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PASSEX da Missão Jeanne D’Arc com a Marinha do Brasil: Fase Naval Final

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
30/07/2012 - 17:10
em Artigos
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Por Guilherme Wiltgen

 Nosso terceiro e último dia desta PASSEX, iniciou novamente bem cedo, pois teríamos pela frente, mais um dia totalmente operativo e com muitos exercícios.

GUNEX

A partir das 7:30hs da manhã, o IH-6B da Fragata Greenhalgh, decolou para iniciar a limpeza da aérea onde seria executado o GUNEX (exercício de tiro real). Enquanto isso, no passadiço da Fragata Niterói, toda atenção se voltava para os mercantes que se encontravam na área “RIGEL”. Contactatos via rádio, eram instruídos a alterar sua rota, conforme previamente informado pelo “Aviso aos Navegantes”, mas, por incrível que possa parecer, ainda assim diversos navios tiveram que ser orientados e desviados da área dos exercícios.

A GUNEX envolveu as Fragatas Niterói e Greenhalgh e a FASM Georges Leygues, iniciando pontualmente as 9:00hs, com previsão de durar até as 12:00hs. Coube a Greenhalgh lançar o alvo, carinhosamente chamado na Marinha do Brasil de “Jerimum Assassino”, versão brasileira do alvo inflável utilizado pela US Navy, o “Killer Tomato”.

Neste exercício de apoio de fogo naval com o canhão Vickers 4,5 polegadas (115 mm), foram empregadas velocidades e distâncias variadas do navio ao alvo, conforme os novos procedimentos adotados atualmente pelas Marinhas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

A Fragata Niterói iniciou o exercício, realizando três sequências de 5 disparos, variando a distância entre 18.000, 10.000 e 5.000 jardas do alvo, o que dá aproximadamente 16,5Km, 9,0Km e 4,5Km respectivamente.

   

Após copletarmos nossa sequência de tiro, demandamos para a área de espera “BRAVO”, enquanto o Georges Leygues efetuava seus disparos com o canhão de proa de 100mm, finalizando o exercício com a Greenhalgh, a quem coube a missão de destruir o “Jerimum Assassino”.

Transferência de Óleo no Mar (TOM) sobre ameça aérea

Entre as 13 e 15Hs, o Navio-Tanque Alte. Gastão Motta (G 23) realizou a faina de TOM com a FASM Georges Leygues (D 640), enquanto o GT 706.2 realizava trânsito sob ameça área, representada por uma aeronave AF-1 Falcão (A-4KU Skyhawk II) do 1° Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (VF-1).

   

Enquanto o AF-1 permaneceu na área de operação, o helicóptero AH-11A Super Lynx foi colocado em alerta SAR, espotado no convoo da Niterói e guarnecido pelo 1P, CC Alexandre Moura, pronto para ser acionado em caso de algum acidente/incidente.

   

 

Rendezvous

Durante este exercício, ocorreu o “rendezvous”, quando o BPC Dixmude também se juntou ao GT, participando do exercício de trânsito sob ameaça aérea.

Após o término do TOM, o Lince 09 foi acionado para transferir os Aspirantes franceses que se encontravam a bordo da Niterói e da Greenhalgh, transferindo-os para o Dixmude e buscando o CC Andrade, que se encontrava a bordo da George Leygues para a Greenhalgh.

   

 

NOTA do EDITOR: Este post encerra a Fase Naval, ficando para o próximo, as belas imagens da PHOTOEX.
Agradecemos ao AE Moura Neto (Comandante da Marinha), VA Farias Alves (Diretor do CCSM) e Ten. Streb (CCSM), CA Ferreira de Mello (Comandante da 1ª Divisão da Esquadra), CC Reich e Ten. Noronha (Div1), CF Marcet (Comandante Esqd. HA-1) e CC Alexandre Moura e Porto (HA-1), CF Daniel (Comandante F 40), CF Antonio Braz (Imediato) e a todos os oficiais e praças da “Pioneira”.

Tags: 1° Esquadrão de aviões de Interceptação e AtaqueA-4 KU Skyhawk IIAF-1 FalcãoAH-11A Super LynxBPC Dixmude (L9015)FASM Georges Leygues (D 640)Fragata Greenhalgh (F 46)Fragata Niterói (F 40)Marine NationaleMarinha do BrasilMission Jeanne d’Arc 2012TOMTransferência de Óleo no MarVF-1
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