Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados

Home Artigos

Por dentro do NApLog BAC Cantabria (A 15) da Marinha Espanhola

Luiz Padilha por Luiz Padilha
10/08/2020 - 18:07
em Artigos, Naval
2
0
compartilhamentos
1.2k
acessos
CompartilharCompartilharCompartilhar
Chinese (Traditional)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

CANTABRIA_logo

Em 2014, os editores do Defesa Aérea & Naval (DAN), visitaram o BAC Cantabria (A-15), que se encontrava na Estação Naval de La Graña. Incorporado pela Armada Espanhola em 29 de julho de 2010, este navio também fazia parte da oferta da Navantia para o programa Prosuper da Marinha do Brasil, o qual acabou não seguindo adiante. Nele era prevista a aquisição de um NApLog – Navio de Apoio Logístico. A Marinha do Brasil ainda pretende adquirir um NApLog construído no Brasil.

Após operar o Cantabria por 1 ano, a Royal Australian Navy, optou por adquirir 2 navios baseados nesta classe. O AOR Supply, primeiro da classe que se encontra em testes de mar, com o segundo (AOR Stalwart) em construção.

Por dentro do Cantabria

Após algumas fotos do navio ainda no cais, subimos a bordo onde fomos recebidos pela tripulação de serviço e levados ao camarote do comandante do navio, Capitão-de-Fragata Javier Roca Rivero, na época de nossa visita. O comandante nos expôs algumas características do Cantabria, ressaltando as capacidades do navio e sua alta disponibilidade.

Navantia       Navantiacantabria

bac-cantabria-7
Tripulação de serviço do BAC Cantabria

Seguimos com um oficial destacado pelo comandante em nossa visita ao navio, que operou por 1 ano à serviço da Royal Australian Navy com tripulação espanhola, mostrando todo o seu potencial e suas capacidades no dia a dia de operações com a RAN.

bac-cantabria-38
Editores do DAN recebidos a bordo pelo comandante do BAC Cantabria

Segundo informações do comandante, o navio agradou plenamente à RAN, pois supriu todas suas necessidades operacionais, abrindo portas para futuras encomendas deste tipo de navio. tanto agradou que em breve o AOR Supply, muito similar ao Cantabria será comissionado junto à Royal Australian Navy.

bac-cantabria-10     cantabria australia     bac-cantabria-9

bac-cantabria-8     bac-cantabria-15     bac-cantabria-12

O navio possui amplos corredores e elevadores centrais por onde toda a carga é movimentada de seu interior até o convés. A carga é movimentada por tratores em seu interior, o que proporciona maior velocidade, o demonstra a modernidade do projeto do Cantabria.

bac-cantabria-18     bac-cantabria-27     bac-cantabria-43

bac-cantabria-28       bac-cantabria-25

O navio além dos 4 estações para transferência de óleo entre os navios, possui uma 5ª estação à ré, como pode ser vista nas fotos acima. Taticamente, uma vantagem para a Marinha que operar com este navio.

bac-cantabria-33

O amplo hangar tem a capacidade para receber até 3 helicópteros Agusta-Bell AB212, 2 Sikorsky SH-3 Sea King ou 2 NH90.

bac-cantabria-16     bac-cantabria-37     bac-cantabria-45

bac-cantabria-20
Uma das 4 estações para controle de movimentação de carga e transferência de óleo

No convés principal, o navio possui 4 estações para controle de movimentação de carga e para a faina de transferência de óleo entre navios.

bac-cantabria-35     bac-cantabria-44     bac-cantabria-13

Outra importante característica do navio é a sua capacidade de atuar em ações de ajuda humanitária, pois ele tem um hospital completo com dez leitos, sala de cirurgia totalmente equipada com instalações para a realização de telemedicina por videoconferência, sala de raios-X, consulta dental, laboratório de esterilização e consulta médica.

bac-cantabria-36
Centro Cirúrgico do BAC Cantabria

bac-cantabria-24     bac-cantabria-31     bac-cantabria-32

Sua ampla cozinha fornece alimentação para seus 122 tripulantes, fora os destacados (extras).

bac-cantabria-26       bac-cantabria-17

Com um moderno passadiço, o Cantabria é amplamente utilizado para apoio logístico às missões de projeção de força expedicionária estratégica, suportando forças terrestres também.

bac-cantabria-39
Moderno Passadiço do BAC Cantabria

bac-cantabria-41     bac-cantabria-40     Navantia-51

Características do Cantabria:

Deslocamento: 19.500 toneladas

Comprimento: 174 metros

Propulsão: 2 motores diesel Navantia de 10.890 kW acoplados a um eixo

Velocidade: 20 nós sustentada

Autonomia: 6.000 mn

Capacidade de armazenamento: 8.920 m³ de combustível para navios, 1.585 m³ de JP-5, 215 m³ de água doce, 280 toneladas de munição e  470 toneladas de carga geral

Capacidade para operações aéreas: 1 Convoo com Hangar para 3 AB-212 , ou 2 NH-90

Sensores

Sistema de Combate (SCOMBA) – Navantia

Sistema de navegação DIANA – Indra

O controle integrado SICP plataforma de sistema – Sistemas FABA

Console Multifunção CONAM – Sainsel

Radar de superfície Modelo ÁRIES-NAV – Indra

Radar de controle de voo Modelo ÁRIES PAR – Indra

Radar ESM/ECM – Indra

ESM sistema Communications/ECM – Modelo Regulus MK-9500 – Indra

SHF Communications sistema SATCOM – Indra

Sistema de comunicações integrado CIEC-5 – EID

Sistema Optrônico de Vigilância – Tecnobit

Sistemas de dados – Link-11 e Link-22

Carta náutica eletrônica – WECDIS – Sainsel

Armamento

2 canhões automáticos M242 Bushmaster

2 metralhadoras Browning M2 12,7 milímetros

bac-cantabria-47
BAC Cantabria em Ferrol
Tags: AOR Suplly (A 195)BAC Cantabria (A-15)NavantiaRoyal Australian Navy - RAN
Notícia Anterior

Vídeo - Caça chinês J-15 realizando reabastecimento aéreo noturno

Próxima Notícia

ABIMDE completa 35 anos de trabalho em prol da BIDS

Luiz Padilha

Luiz Padilha

Notícias Relacionadas 

Membros da Australian Clearance Diving Team One retornam em um barco inflável Zodiac após uma busca bem-sucedida por munições não explodidas. SITTICHAI SAKONPOONPOL, RAN/AP
Naval

Navio da marinha australiana reboca bomba não detonada para o mar

12/10/2020 - 12:08
Naval

Primeiro AAOR construído pela Navantia suspende em direção à Austrália

02/09/2020 - 14:02
Naval

NAVANTIA – Testes de mar do AOR ‘Supply’ da Marinha Real da Austrália

10/08/2020 - 16:01
Carregar mais
Próxima Notícia

ABIMDE completa 35 anos de trabalho em prol da BIDS

Comentários 2

  1. Souto. says:
    5 meses atrás

    Boa noite Padilha esse navio pode vir para MB?

    Responder
    • Luiz Padilha says:
      5 meses atrás

      Fabio. Como assim, vir para o Brasil? Você diz passar pelo Rio de Janeiro?

      Responder

Deixe uma resposta para Souto. Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.




Redes Sociais

Facebook Instagram Twitter Youtube

Comentários

  • Tomcat4,2 em KC-390 Millennium transporta mais de 8 toneladas de equipamentos para Manaus
  • rodrigo em Fuzil T4 é o vencedor da licitação de 12.412 fuzis calibre 5.56 para o Exército das Filipinas
  • robson em Embarques movimentam meios da Esquadra a um dia do início da “Aspirantex/2021”
  • Gilberto Rezende em KC-390 Millennium transporta mais de 8 toneladas de equipamentos para Manaus
  • Marcos Fialho em Acervo do Museu da TAM será transferido para o Campo de Marte
  • JL em KC-390 Millennium transporta mais de 8 toneladas de equipamentos para Manaus
  • Alexandre Cardoso em Exercício Culminating: KC-390 já está nos EUA para participar do seu primeiro exercício operacional no exterior




Publicações DAN

  •  
  • Artigos

Dia do Marinheiro é comemorado com dois importantes marcos do Prosub

Operação Poseidon: Exército, Marinha e Aeronáutica operam juntos pela primeira vez a partir do PHM ‘Atlântico’

Esquadrão HS-1 realiza o primeiro pouso a bordo com OVN na Marinha do Brasil

EXOP Tápio 2020 – Cenários de guerra durante exercício simulado

Por dentro do NApLog BAC Cantabria (A 15) da Marinha Espanhola

Docksta CB90 HSM – Uma embarcação multifunção para diferentes Marinhas

Privatização da Nuclep: o PROSUB corre risco?











  • Home
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval

© 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital

Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval