FIDAE 2018: Press Flight no KC-390

Por Guilherme Wiltgen e Luiz Padilha

No primeiro dia da Fidae, a Embraer convidou um grupo de jornalistas para realizar um voo no seu cargueiro multi-missão KC-390. Configurado para transporte de tropa, o PT-ZNF decolou da Base Aérea Pudahel, da Força Aérea do Chile, localizada no Aeroporto Internacional Arturo Benitez, onde aconteceu a FIDAE.



Após um rápido taxi, o KC-390 logo acessou a pista e realizou uma decolagem bem curta, porém extremamente suave, apesar da potência despejada pelos dois motores turbofan Pratt & Whitney IAE V2500-E5, que possuem um empuxo de 31.330 lbf (139.400 N) cada.

       

Poucos minutos após a decolagem, foi autorizado que todos pudessem se soltar e andar livremente pelo interior da aeronave. Durante os 50 minutos de duração do voo, observamos uma aeronave estável e sem vibrações ou efeitos de turbulências.

Do lado de fora, a paisagem das Cordilheiras do Andes era uma atrativo a parte daquele voo inédito para maioria dos jornalistas a bordo, tantos os brasileiros como os estrangeiros.

       

Como o PT-ZNF é uma aeronave de testes, o revestimento interno ainda não foi instalado e por isso, o ruído interno é muito alto e todos foram orientados a permanecerem com os protetores auriculares durante toda fase de voo e taxi, até o corte dos motores.

Vista do Aconcágua, com seus 6.961 metros de altitude, é o ponto mais alto tanto no Hemisfério Ocidental quanto no Hemisfério Sul.

Ao contrário de muitos cargueiros militares, o KC-390 possui um banheiro fechado, proporcionando um conforto adicional aos tripulantes e passageiros, durantes voos mais longos.

       

Próximo ao horário do crepúsculo, o PT-ZNF retornou ao ponto de partida, onde pousou por volta das 19 horas, novamente realizando um pouso bem curto, ingressando imediatamente à taxiway que nos levaria ao pátio das aeronaves na Base Aérea chilena.

       

Acima, os Editores do Defesa Aérea & Naval, Guilherme Wiltgen e Luiz Padilha, durante o voo no KC-390

Deixando a euforia de lado por termos voado o novo cargueiro da Embraer, aeronave que fez sucesso por onde passou, é importante observar a tranquilidade dentro do espaçoso cockpit, onde a tripulação apenas observava a paisagem e vez ou outra alterava a proa para ficarmos dentro do envelope de voo pré-estipulado.

Cabe ressaltar a presença do Diretor do Programa KC-390, Paulo Gastão, que nos acompanhou durante o voo.

NOTA do EDITOR: O Defesa Aérea & Naval agradece à Embraer, na pessoa do Sr. Valtécio Alencar, pelo convite  feito aos editores para acompanhar esse voo histórico do KC-390 no Chile, durante a sua estréia na FIDAE.



Sair da versão mobile