluída a desmontagem e verificação das condições da célula, a mesma segue para outro dispositivo, onde então receberá não só os reparos necessários, como também os reforços estruturais para receber o novo motor e o novo Hoist (Guincho).

          

O trabalho na célula é profundo e a aeronave depois que recebe os reforços e os novos berços dos motores, é levada para outro hangar, onde receberá todos os equipamentos novos e os revisados.

       

Na Reta Final

Em outro hangar, lado a lado com os novíssimos AW159 Wildcat, o futuro AH-11B começa a tomar forma. Toda a cablagem e fiação elétrica foi trocada, para não correr risco de um fio partido atrasar o programa.

AH-11A N-4005 na reta final para se transformar em AH-11B

          

Todos os equipamentos serão instalados na aeronave neste hangar. Muitos equipamentos são oriundos da própria aeronave, devidamente revisados, como  o Main Gear Box (MGB), outros são novos como os motores CTS800-4N, o novo Hoist, o Head Absorver, os novos dispensers de Chaff/Flare e novos aviônicos e antenas ILS / DME / ADF / ADU / ADS-B / AIS.

          

A aeronave também recebeu novos dispositivos DAS / ESM, um novo processador tático, um novo gerador de energia e a integração do FLIR com o radar.

Interior da célula do N-4005 recebendo o cabeamento elétrico

Acima na imagem maior podemos ver o interior da aeronave recebendo os chicotes elétricos para a instalação dos equipamentos eletrônicos como o GPS Garmin, IFF do TCAS / Mode S, o novo Glass Cockpit na bancada ainda sem os 3 displays 10×8 ISIS / RIU.

          

Aeronaves em voo

As duas primeiras aeronaves modernizadas, já estão realizando voos de aceitação para depois serem enviadas para o Brasil. A primeira, a N-4001, está com seu ciclo de voos de teste finalizado, aguardando a preparação para ser embarcada para o esquadrão HA-1 na Base Aeronaval de São Pedro D’Aldeia – RJ.

 

 

AH-11B N-4004 com destaque para os novos sensores DAS/EMS

A aeronave N-4004 estava dentro do Hangar, mas por conta de nossa visita, nossos anfitriões da Leonardo a rebocaram até um spot para que fosse possível a realização das imagens da mesma.

        

A N-4004 se encontra realizando testes em voos de verificação de compatibilidade eletromagnética (EMC), antes de ser dada como pronta para junto com a N4001, serem enviadas ao Brasil.

O novo painel confere ao novo AH-11B um salto para o século 21, conferindo a aeronave uma atualização que a coloca no mesmo nível de aeronaves mais atuais. Uma das diferenças observadas é que graças ao FADEC, agora a partida dos motores é feita através de um “switch” elétrico.

        

Interior da aeronave com equipamentos para testes de compatibilidade eletromagnética (EMC)

Infelizmente não foi possível entrar na aeronave, pois ela estava com sensíveis equipamentos eletrônicos de medição eletromagnética, e por esta razão as imagens do interior da mesma ficaram um pouco restritas. Mas externamente, os pilotos abriram, o cofre do novo motor para que pudéssemos fazer imagens dele já instalado.

          

Com o AH-11B do lado de fora foi possível ver o novo DAS /ESM, os novos dispensers de Chaff/Flare, o novo Hoist e ter a confirmação de que a aeronave está configurada para utilizar o míssil SeaSkua. Segundo o CMG Luciano Garcia, a DAerM junto com a DSAM estudam para no futuro vir a equipar os AH-11B com um novo míssil, completando com chave de ouro o programa.

          

O esquadrão HA-1 com os AH-11B, quando estiver embarcado nas corvetas e fragatas da Marinha do Brasil, aumentará ainda mais as capacidades dos navios quando em operações de combate, conferindo aos navios maior segurança e letalidade.

          

Ao final de nossa visita fomos apresentados aos pilotos de teste da Leonardo Helicopters, responsáveis pelos voos de aceitação dos AH-11B, agradecendo a simpatia com que fomos recebidos por todos e nos despedindo de Yeovil-UK, aguardando ansiosamente a chegada das duas aeronaves ainda este ano para afiar as garras de nossos Linces.

       



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