Exército Brasileiro recebe demonstração do helicóptero de ataque T129 ATAK

Por Guilherme Wiltgen e Rubens Barbosa Filho

A Aviação do Exército (AvEx) recebeu durante a semana de 22 a 27.03, a visita do helicóptero de ataque turco T129 ATAK, como parte do Roadshow promovido pela Turkshi Aerospace Industry (TAI). A primeira de três etapas foi realizada no Forte Ricardo Kirk, onde se localiza o Comando de Aviação do Exército (CAvEx), na cidade paulista de Taubaté.



Avaliação e Ensaios em voo

Sob coordenação do Grupo de Ensaios e Avaliações do Comando de Aviação do Exército (GEA), o T129 ATAK foi avaliado pelos seus pilotos, complementando a avaliação anterior, realizada na Turquia em Novembro de 2018.

Além do pessoal do GEA, também voaram os pilotos da Esquadrilha de Helicópteros de Reconhecimento e Ataque (EHRA) do 1º Batalhão de Aviação do Exército (1º BAvEx), que realizaram o CRM (Crew Resource Management) de cabine na tarde da segunda-feira, para realizarem seus voos na manhã da terça-feira.

Um LAH (Light Attack Helicopter) com muitas capacidades

O T129 ATAK é a versão mais moderna do A129 Mangusta, que foi o primeiro helicóptero de ataque totalmente concebido na Europa, e produzido sob licença da Leonardo Helicopters (antiga Agusta) pela Turkshi Aerospace Industry (TAI). Ele entrou em serviço no Exército Turco em 2014.

O T129 ATAK é um helicóptero leve de ataque (LAH – Light Attack Helicopter) multimissão bimotor, alimentado por dois motores LHTEC CTS800-4A, capaz de operar em condições adversas de clima e tempo, desempenhando uma ampla gama de missões, tais como ataque (diurno e noturno), escolta, reconhecimento armado, apoio aéreo aproximado e ataque a veículos blindados.

Para isso, o T129 ATAK é capaz de carregar um mix de armamentos, que o torna um exímio caçador de blindados. Com quatro pontos de fixação de armamentos (dois de cada lado), pode transportar diversos tipos de armamentos, que vão desde metralhadoras axiais em pod, a misseis anti-tanque (ATMG – Anti-Tank Guided Missile) e foguetes de 70mm.

Para ataque ao solo e auto-proteção, possui um canhão rotativo de 3 canos TM197B de 20mm, com capacidade de até 500 tiros. Também possui uma avançada suíte de contramedidas eletrônicas, sistema de alerta radar (RWR – Radar Warning Receiver), sistema de alerta laser (LWR – Laser Warning Receiver) e dispenser de Chaff e Flare.

Aliado aos sistemas de combate e de proteção, o T129 possui modernos sistemas embarcados, que proporciona aos seus tripulantes um bom controle situacional em operações de alta intensidade e sobre território hostil. Possui cockpit em tandem totalmente integrados com Full Glass Cockpit, compatível com o uso de OVN (Óculos de Visão Noturna, ou NVG na sigla em inglês), AMMS ( Aircraft And Mission Management System), WCU (Weapon Controller Unit) e FDR (Flight Data Recorder). O T129 possui o Electro-Optical Reconnaissance, Surveillance and Targeting System Aselsan Asel FLIR-300T, que possui uma câmera Infra-Vermelho (IR) de alta definição, Laser Range Finder/Designator (LRF/D), Laser Spot Tracker e Color Day TV Camera.



Demonstração em voo

Em coordenação com o Comando de Aviação do Exército (CAvEx), a Turkish Aerospace organizou a primeira apresentação do T129 ATAK na América Latina, convidando os principais meios jornalísticos especializados em Defesa e Aviação, para participarem da apresentação em voo para a os militares da Aviação do Exército.

Tripulado pelo piloto de testes da TAI e pelo Major Martins (GEA), foi realizada uma apresentação para demonstrar toda a manobrabilidade do helicóptero, sendo executadas manobras evasivas, voo a baixa altura (NOE – Nap Of the Earth), entre outras.

Ao final, o helicóptero pousou e taxiou em frente ao público, permanecendo no hangarete do setor sul para a entrega dos certificados aos pilotos da AvEx que participaram dos voos de avaliação.

O T129 ATAK e a Aviação do Exército

Possuir uma real capacidade de ataque, é o desejo de qualquer corpo de aviação, e na ala aérea da Força Terrestre brasileira, esse pensamento não é diferente. Visando a obtenção dessa superioridade na 3ª dimensão do campo de batalha, o Exército Brasileiro iniciou estudos para uma futura aquisição de um helicóptero “puro sangue” de ataque, incluindo o mesmo no Plano Estratégico do Exército (PEEx).

Dessa forma, o Grupo de Ensaios e Avaliações do Comando de Aviação do Exército (GEA) iniciou as avaliações nos possíveis candidatos, como o AW129 Mangusta (Leonardo), T129 ATAK (TAI), Tiger (Airbus), AH-1Z Viper (Bell), Ka-52 Alligator (Kamov) e Mi-28 Havoc (Mil).

Segundo a AvEx, ainda não existe definição de qual helicóptero será o escolhido e nem prazo para a efetivação da compra. No decorrer da avaliação, outros modelos de aeronave de ataque ainda podem ser testados.

Após essa demonstração, o helicóptero se apresentou na quinta-feira (28) em Brasília, para autoridades civis e militares, e agora se encontra no Rio de Janeiro para participar da 12ª edição da LAAD Defence & Security – Feira Internacional de Defesa e Segurança, que acontece no Riocentro dos dias 02 a 05 de Abril.

NOTA do EDITOR: O Defesa Aérea & Naval agradece ao General de Brigada Aguiar (Comandante de Aviação do Exército), ao Cel. Oliveira e Maj. Fatorelli (GEA) e aos Majores Crovato e Villa Nova (E5) pela fidalguia com que sempre nos recebem no CAvEx. Também agradecemos ao Sr. Lucas Ferreira da Speyside Group (Assessoria de Comunicação da TAI no Brasil).



Sair da versão mobile