3º BAvEx inicia a Operação Rotores do Oeste

No dia 21 de fevereiro o 3º Batalhão de Aviação do Exército (3º BAvEx) iniciou a Operação Rotores do Oeste com um Apronto Operacional no pátio do 3º BAvEx, em Campo Grande-MS. Esta atividade teve como finalidade verificar a preparação da tropa no que tange material individual e coletivo. No dia 22 de fevereiro, ocorreu o deslocamento dos comboios terrestre e aéreo da Esquadrilha de Reconhecimento e Ataque para a cidade de Ponta Porã-MS.

A Operação Rotores do Oeste tem a finalidade de adestrar as tripulações nas manobras de Pilotagem tática e de Emprego Geral, Operações com Óculos de Visão Noturna (OVN), realizar o adestramento aeromóvel da Força de Superfície do 11ºRCMec e itensificar a presença do Comando Militar do Oeste na região fronteiriça.



Além do deslocamento dos helicópteros HA-1 Fennec, foi realizado, através de comboio terrestre, o transporte dos militares responsáveis pela preparação logística da manobra, tais como de rancho, saúde, manutenção e abastecimento. Após a chegada à base de operações, a Esquadrilha de Helicópteros de Reconhecimento e Ataque (EHRA) realizou o reconhecimento pormenorizado das áreas onde ocorrerão os voos de adestramento enquanto a Esquadrilha de Comando e Apoio (ECAp) ministrou uma instrução de balizamento de aeronaves aos integrantes do 11º RC Mec.

No segundo dia de operações, 23 de fevereiro, as tripulações da aeronave HA-1 Fennec realizaram, durante o dia, diversas manobras de pilotagem tática e, à noite, voo com óculos de visão noturna na região de Ponta Porã-MS.

A pilotagem tática consiste em um tipo de voo ou técnica de pilotagem que possibilita ao piloto conduzir a aeronave nas situações extremas do voo em combate, atingindo o mais alto grau de segurança tática e técnica. Como tal, exige do piloto uma combinação perfeita de perícia, arrojo, espírito de decisão e modéstia.

Durante o dia, ainda, frações do 11º Regimento de Cavalaria Mecanizado (11º RC Mec) fizeram treinamento de “rapel” em torre como preparação para a realização desta manobra na aeronave.

Já no período noturno, os helicópteros Fennec, que são adaptados para o voo com óculos visão noturna, sobrevoaram a região de Ponta Porã-MS aproveitando-se da luz residual presente na atmosfera. Os óculos funcionam como intensificadores da luz, permitindo que a tripulação realize o voo em condições de iluminação ambiente reduzida.

As tripulações das aeronaves HA-1 Fennec realizaram, voos em pista de pilotagem tática na região de Ponta Porã-MS.

A pista consistiu na execução de diversas manobras de voo tático e teve por objetivo ambientar as tripulações em um cenário de combate com simulação de diversas situações possíveis de ocorrerem durante uma missão aeromóvel, consumando o adestramento das tripulações nesse tipo de manobra.

FONTE e FOTOS: 3º BAvEx



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