Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados

Home Artigos

Exército Brasileiro recebe demonstração do helicóptero de ataque T129 ATAK

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
01/04/2019 - 16:15
em Artigos
6
1.9k
compartilhamentos
4.8k
acessos
CompartilharCompartilharCompartilhar
Chinese (Traditional)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

Por Guilherme Wiltgen e Rubens Barbosa Filho

A Aviação do Exército (AvEx) recebeu durante a semana de 22 a 27.03, a visita do helicóptero de ataque turco T129 ATAK, como parte do Roadshow promovido pela Turkshi Aerospace Industry (TAI). A primeira de três etapas foi realizada no Forte Ricardo Kirk, onde se localiza o Comando de Aviação do Exército (CAvEx), na cidade paulista de Taubaté.



Avaliação e Ensaios em voo

Sob coordenação do Grupo de Ensaios e Avaliações do Comando de Aviação do Exército (GEA), o T129 ATAK foi avaliado pelos seus pilotos, complementando a avaliação anterior, realizada na Turquia em Novembro de 2018.

Além do pessoal do GEA, também voaram os pilotos da Esquadrilha de Helicópteros de Reconhecimento e Ataque (EHRA) do 1º Batalhão de Aviação do Exército (1º BAvEx), que realizaram o CRM (Crew Resource Management) de cabine na tarde da segunda-feira, para realizarem seus voos na manhã da terça-feira.

Um LAH (Light Attack Helicopter) com muitas capacidades

O T129 ATAK é a versão mais moderna do A129 Mangusta, que foi o primeiro helicóptero de ataque totalmente concebido na Europa, e produzido sob licença da Leonardo Helicopters (antiga Agusta) pela Turkshi Aerospace Industry (TAI). Ele entrou em serviço no Exército Turco em 2014.

O T129 ATAK é um helicóptero leve de ataque (LAH – Light Attack Helicopter) multimissão bimotor, alimentado por dois motores LHTEC CTS800-4A, capaz de operar em condições adversas de clima e tempo, desempenhando uma ampla gama de missões, tais como ataque (diurno e noturno), escolta, reconhecimento armado, apoio aéreo aproximado e ataque a veículos blindados.

Para isso, o T129 ATAK é capaz de carregar um mix de armamentos, que o torna um exímio caçador de blindados. Com quatro pontos de fixação de armamentos (dois de cada lado), pode transportar diversos tipos de armamentos, que vão desde metralhadoras axiais em pod, a misseis anti-tanque (ATMG – Anti-Tank Guided Missile) e foguetes de 70mm.

Para ataque ao solo e auto-proteção, possui um canhão rotativo de 3 canos TM197B de 20mm, com capacidade de até 500 tiros. Também possui uma avançada suíte de contramedidas eletrônicas, sistema de alerta radar (RWR – Radar Warning Receiver), sistema de alerta laser (LWR – Laser Warning Receiver) e dispenser de Chaff e Flare.

Aliado aos sistemas de combate e de proteção, o T129 possui modernos sistemas embarcados, que proporciona aos seus tripulantes um bom controle situacional em operações de alta intensidade e sobre território hostil. Possui cockpit em tandem totalmente integrados com Full Glass Cockpit, compatível com o uso de OVN (Óculos de Visão Noturna, ou NVG na sigla em inglês), AMMS ( Aircraft And Mission Management System), WCU (Weapon Controller Unit) e FDR (Flight Data Recorder). O T129 possui o Electro-Optical Reconnaissance, Surveillance and Targeting System Aselsan Asel FLIR-300T, que possui uma câmera Infra-Vermelho (IR) de alta definição, Laser Range Finder/Designator (LRF/D), Laser Spot Tracker e Color Day TV Camera.



Demonstração em voo

Em coordenação com o Comando de Aviação do Exército (CAvEx), a Turkish Aerospace organizou a primeira apresentação do T129 ATAK na América Latina, convidando os principais meios jornalísticos especializados em Defesa e Aviação, para participarem da apresentação em voo para a os militares da Aviação do Exército.

Tripulado pelo piloto de testes da TAI e pelo Major Martins (GEA), foi realizada uma apresentação para demonstrar toda a manobrabilidade do helicóptero, sendo executadas manobras evasivas, voo a baixa altura (NOE – Nap Of the Earth), entre outras.

Ao final, o helicóptero pousou e taxiou em frente ao público, permanecendo no hangarete do setor sul para a entrega dos certificados aos pilotos da AvEx que participaram dos voos de avaliação.

O T129 ATAK e a Aviação do Exército

Possuir uma real capacidade de ataque, é o desejo de qualquer corpo de aviação, e na ala aérea da Força Terrestre brasileira, esse pensamento não é diferente. Visando a obtenção dessa superioridade na 3ª dimensão do campo de batalha, o Exército Brasileiro iniciou estudos para uma futura aquisição de um helicóptero “puro sangue” de ataque, incluindo o mesmo no Plano Estratégico do Exército (PEEx).

Dessa forma, o Grupo de Ensaios e Avaliações do Comando de Aviação do Exército (GEA) iniciou as avaliações nos possíveis candidatos, como o AW129 Mangusta (Leonardo), T129 ATAK (TAI), Tiger (Airbus), AH-1Z Viper (Bell), Ka-52 Alligator (Kamov) e Mi-28 Havoc (Mil).

Segundo a AvEx, ainda não existe definição de qual helicóptero será o escolhido e nem prazo para a efetivação da compra. No decorrer da avaliação, outros modelos de aeronave de ataque ainda podem ser testados.

