Esquadrão HS-1 realiza o primeiro pouso a bordo com OVN na Marinha do Brasil

Por Guilherme Wiltgen

O Porta-Helicópteros Multipropósito (PHM) Atlântico (A 140) suspendeu no dia 18 de agosto para a realização da Vistoria de Segurança de Aviação (VSA) Dinâmica do ano de 2020. Diversos exercícios foram conduzidos pela Comissão de Vistoria do Serviço de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos da Marinha (SIPAAerM), OM subordinada a Diretoria de Aeronáutica da Marinha (DAerM), em conjunto com o Comando da Força Aeronaval, a fim de certificar a segurança das operações aéreas diurnas e noturnas do Capitânia da Esquadra.

Dentro das atividade aéreas desenvolvidas nesse período no mar, uma se destaca pelo seu pioneirismo no âmbito da Marinha do Brasil, a qualificação da primeira tripulação do 1º Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino (HS-1) em pouso a bordo assistido por Óculos de Visão Noturna (OVN) e das equipes de bordo.

Destaca-se também a evolução das atividades aéreas do PHM Atlântico que, desde Maio de 2019, vem se preparando para essa nova fase, realizando diversos exercícios e avaliações do sistema de iluminação do navio para o emprego seguro do OVN. Cabe ressaltar a importância da sinergia do binômio Navio/Aeronave para alcançar esse nível operacional, até então inédito na Marinha do Brasil.

Início dos voos com OVN do HS-1

De fevereiro a julho de 2012, o CC Celio e o CT Maffei, atuais Comandante e Imediato do HS-1, realizaram o curso de qualificação na aeronave SH-60F Seahawk, do Helicopter Anti-Submarine Squadron 10 (HS-10) “Warhawks”, da marinha norte-americana, baseado na Naval Air Station North Island, em San Diego.

No curso, os oficiais tiveram a oportunidade de realizar os seguintes voos noturnos assistidos por OVN:
voos de pilotagem básica, Busca e Salvamento, Guerra Antissubmarino e Pouso a Bordo do USS Green Bay (LPD 20) da classe San Antonio, computando um total de 12 horas de voo com o referido equipamento.

Entre os dias 14 de Abril e 18 de Maio de 2019, o HS-1 entrou em uma nova fase de treinamento com o auxílio da Força Aérea Brasileira (FAB).

Inicialmente, foram realizadas aulas teóricas e instruções aéreas no helicóptero S-70B SeaHawk para a tripulação do 5º/8º GAV (Esquadrão Pantera), sediado na Ala 4 em Santa Maria (RS), a fim de possibilitar a familiarização com o modelo e qualificando os pilotos da FAB como PQM (Piloto Qualificado no Modelo) na aeronave SH-16.

Na sequência, foi ministrado ao efetivo do Esquadrão HS-1 um curso teórico preliminar aos voos de instrução. O Esquadrão Pantera foi escolhido para ministrar essas instruções, tendo em vista à similaridade entre as aeronaves H-60L Blackhawk e SH-16 Seahawk, além da larga experiência do 5°/8° GAV na utilização dos óculos de visão noturna.

Ao final, os tripulantes do Esquadrão Pantera realizaram 44 surtidas de instrução de voo com OVN, concluindo a capacitação do Esquadrão HS-1.

No dia 22 de abril de 2020, o HS-1 realizou o primeiro voo com Óculos de Visão Noturna (OVN) sobre o mar. O voo foi dividido em duas etapas. A primeira etapa consistiu de voo de esclarecimento de alvos de superfície enquanto que a segunda foi a realização de voos de circuito de salvamento noturno sobre o mar e voo a baixa altura sobre o mar, realizado entre São Pedro da Aldeia e a Ilha Rasa, próximo a entrada da Baía de Guanabara.

A conclusão das duas etapas marcou o início da segunda fase da preparação dos pilotos do HS-1, o pouso noturno com OVN a bordo do PHM Atlântico (A 140).

Primeiro pouso a bordo com OVN da Marinha do Brasil

Finalmente, na madrugada do dia 11 de agosto, iniciou-se a fase final do processo de qualificação, quando foi realizado pelo Esquadrão HS-1 o primeiro pouso utilizando OVN a bordo do PHM Atlântico, marcando também a primeira vez de um navio da Esquadra brasileira. Tudo ocorreu de acordo como estava previsto no planejamento sendo realizados oito circuitos de pouso visual noturno (VMC) com OVN.

O primeiro pouso foi realizado pelo “Guerreiro 32” (SH-16 Seahawk N-3032) que junto com o PHM Atlântico e o dia 11 de Agosto de 2020, entraram para a história recente da Aviação Naval e da Marinha do Brasil.

Qualificação de Pouso a bordo com OVN

No período de 18 a 21 de agosto, durante a Vistoria de Segurança de Aviação (VSA) do PHM Atlântico, foi concluída a qualificação de dois pilotos do Esquadrão HS-1 em pouso assistido por Óculos de Visão Noturna.

Nessa ocasião, foram realizados circuitos de Aproximações Controladas por Instrumentos (IFR) até a distância de 0,5 MN do navio, e a partir daí, voo visual noturno com OVN até o pouso a bordo.

A qualificação dos tripulantes do Esquadrão HS-1 representa um importante marco operativo para Marinha do Brasil permitindo, com o emprego do OVN, a expansão da capacidade de operações aéreas noturnas no mar, a efetividade das missões e um incremento significativo na segurança de voo durante as operações aéreas embarcadas nos meios da Esquadra.

Os próximos passos

Os demais Esquadrões também vão atingir essa capacidade, devido a incorporação de novas aeronaves, tais como UH-15/15A (EsqdHU-2), o AH-11B (EsqdHA-1) e mais recentemente o UH-17 (EsqdHU-1), que já possuem painéis compatíveis com o Óculos de Visão Noturna.

A futura adequação da luminosidade do convoo do NDM Bahia (G 40), trará um incremento às missões de helitransporte nas operações anfíbias, e nas Fragatas Classe Tamandaré, que já serão construídas compatíveis com as operações aéreas embarcadas com o emprego de OVN, ampliará ainda mais as capacidades dos nos nossos futuros Escoltas.

O pioneirismo do Esquadrão HS-1 também está contribuindo na capacitação dos demais Esquadrões, ministrando Ground School de voo com OVN, podendo apoiar, quando solicitado, a instrução de voo e o primeiro pouso a bordo, até que cada Esquadrão tenha os seus instrutores qualificados no voo com OVN.

Deste modo, em breve teremos as aeronaves subordinadas ao Comando da Força Aeronaval totalmente aptas e seus tripulantes capacitados a operar sobre terra e mar, operando com a Esquadra brasileira em defesa da Amazônia Azul.

 

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