Euronaval 2022 Press Tour: Naval Group e o desafio dos projetos futuros

Por Luiz Padilha

O Naval Group tem investido fortemente no desenvolvimento de sua estrutura para produzir novos produtos tanto para a Marinha Francesa, quanto para outras Marinhas. Um investimento de 40 milhões de euros em 4 anos atualizou a planta de Lorient, com sistemas holográficos em 3D e sem o uso de papel.

Como resultado prático desta atualização, o prazo de construção de uma fragata FDI, por exemplo, caiu de 48 meses (1ª da classe) para 36 nas fragatas subsequentes. Um ganho realmente impressionante.

Mas, além das 8 fragatas FDI que serão construídas, o Naval Group tem outros programas em andamento.

4 navios de Apoio Logístico

BRF Jacques Chevallier (A 725)

Construído pelo consórcio formado pelo Naval Group e o estaleiro Chantiers de L’Atlantique (CDA), e tendo o estaleiro Fincantieri como subcontratado do CDA para construir a proa do navio, o primeiro da nova classe, Jacques Chevalier, foi lançado em 29 de abril, nas instalações de Saint-Nazaire.

EPC – European Patrol Corvette


Em um programa cooperativo, um consórcio foi criado entre a Naviris, Naval Group, Fincantieri e Navantia, em 2021. A decisão foi em resposta ao pedido de estudos de viabilidade, definição de linha de base compartilhada para normas e processos, blocos de construção tecnológicos inovadores, pela da Defesa Europeia. A validação da proposta pela UE está prevista para o final de 2022, quando um acordo de subvenção deverá ser assinado entre o Consórcio e a União Europeia representada pela OCCAR.

Navios de Patrulha Oceânico (Offshore)

A Marinha Francesa está negociando a construção de 10 novos Navios de Patrulha Oceânico com design do Naval Group. Preparado para uma ampla gama de missões, o navio de 2.000 toneladas irá aumentar a atuação da patrulha naval francesa.

OPV 90 L’Adroit no Rio de Janeiro. Imagem ilustrativa de um OPV do Naval Group.

Com a entrega de 4 OPVs para a Armada Argentina, o foco agora é para o programa com o estaleiro parceiro Kership, para a construção de 3 OPVs 58 para a Marinha do Senegal. O primeiro deles foi lançado em março deste ano.

Corvetas Gowind

Com 11 corvetas encomendadas, o programa Gowind é um sucesso de vendas. A Marinha do Egito já opera com duas corvetas e deverá receber em breve a terceira e última do contrato.

Corveta Gowind “Al-Emarat” dos Emirados Árabes Unidos

A Marinha dos Emirados Árabes Unidos, irá operar com duas Gowind, que estão sendo construídas em Lorient. A primeira delas, a Bani Yas (P 110), será entregue em 2023.

Passadiço da corveta gowind Al-Emarat

Completando as 11, a Marinha da Malásia, após postergar por 3 anos, decidiu reativar a encomenda para 6 corvetas Gowind, que serão construídas no estaleiro Boustead, em Lumut. Marinhas da Grécia e da Romênia, poderão vir a ser novos clientes no futuro.

Mine Counter Measures – Bélgica e Holanda

O contrato de doze navios MCM (Mine Counter Measures) para as Marinhas da Bélgica e da Holanda levará mais de dez anos para ser concluído. Após um período de design de três anos, a Bélgica Naval & Robotics passará para a fase de produção desses navios e sistemas não tripulados, com uma entrega inicial agendada para 2024.

Seis navios serão entregues à Marinha da Bélgica e seis para a Marinha da Holanda. Eles estarão equipados com sistemas autônomos completos (ROVs) contendo um total de mais de cem drones, submarinos, de superfície e aéreos, totalmente dedicados a caça de minas.

O Naval Group irá validar os estudos funcionais de todos os sistemas dos navios MCM desenvolvidos, como redes de computadores, instalações elétricas, sistemas de propulsão ou sistemas de combate, bem como os de todos os sistemas não tripulados desenvolvidos pelo grupo ECA.

Os navios serão construídos na França, sendo seis para a Bélgica em Piriou, Concarneau e seis para a Holanda em Kership-Lorient.

No vídeo, podemos observar os testes de embarque no navio Mãe da embarcação que irá monitorar os ROVs.

Os navios estarão equipados com veículos submarinos autônomos A18-M, sonares rebocados T18-M e sistemas de identificação e destruição de minas (MIDs) compostos por veículos SEASCAN e KSTER-C remotamente operados (ROV).

Outra característica importante é que contêineres equipados com sistemas de manuseio, comunicação e ROVs, podem ser transportados de avião e implantados diretamente a partir da costa sem o uso de um navio.

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