Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados

Home Aviação

5 de Abril de 1982: Iniciava-se a Operação CORPORATE

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
05/04/2014 - 07:59
em Aviação
3
0
compartilhamentos
377
acessos
CompartilharCompartilharCompartilhar
Chinese (Traditional)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

HMS Hermes

Por Guilherme Wiltgen

No dia 05 de Abril de 1982, três dias após a invasão argentina às ilhas Falklands/Malvinas, suspenderam de Porthsmout os porta-aviões HMS Hermes e HMS Invincible, em direção ao Atlântico Sul.

O Esquadrão 800 embarcou 12 Sea Harrier no HMS Hermes e o 801 mais 8 Sea Harrier no HMS Invincible.

A Fleet Air Arm também enviou 11 Sea King HAS.5, do Esquadrão 820, no Invincible e no Hermes, o 826 embarcou mais 9 Sea King HAS.5 e o 846 mais 9 Sea King HC.4.

SHAR_SKing

Iniciava-se então a Operação CORPORATE para a reaver as Falklands ao domínio britânico.

Passados 32 anos desde o início do conflito, as ilhas continuam em disputa, sendo reinvidicadas pela Argentina.

Em uma consulta pública aos moradores das ilhas, a grande maioria se manifestou a favor de continuar pertencendo ao Reino Unido.

HMS Invincible

Tags: Falklands WarGuerra dasFalklands /MalvinasOperação CorporateRAFRoyal NavySea Harrier
Notícia Anterior

SAAB conclui com sucesso 1º voo do Gripen NG com IRST

Próxima Notícia

Estaleiro ASMAR lança ao mar o terceiro OPV para a Armada Chilena

Guilherme Wiltgen

Guilherme Wiltgen

Notícias Relacionadas 

Belíssima foto com a aeronave AW159 Wildcat operando com o KNM Otto Sverdrup - Foto: Sjøforsvaret
Exercícios Conjuntos

Exercício Tamber Shield adestra tripulações para integrar um Carrier Strike Group (CSG)

13/03/2025 - 12:48
HMS Bulwark já fora do dique-seco após sua manutenção. Foto: K Clarke
Naval

HMS Bulwark (L 15) na Marinha do Brasil: uma possibilidade real?

09/03/2025 - 18:25
Indústria de Defesa

Thales assina contrato para manter navios e comunicações de submarinos da Royal Navy

12/02/2025 - 18:02
Carregar mais
Próxima Notícia

Estaleiro ASMAR lança ao mar o terceiro OPV para a Armada Chilena

Comentários 3

  1. Braulio Silveira says:
    11 anos atrás

    Se a invasão argentina ocorresse entre setembro ou dezembro de 1982, com as baixas previstas para os porta-aviões britânicos, talvez o resultado da guerra fosse outro (isto é, se os americanos ficassem neutros, como calculou a Junta Militar argentina).

    Responder
  2. Mario says:
    11 anos atrás

    Aqui de boa só aguardando uma repetição dessa aventura irresponsável e mal planejada dos portenhos.

    Responder
  3. (Des) Ordem E (m) Progresso says:
    11 anos atrás

    O erro da Royal Navy na época, foi ao dar baixa nos grandes porta aviões da Classe Audacious: O HMS “Eagle” – R 05 e o HMS “Ark Royal” – R 09 em 1980 e mandar logo para scrap em 1981, pois eles tinham um comprimento de 247 metros, 53.750 tons e veloc. de 31 nós podiam operar 16 unidades do F4 Phanton ll em qualquer condição de tempo a bordo.

    Operar com o HMS “Hermes” e o HMS “Invencible” no lugar dos “Eagle” , seria como ir para a guerra com um revolver 32 em vez de uma pistola 45…

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Destaque do DAN

BAE Systems demonstra o CV90120 para o Corpo de Fuzileiros Navais no Rio

Publicações DAN

  •  
  • Artigos

EDGE Group: NIMR, a fábrica de veículos blindados

EDGE Group: CARACAL acertando no alvo

EDGE Group: AL TARIQ e suas soluções para munições guiadas de precisão

ADSB: O estaleiro do EDGE Group

Rodrigo Torres e a expansão do EDGE Group no Brasil

Hamad Al Marar, um executivo visionário no comando do EDGE Group

EDGE Group: DAN visita a gigante de defesa dos Emirados Árabes Unidos

  • Home
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval

© 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital

Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval