12° Pacote de Apoio para a Ucrânia

Estocolmo – O governo decidiu um novo pacote de apoio para a Ucrânia, que foi apresentado na reunião com o Grupo de Contato de Defesa da Ucrânia em Bruxelas em 15 de junho de 2023. O apoio inclui contribuições para fundos totalizando SEK 230 milhões e atribuições a Forças Armadas Suecas para, entre outras coisas, fornecer soluções para equipamentos militares doados, como o JAS 39 Gripen. O valor total deste décimo segundo pacote de suporte é de aproximadamente SEK 250 milhões.

O governo anunciou uma nova ajuda à Ucrânia de 140 milhões de coroas suecas por meio do Fundo Internacional britânico para a Ucrânia, cujos fundos são usados ​​para a aquisição de equipamentos de defesa para a Ucrânia. Entre outras coisas, o fundo planeja comprar robôs de longo alcance para doar à Ucrânia.

O governo também anunciou SEK 90 milhões para o fundo de apoio da OTAN para a Ucrânia (Fundo Fiduciário do Pacote de Assistência Abrangente da OTAN para a Ucrânia). O objetivo do fundo é adquirir equipamentos de defesa, combustível, equipamentos médicos, equipamentos de treinamento militar e apoio para fortalecer e modernizar as instituições de defesa e segurança da Ucrânia.

Treinamento no JAS 39 Gripen

As forças armadas têm a tarefa de treinamento de orientação para pilotos ucranianos e pessoal aeronáutico associado no JAS 39 Gripen. O pano de fundo é que as forças armadas ucranianas expressaram pedidos para poder avaliar operacionalmente o JAS 39, pois uma das medidas mais urgentes é fortalecer a defesa aérea ucraniana com um moderno sistema de aeronaves de combate.

Solução de abastecimento de munições

O governo decidiu que as Forças Armadas implementarão uma solução de fornecimento de sistemas de equipamentos militares para a Ucrânia. Dentro da solução de abastecimento, as Forças Armadas Suecas podem operar com até 60 pessoas no local na Polônia, Romênia e Eslováquia.

Desde 2022, a Suécia entregou um grande número de diferentes tipos de sistemas de equipamentos, com o suporte de manutenção sueco limitado à preparação do equipamento seguido de transporte para a Ucrânia. No entanto, sistemas de armas e sensores mais qualificados requerem uma solução de suprimento de longo prazo contendo suporte técnico ao sistema, peças sobressalentes e unidades de reposição, bem como munição para manter a eficácia operacional ao longo do tempo.

New Generation RBS70

As forças armadas, portanto, pretendem construir uma solução de fornecimento de longo prazo para sistemas de material qualificado, como Robotsystem 70, Stridsfordon 90, Stridsvagn 122 e Archer, que foram doados à Ucrânia. O sistema de abastecimento é criado através da colaboração entre as Forças Armadas, a Administração de Material de Defesa e a atual indústria sueca.

Archer

A atribuição vai até 31 de dezembro de 2025.

Apoio contínuo através da EUMAM

A Operação de Apoio Militar da UE à Ucrânia (EUMAM UA) é liderada pela Capacidade Militar de Planeamento e Comando (MPCC), com sede em Bruxelas, que funciona como quartel-general estratégico e operacional da operação. Desde o outono de 2022, a Suécia contribui com pessoal de reforço para o MPCC. O governo encarregou as Forças Armadas de continuar a colocar oficiais no MPCC até 8 de novembro de 2024, inclusive.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

Fonte: Ministério da Defesa da Suécia

Sair da versão mobile