Após essa demonstração, o helicóptero se apresentou na quinta-feira (28) em Brasília, para autoridades civis e militares, e agora se encontra no Rio de Janeiro para participar da 12ª edição da LAAD Defence & Security – Feira Internacional de Defesa e Segurança, que acontece no Riocentro dos dias 02 a 05 de Abril.

NOTA do EDITOR: O Defesa Aérea & Naval agradece ao General de Brigada Aguiar (Comandante de Aviação do Exército), ao Cel. Oliveira e Maj. Fatorelli (GEA) e aos Majores Crovato e Villa Nova (E5) pela fidalguia com que sempre nos recebem no CAvEx. Também agradecemos ao Sr. Lucas Ferreira da Speyside Group (Assessoria de Comunicação da TAI no Brasil).



Tags: A129 MangustaAviação do Exército (AvEx)AWA129 MangustaComando de Aviação do Exército (CAvEx)Exército Brasileiro (EB)Grupo de Ensaios e Avaliações do Comando de Aviação do Exército (GEA)Roadshow BrazilT129 ATAKTAI - Turkish Aerospace IndustriesTaubaté
Notícia Anterior

LAAD 2019 - Akaer revitaliza aeronaves P-3AM da FAB

Próxima Notícia

LAAD 2019 - Embraer expõe ampla gama de soluções de Defesa & Segurança

Guilherme Wiltgen

Guilherme Wiltgen

Notícias Relacionadas 

Indústria de Defesa

MBDA leva sua tecnologia de ponta à IDEX, em Abu Dhabi

26/02/2021 - 10:39
Aviação

Comando de Aviação do Exército recebe do Grupo Akaer mais uma plataforma de manutenção do H225M

22/02/2021 - 14:24
Exército

Valorizar o Sargento do Exército Brasileiro investindo na sua formação

19/02/2021 - 14:38
Carregar mais
Próxima Notícia

LAAD 2019 - Embraer expõe ampla gama de soluções de Defesa & Segurança

Comentários 6

  1. ALEX TIAGO says:
    2 anos atrás

    Não sou muito fan do mangusta mas se a linha dele estiver fechado talvez dependendo das encomendas combinadas das três forças poderia comprar a linha de montagem. É apenas uma opinião.

    Responder
  2. disnar says:
    2 anos atrás

    Cadê o vídeo? Quero ver…

    Responder
  3. Octávio Lima says:
    2 anos atrás

    Se o Exército quiser um helicóptero como esse, seria melhor comprar direto da Leonardo e conseguir um desconto com a compra de outras aeronaves. O interessante é que esse mesmo motor é usado também nos AH-11 atualizados da Marinha, fornecendo uma escala maior.

    Responder
    • Doug385 says:
      2 anos atrás

      Sinceramente, também preferia que fosse direto dos italianos, mas por questões de logística. Acho que a Itália seria um parceiro mais confiável do que a instável Turquia de Erdogan.

      Responder
    • Rafael Oliveira says:
      2 anos atrás

      Esse helicóptero é mais moderno que o Mangusta.
      Aliás, o Mangusta não é mais fabricado. Teria que reabrir a linha de montagem dele na Itália.
      A menos que você queira comprar Mangustas usados.
      Na minha opinião, esse helicóptero só vale a pena se for bem mais barato que o Viper e se os turcos oferecerem como offset comprarem produtos industriais brasileiros, tais como o KC-390.

      Responder
      • Octávio Lima says:
        2 anos atrás

        Gosto mais da idéia do Viper também. Mas o Mangusta de exportação é bem parecido com esse em aviônica, que aliás teria que ser modificada para o Brasil de qualquer maneira.

        Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.




Redes Sociais

Facebook Instagram Twitter Youtube

Comentários

  • GILBERT em Austrália pode renunciar a compra de submarinos do Naval Group, segundo mídia australiana
  • Adriano M. em Aviação Naval inaugura o Núcleo do Centro de Treinamento Fisiológico
  • Pecatoribus em Estaleiro Mitsubishi Heavy Industries em Nagasaki lançou hoje a “Mogami”, a primeira fragata da classe 30FFM da JMSDF.
  • Luiz Padilha em Estaleiro Mitsubishi Heavy Industries em Nagasaki lançou hoje a “Mogami”, a primeira fragata da classe 30FFM da JMSDF.
  • Pecatoribus em Estaleiro Mitsubishi Heavy Industries em Nagasaki lançou hoje a “Mogami”, a primeira fragata da classe 30FFM da JMSDF.
  • Rommel Santos em Radar Terma Scanter 6000 é selecionado para o programa MCMV belga / holandês
  • Guilherme Wiltgen em Vote na foto do DAN no Twitter da Airbus Helicopters




Publicações DAN

  •  
  • Artigos

NPaOc ‘Amazonas’ realizou exercício PASSEX com o USCGC ‘Stone’ da Guarda-Costeira dos EUA

Dia do Marinheiro é comemorado com dois importantes marcos do Prosub

Operação Poseidon: Exército, Marinha e Aeronáutica operam juntos pela primeira vez a partir do PHM ‘Atlântico’

Esquadrão HS-1 realiza o primeiro pouso a bordo com OVN na Marinha do Brasil

EXOP Tápio 2020 – Cenários de guerra durante exercício simulado

Por dentro do NApLog BAC Cantabria (A 15) da Marinha Espanhola

Docksta CB90 HSM – Uma embarcação multifunção para diferentes Marinhas











  • Home
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval

© 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital

Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval