PROSUB: Construção dos submarinos Scorpene BR avança em Itaguaí-RJ

Por Luiz Padilha

O DAN visitou nesta segunda-feira (4 de junho), o EBN – Estaleiro e Base Naval em Itaguaí-RJ, e pode conferir os avanços da construção dos futuros submarinos da Marinha do Brasil. Nesta oportunidade o DAN foi recebido pelo Contra Almirante (EN) Celso Mizutani Koga, Gerente do Empreendimento Modular de Obtenção de Submarinos.



O CA Koga fez uma ampla apresentação sobre o PROSUB  – Programa de Desenvolvimento de Submarino com Propulsão Nuclear, nos atualizando sobre a evolução da construção dos submarinos Scorpene BR e do desenvolvimento do Submarino Nuclear Brasileiro (SNB), sempre ressaltando os desafios enfrentados sejam de ordem tecnológica, sejam de ordem orçamentária.

A Marinha do Brasil, desde 1979 quando criou o PNM – Programa Nuclear da Marinha, busca incessantemente sua independência para poder chegar ao seu objetivo que é a construção do SNB. Através do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP) (sede) e Iperó (Centro Experimental Aramar-CEA), a Marinha alcançou a capacidade de enriquecer Urânio, que foi um grande passo na busca por sua independência. Mas os desafios não param no enriquecimento de Urânio, era preciso ter o conhecimento para avançar e chegar até a construção de um reator nuclear compacto o suficiente para ser instalado dentro de um submarino.

A construção do Laboratório de geração de Energia Nucleoelétrica – LABGENE, tem por finalidade a reprodução da planta de propulsão nuclear do SNB, criando em terra sob condições controladas tudo o que for necessário para o Reator Naval. No próximo dia 8 de junho será acionada a 1ª turbina a vapor, mais um passo importante para o comissionamento do LABGENE em 2020.

Modelo em escala 1:1 onde será instalado o reator nuclear do SNB

A relação Brasil – França

O Brasil e a França assinaram um contrato para a construção dos quatro submarinos Scorpene do estaleiro francês Naval Group (ex-DCNS), e dentro deste contrato veio a transferência de tecnologia para a construção no Brasil dos submarinos convencionais e a tecnologia para a construção do casco do futuro SNB. Importante salientar que a França não passará nada relativo a parte nuclear, a qual a Marinha do Brasil está desenvolvendo como citado acima.

Infelizmente o PROSUB sofreu atrasos, mas a determinação da Marinha do Brasil em concluir seu programa, supera toda e qualquer adversidade, mantendo dentro de um cronograma ajustado, suas previsões de entrega dos submarinos. O primeiro, o S-BR1, que será batizado Riachuelo (S 40), deverá ser lançado ao mar no dia 12 de dezembro deste ano (um dia antes do Dia do Marinheiro).

Na sequência, nos dirigimos ao Main Hall da Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (UFEM), local onde os técnicos e engenheiros da Itaguaí Construções Navais (ICN), trabalham na montagem das seções dos submarinos. O avanço da montagem dos submarinos S-BR2 e S-BR3 estão bem adiantados, como veremos a seguir, e segundo o CA Koga, as peças do S-BR4 já estão prontas na NUCLEP, aguardando que o S-BR2 siga para o Main Hall do Estaleiro e Base Naval.

O CA Koga um pouco antes de entramos na UFEM, disse que a cada dia a evolução da construção dos submarinos é visível, e não foi diferente desta vez. Junto ao CA Koga estavam os comandantes Borges e Paiva, que iam nos inteirando dos passos de cada um dos dois submarinos em construção.

S-BR2 Humaitá (S 41)

Duas peças da proa do S-BR2 estavam do lado de fora da UFEM aguardando o momento de serem unidas ao futuro submarino Humaitá.

       

Chamou a nossa atenção os tubos de torpedo já soldados na calota de vante e cobertos pelo tanque de lastro, aparecendo apenas seus prolongamentos que serão cobertos pelas partes que estavam do lado de fora do prédio.

          

Andando pelo interior do prédio é fácil fazer confusão sobre qual pertence determinada parte, pois como todas as seções estão bem adiantadas, o único jeito de não confundir S-BR2 com S-BR3 é olhando as placas que ficam ao lado de cada uma.

       

Na foto abaixo vemos o cradle do Comando do S-BR2. Os cradles são instalados como se fossem gavetas dentro do casco de pressão do submarino, e este em especial, é onde será instalado o sistema de combate SUBTICS.

S-BR3 Tonelero (S 42)

Com sua calota de vante já perfurada e com os flanges de inserção dos tubos de torpedo soldados, o S-BR3 Tonelero foi uma grata surpresa nesta visita. O terceiro submarino está com sua montagem bem adiantada. A velocidade maior se deve ao expertise dos operários que construíram o S-BR1 e o S-BR2, pois com a experiência adquirida, o ritmo de construção fica mais rápido.

        

Após a visita a UFEM, nos dirigimos ao Estaleiro e Base Naval, para conhecermos o prédio onde estão sendo instalados os simuladores que serão usados na preparação das tripulações dos submarinos Scorpene BR.

Centro de Simuladores

O prédio do centro de Simuladores está praticamente pronto, faltando alguns detalhes de acabamento, porém, isso não está atrapalhando em nada a montagem dos 6 simuladores, que em breve estarão funcionando 100% e preparando as futuras tripulações dos S-Brs.

       

Neste centro, além dos simuladores da classe Riachuelo, serão instalados os simuladores dos submarinos IKL (classe Tupi), que atualmente se encontram no CIAMA. Nas imagens acima, pode-se ver o simulador de navegação, onde todos os movimentos que o submarinos faz, são reproduzidos fielmente através de acionadores elétricos e hidráulicos. Em outra sala, repleta de técnicos e engenheiros da Naval Group, foi possível observar uma tela onde os segredos não estavam expostos. Ali, em vários consoles a tripulação poderá treinar situações de comando e ataque, navegação, conferir em tempo real o funcionamento de todos os sistemas do submarino. Todas as válvulas e bombas são acionadas automaticamente através dos consoles da área de máquinas.

       

Em outra sala, temos outro simulador que se assemelha bastante com o Comando do submarino, porém, apesar de ter a capacidade de operar completa com todos os consoles, nesta fase será usada para treinar a tripulação que irá operar os sonares.

       

Segundo informações prestadas pelo comandante Do Mar, a primeira tripulação deverá iniciar o curso em outubro próximo. Os outros simuladores ainda estão sendo retirados das caixas e sendo montados em outro andar, e assim encerramos nossa visita ao Centro de Simuladores e seguimos para o Main Hall do EBN.

S-BR1 Riachuelo (S 40)

Na última vez em que o DAN esteve no EBN, no evento da integração da classe Riachuelo, a visão era totalmente diferente (clique aqui para ver como foi). Desta vez o submarino estava cercado de andaimes e com muitos operários e técnicos trabalhando freneticamente. Todas as partes do casco de pressão estão unidas e o hélice está montado.

       

Agora o S-BR1 entra na fase final de instalação dos equipamentos internos, como camarotes, banheiros, cozinha, finalizar todas as ligações elétricas, concluir a montagem do sistema de combate, verificar a montagem de todas as bombas e sensores de segurança, para no final instalar os mastros do radar, do snorkel e dos periscópios. Pelas imagens, pode-se notar o quão complexo é a construção de um submarino.

O sistema de controle de quem entra e de quem sai do submarino é feita de forma digital e controlada pelo quadro abaixo. O funcionário passa seu cartão de identificação, digita em qual seção irá trabalhar e automaticamente sua foto seu nome e sua função aparecem no monitor de controle. No caso de qualquer problema, os controladores sabem exatamente onde cada funcionário se encontra a bordo do submarino. (Os nomes foram apagados a pedido do ICN)

Antes de encerrar a visita, fomos agraciados com um presente do CA Koga, e convidados a entrar no submarino, algo que sinceramente não era esperado. Após dar o nome acompanhamos o CA Koga pelas escadas até a entrada da escotilha, quando descemos e nos deparamos com umas 30 pessoas a bordo trabalhando, passando para lá e para cá com uma fluidez impressionante. Técnicos conferindo ligações elétricas, operários soldando partes internas e um barulho ensurdecedor gerado em parte pelos ventiladores, usados para amenizar o calor interno.

       

       

Quando estiver pronto para ir ao mar, em 12 de dezembro deste ano, o S-BR1 Riachuelo seguirá pelos trilhos abaixo em direção ao Sincro-Lift (elevador com capacidade para até 8 mil toneladas), e ser lentamente colocado no mar, que será a partir de então, o seu habitat natural.

NOTA DO EDITOR: O DAN gostaria de agradecer ao CA Koga e a toda sua equipe pela amável recepção e paciência, para que nossa visita alcançasse o sucesso. Ao CCSM Rio na pessoa da 1º Ten Vanessa Rosana que nos acompanhou em todos os momentos.



Sair da versão mobile