FAB: A BELA E O GORDO

Ocorreu entre os dias 17 e 22 de maio na Base Aérea de Canoas/RS (BACO) a primeira parte dos treinamentos práticos para os novos pilotos de Lockheed C-130H “Hércules” do 1º/1º Grupo de Transporte (1/1 GT) “Esquadrão Gordo”, da FORÇA AÉREA BRASILEIRA.

Com sede na Base Aérea do Galeão/RJ (BAGL), o 1/1 GT escolheu Canoas pelo fato da Base Aérea estar em um aeródromo exlusivamente militar, sem a concorrência com aeronaves civis, como ocorre no Galeão. A BACO está ao nível do mar, e possui uma estrutura com auxílios para a navegação como VOR, ADF, além da possibilidade de eventual treinamento de aproximação de precisão ILS no Aeroporto Salgado Filho.

Quatro alunos participam desta fase do treinamento de formação de pilotos de C-130. Entre eles está presente a Tenente-Aviadora Joyce de Souza Conceição, a primeira mulher brasileira a pilotar o “Hércules” e a segunda na América Latina (a primeira foi a Tenente da Força Aérea Venezuelana Vanessa Caldera Suárez). A Ten Av Joyce nasceu em 7 de novembro de 1983 na cidade de Manaus, e apesar de não possuir nenhum familiar na aviação, desde pequena sentia atração pelas forças armadas. Em 2003, com 19 anos, ingressou na Força Aérea Brasileira, tendo sua formação concluída no ano de 2006. Com cinco anos de experiência, já soma mais de 1600 horas de voo em aeronaves como o T-25 “Universal”, C-95 “Bandeirante”, C98 “Caravan” e o C-97 “Brasília”.

Seu treinamento no quadrimotor “Hércules”, incluiu nove semanas de curso teórico no Rio de Janeiro. Após este período, iniciou a primeira fase de voo, acumulando 10 horas nesta aeronave, onde inicialmente realizou apenas voos locais na Base Aérea de Canoas, além de aproximações no Aeroporto Internacional Salgado Filho. A segunda parte de seu treinamento incluirá voos em rota, onde estará apta para transportar passageiros e cargas.

No ano de 2009, a Ten Av Joyce e a Ten Av Adriana Gonçalves, do 7º Esquadrão de Transporte Aéreo (7º ETA), de Manaus/AM, decolaram da capital manauara pilotando um C-98 “Caravan” rumo a Parintins/AM, para realizar a primeira missão em aeronaves da FAB comandada por mulheres.

Conforme o Cap Av Moisés Franklin Costa, do 1/1 GT, a presença da Ten Av Joyce neste curso, representa um marco para a Força Aérea Brasileira e motivo de orgulho para seus colegas. Independente do gênero, todos se empenham em seus estudos para juntos poderem realizar o seu melhor a serviço do Brasil.

Neste dia 22 de maio, a Ten Av Joyce realizou o seu último treinamento em voos locais em Canoas, a bordo do C-130M prefixo FAB 2465, decolando às 15:07LT pela cabeceira 30 e retornando às 16:01. Apesar do momento histórico, a Força Aérea Brasileira não pára, e logo após o pouso do “Gordo 65”, a aeronave foi preparada para o retorno à Base Aérea do Galeão, onde a turma de alunos iniciará os próximos treinamentos.

A convite da Acessoria de Comunicação Social do V COMAR, o Site AeroEntusiasta visitou a BACO e participou da cerimônia de encerramento do treinamento de voo da Ten Av Joyce. Agradecemos ao Exmo. Comandante do V COMAR, Maj Brig Ar Flávio dos Santos Chaves, ao Comandante do 1º/1º GT e a todos seus militares. Desejamos que a Ten Av Joyce, seja a inspiração para que muitas jovens façam parte da nossa Força Aérea Brasileira, particularmente das cabines do “Gordos”.

TEXTO e FOTOS: José Arthur Eidt via Site AeroEntusiasta

Sair da versão mobile